A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA."— Transcrição da apresentação:

1 9° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA

2 O que é Doping ? É a utilização de substâncias proibidas no desporto que podem tornar o atleta mais forte e mais rápido, sendo considerado uma forma de trapaça por aumentar de forma ilícita o rendimento do atleta, humano ou animal.

3 Já na Grécia Antiga, de acordo com os relatos do escritor Philostratus, os atletas recorriam a outros recursos que extrapolavam as habilidades do competidor. Segundo o seu texto, produzido aproximadamente em 776 a.C., os atletas gregos ingeriam chás compostos por diversas ervas e comiam cogumelos para que atingissem melhores marcas durante as competições.

4 O doping é proibido nos esportes porque, além de prejudicar a saúde, trata-se de uma conduta antiética do atleta ao proporcionar uma vantagem competitiva desleal em relação aos outros atletas.

5 Substâncias proibidas Estimulantes: reduzem a fadiga e aumentam a adrenalina. Narcóticos: diminuem a sensação de dor. Esteróides anabólicos: aumentam a força muscular. Diuréticos: usadas para controlar o peso e também para mascarar o doping. Betabloqueadores: diminuem a pressão arterial do atleta. São usados em competições de tiro e arco e flecha para manter estáveis as mãos do atleta. Hormônios peptídeos e análogos: aumentam o volume e a potência dos músculos.

6 O ciclista norte-americano Lance Armstrong, que venceu sete vezes seguidas (1999 a 2005) a Volta da França e foi considerado o maior ciclista da história. Pressionado pelos resultados de uma investigação federal, no famoso programa de entrevistas de Oprah Winfrey o atleta confessou ter usado substâncias proibidas. Ele admitiu ter usado EPO (hormônio que aumenta o número de glóbulos vermelhos e assim permite ao sangue levar mais oxigênio aos músculos), testosterona, dopagem sanguínea e cortisona, além de ter estimulado colegas a usarem substâncias ilícitas. Armstrong perdeu todos os títulos conquistados desde 1998 e foi banido do esporte. Além disso, perdeu a maioria dos patrocinadores, alguns dos quais abriram processo contra ele. Os 5 principais casos de doping no esporte de auto rendimento

7 A norte-americana Marion Jones, por ser a primeira mulher a conquistar cinco medalhas em uma mesma olimpíada. A atleta era considera a mulher mais veloz do planeta quando participou dos jogos olímpicos de Sydnei, em Conquistou três medalhas de ouro (100m rasos, 200m rasos e revezamento 4x100m) e duas de bronze (salto em distância e revezamento 4x400m). Apenas em 2007 ela admitiu ter competido usando uma substância conhecida como "The Clear", que na verdade é a tetrahidrogestrinona (THG), um esteroide anabolizante que aumenta a performance do atleta. Marion perdeu todas as medalhas conquistadas na Olimpíada e foi suspensa das competições por dois anos. Além disso, a atleta foi condenada a seis meses de prisão por ter mentido em uma investigação federal sobre doping esportivo.

8 A ginasta brasileira Daiane dos Santos foi o caso de maior repercussão do Brasil. A atleta foi pega no exame antidoping feito em Em sua urina foi encontrada a furosemida, que é um diurético usado para controlar o peso.

9 Em 1991, quando Maradona defendia o Nápoli da Itália, um exame detectou a presença de cocaína após uma partida contra o Bari. Essa droga é proibida no esporte por ser um poderoso estimulante, e o argentino foi suspenso por 15 meses. A segunda vez foi ainda pior, pois ocorreu em plena Copa do Mundo. Em 1994, no Estados Unidos, foi detectada efedrina na urina do craque, o que lhe rendeu uma suspensão de 18 meses. A substância também é um estimulante, usado pelo jogador para se recuperar do mau condicionamento físico.

10 O teste antidoping do canadense Ben Johnson deu positivo após ele se tornar o homem mais rápido do planeta, nas olimpíadas de Seul, em Ele conquistou o ouro após quebrar o recorde mundial nos 100m rasos (9,79s) e deixar para trás uma lenda do esporte, o norte- americano Carl Lewis. Na urina de Johnson foi encontrado o estanozolol, que é um esteroide anabolizante capaz de aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho na corrida.

11 Saúde

12 VÍDEO https://www.youtube.com/watch?v=- a4wWrXE4Wk


Carregar ppt "9° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google