A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração e Análise de Projetos Aula 04 1. Gerenciamento de projetos Gerenciamento de projeto É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração e Análise de Projetos Aula 04 1. Gerenciamento de projetos Gerenciamento de projeto É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas."— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração e Análise de Projetos Aula 04 1

2 Gerenciamento de projetos Gerenciamento de projeto É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender aos requisitos do projeto. 2

3 3 Gerenciamento de projetos Modelo de gerenciamento O PMI® - Project Management Institute, Guia PMBOK® Project Management Body of Knowledge.

4 4 Projetos e Processos Projetos são compostos por processos! Processos Processos consistem em uma série de ações que geram um produto. Os processos podem ser classificados em duas categorias: processos de gerenciamento de projetos e processos voltados aos produtos.

5 5 Processos Os processos voltados aos produtos especificam e criam os produtos do projeto. Esses processos são definidos pelo ciclo de vida do projeto. Os processos de gerenciamento de projetos organizam as atividades do projeto, para que sejam concluídas satisfatoriamente.

6 6 Processos  De acordo com o PMBOK os processos de gerenciamento de projetos podem ser agrupados em: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle ; e Encerramento.

7 7 Áreas de conhecimento O guia PMBOK® organiza os processos de gerenciamento do projeto em nove áreas de conhecimento. Os processos de uma área de conhecimento tratam de um assunto específico.

8 8 Áreas de conhecimento Gerenciamento de Integração Processos de gerenciamento necessários para coordenar e integrar todos os elementos do projeto.

9 9 Áreas de conhecimento Gerenciamento de Escopo Processos de gerenciamento requeridos para assegurar que todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, seja executado com sucesso. Escopo é a soma de produtos, serviços e resultados do projeto.

10 10 Áreas de conhecimento Gerenciamento de Tempo Processos de gerenciamento necessários para assegurar que o projeto será concluído no prazo previsto. Gerenciamento de Custo Processos de gerenciamento necessários para assegurar que o projeto será concluído de acordo com o orçamento previsto.

11 11 Áreas de conhecimento Gerenciamento da Qualidade Processos de gerenciamento necessários para assegurar que os produtos ou os serviços do projeto estarão em conformidade com os requisitos solicitados pelo cliente ou pelo contratante do projeto.

12 12 Áreas de conhecimento Gerenciamento de Recursos Humanos Processos de gerenciamento necessários para aproveitar de modo efetivo o pessoal envolvido no projeto. Gerenciamento das Comunicações Processos de gerenciamento necessários para assegurar que as informações do projeto sejam obtidas e divulgadas adequadamente.

13 13 Áreas de conhecimento Gerenciamento de Riscos Processos de gerenciamento necessários para identificar, analisar, responder, monitorar e controlar os riscos do projeto. Gerenciamento de Aquisições Processos de gerenciamento necessários para adquirir os materiais e os serviços requeridos o projeto.

14 14 Iniciação Integração Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto (I.1) Integração Desenvolver a declaração do Escopo preliminar do projeto (I.2)

15 15 Planejamento Qualidade Planejamento da Qualidade (Q.1) Custo Estimativa de Custos (CT. 1). Custo Orçamentação (CT. 2). Tempo Desenvolvimento do Cronograma (T.5) Tempo Seqüenciamento de Atividades (T.4) Recursos Humanos Planejamento de Recursos Humanos (H.1) Tempo Definição da Atividade (T.1) Tempo Estimativa de Recursos da Atividade (T.2) Tempo Estimativa de Duração da Atividade (T.3) Integração Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto (I.3) Escopo Planejamento do Escopo (E.1) Escopo Definição do Escopo (E.2) Riscos Planejamento de Respostas a Riscos (R.5) Riscos Planejamento do Gerenciamento de Riscos (R.1) Escopo Criar a EAP Estrutura Analítica do Projeto (E.3) Riscos Identificação de Riscos (R.2) Riscos Análise Qualitativa de Riscos (R.3) Riscos Análise Quantitativa de Riscos (R.4) Comunicações Planejamento das Comunicações (C.1) Aquisições Planejar Compras e Aquisições (A.1) Aquisições Planejar Contratações (A.2)

16 16 Execução Qualidade Realizar a Garantia da Qualidade (Q.2) Integração Orientar e gerenciar a execução do projeto (I.4) Recursos Humanos Contratar ou Mobilizar a equipe do projeto (H.2) Recursos Humanos Desenvolver a equipe do projeto (H.3) Aquisição Solicitar respostas dos fornecedores (A.3) Comunicação Distribuição das informações (C.2) Aquisição Selecionar fornecedores (A.4)

17 17 Monitoramento e controle Escopo Verificação de Escopo (E.4) Escopo Controle de Escopo (E.5) Tempo Controle de Cronograma (T.6) Custos Controle de Custos (CT. 3). Qualidade Realizar Controle da Qualidade (Q.3) Recursos Humanos Gerenciar a equipe do projeto (H.4) Comunicação Relatório de Desempenho (C.3) Comunicação Gerenciar as Partes Interessadas (C.4) Riscos Monitoramento e Controle de Riscos (R.6) Aquisição Administração de Contrato (A.5) Integração Monitorar e Controlar o trabalho do projeto (I.5) Integração Controle Integrado de Mudanças (I.6)

18 18 Encerramento Integração Encerrar o projeto (I.7) Aquisição Encerramento do contrato (A.6)


Carregar ppt "Elaboração e Análise de Projetos Aula 04 1. Gerenciamento de projetos Gerenciamento de projeto É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google