A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPITALISMO E CONSUMISMO: Seu Impacto na Vida Religiosa Tema 4 CAPITALISMO E CONSUMISMO: Seu Impacto na Vida Religiosa Pr. Adolfo S. Suárez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPITALISMO E CONSUMISMO: Seu Impacto na Vida Religiosa Tema 4 CAPITALISMO E CONSUMISMO: Seu Impacto na Vida Religiosa Pr. Adolfo S. Suárez."— Transcrição da apresentação:

1 CAPITALISMO E CONSUMISMO: Seu Impacto na Vida Religiosa Tema 4 CAPITALISMO E CONSUMISMO: Seu Impacto na Vida Religiosa Pr. Adolfo S. Suárez

2 Introdução Nossa sociedade atual está pautada nos pilares do Capitalismo, ou seja, está organizada em torno dos bens de consumo.

3

4 1.Sociedade pré-capitalista e vida religiosa A sociedade pré-capitalista era feudal, dividida em estamentos, não havendo espaço para os prazeres do consumo.

5

6 O estamento condicionava a vida religiosa. No estamento camponês, a religiosidade estava fortemente vinculada à natureza, sendo pouco susceptível à racionalização, e por isso era de cunho mágico e pragmático. Assim, tendia ao paganismo.

7 O estamento nobre possibilitava uma religiosidade profética, reformadora, que despertava o sentimento de combater em nome da fé. Daí a prática da “guerra santa” ocorrer entre a nobreza guerreira, pois era algo heróico e desejado.

8 Na Idade Média, a Igreja dominante determinava os rituais religiosos, e estabelecia o que era sagrado e profano. A Igreja, portanto, era controladora; a religiosidade, controlada.

9 2. Transformações econômicas e vida religiosa As transformações econômicas e sociais que se consolidaram na segunda metade do século XVIII (Revolução Industrial, 1780 a 1840) mudaram a sociedade e, claro, a vida religiosa.

10 Para muitos, a religião oficial, assim como o feudo, fazia parte do sistema de opressão. Entre outras coisas, as pessoas entendiam que os altos impostos eram a fonte da vida da burocracia, do exército, dos padres e da corte. Assim, livrar-se do feudo significava livrar-se da religião dominante.

11 A autonomia política crescente ajudava a formar uma religiosidade independente. As pessoas queriam cuidar de sua vida: sua diversão, sua adoração, seu consumo (cada vez crescente). O teocentrismo dava lugar ao antropocentrismo.

12 3. O Capitalismo e a Sociedade de consumo Nas últimas décadas houve um aumento significativo do consumo em todo mundo, provocado pelo crescimento populacional e, principalmente, pela acumulac ̧ ão de capital das empresas que puderam se expandir e oferecer os mais variados produtos, juntamente com os anúncios publicitários que propõem o consumo a todo o momento.

13 O Consumismo virou uma espécie de religião. (Ver tese “O Consumismo e a Dimensão Espiritual das Marcas”).

14 Conclusão


Carregar ppt "CAPITALISMO E CONSUMISMO: Seu Impacto na Vida Religiosa Tema 4 CAPITALISMO E CONSUMISMO: Seu Impacto na Vida Religiosa Pr. Adolfo S. Suárez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google