A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR"— Transcrição da apresentação:

1 a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO a2 1º ANO CADERNO DO PROFESSOR

2 Prezado Professor, Prezada Professora,
Este é um momento importante para a escola, para a turma e, principalmente, para você, Professor(a). Trata-se de um momento relevante para a aprendizagem de todos os alunos. Avaliar o desenvolvimento do processo de alfabetização é permitir o replanejamento do trabalho pedagógico, para que, ao final do ano letivo, todos os alunos, sob nossa responsabilidade, tenham êxito em seu processo de alfabetização. Tendo, como objetivo, a preparação cuidadosa deste momento significativo, sugerimos: 1- Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que cada um deve mostrar o que aprendeu. Consideramos importante dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor, ajudá-los a aprender cada vez mais. 2- Os responsáveis devem ser avisados, estimulando seus filhos a estarem presentes na escola. 3- No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento dos trabalhos. 4- Antes de iniciar a avaliação, explique aos alunos, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas para cada questão. 5- Incentive-os a responderem e, ao mesmo tempo, a não se preocuparem, caso não consigam resolver determinada questão. A prova de Leitura está constituída de 10 (dez) de múltipla-escolha que será realizada no mesmo dia da prova de Língua Portuguesa-Leitura dos demais anos escolares. Há uma questão inicial apenas para treino. Realize a questão com eles, como se fosse uma questão de prova. Vá de um em um e observe se fizeram corretamente a marcação. Se observou falhas ou dúvidas, explique tudo de novo. Se necessário, exemplifique no quadro de giz. Só inicie a prova quando tiver certeza de que todos os alunos entenderam o processo.

3 É de fundamental importância que as instruções para cada questão sejam criteriosamente seguidas. O que vem precedido de (são os comandos) deve ser lido DUAS VEZES e PAUSADAMENTE, exceto o que está entre parênteses. Os parênteses contêm instruções relativas, especificamente, aos procedimentos do Professor. No material do ALUNO não há letras nas alternativas de resposta, mas apenas o quadradinho para marcação. O material do PROFESSOR contém as letras, para facilitar a correção e o lançamento na planilha de resultados. O gabarito está na página da própria questão, neste Caderno do Professor. Como sempre, agradecemos a parceria e esperamos que este momento se constitua em mais um apoio significativo para o trabalho pedagógico no cotidiano da sala de aula. Professor Alfabetizador, Professora Alfabetizadora, tenham a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e empenho no processo de alfabetização de todas as crianças sob a nossa responsabilidade, nas Unidades Escolares espalhadas na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Respeitosamente, E/SUBE/Coordenadoria de Educação

4 JOÃO FELIPE DEDÉ PAULO TESTE Veja o palhaço DEDÉ.
Marque um X no quadradinho do nome de DEDÉ. (Professor/a: Lembre que em todas as questões os comandos devem ser pronunciados duas vezes.) dicasparafestas.com.br JOÃO FELIPE DEDÉ PAULO

5 DESCRITOR: b D 13 Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas. GABARITO: Letra C QUESTÃO 1 Veja as figuras abaixo. O nome de todas elas começa com a mesma letra. Marque um X no quadradinho que corresponde a esta letra. gartic.uol.com.br br.freepik.com sitededicas.ne10.uol.com.br/cliparts.htm free-clipart-pictures.net A P B A C B D L

6 A COMA B CAMA C CAPA D CANA QUESTÃO 2
DESCRITOR: b D 4 Ler palavras. GABARITO: Letra B QUESTÃO 2 Faça um X no quadradinho onde está escrito o nome do desenho. sitededicas.ne10.uol.com.br/cliparts.htm A COMA B CAMA C CAPA D CANA

7 DEDO MEDO DADO MALA A DEDO B MEDO C DADO D MALA QUESTÃO 3
DESCRITOR: b D 2 Reconhecer sílabas. GABARITO: Letra D QUESTÃO 3 Ouça as palavras que eu vou ler. Marque um X no quadradinho da palavra que termina com a sílaba (pedacinho) diferente. (Professor/ Professora use a expressão que os alunos conhecem para tratar das sílabas.) DEDO MEDO DADO MALA A DEDO B MEDO C DADO D MALA

8 A BANANA B LEÃO C COCADA D PIPOCA QUESTÃO 4 Veja a figura abaixo.
DESCRITOR: b D 13 Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas. GABARITO: Letra B QUESTÃO 4 Veja a figura abaixo. Faça um X no quadradinho da palavra que termina igual a BALÃO. festabox.com.br A BANANA B LEÃO C COCADA D PIPOCA

9 DESCRITOR: b D 4 Ler palavras. GABARITO: Letra C QUESTÃO 5 Leia o nome do animal escrito na caixinha abaixo. Marque um X no quadradinho do animal que tem o nome que você leu. CAVALO ecolorir.com A B C smartkids.com.br D sitededicas.ne10.uol.com.br/cliparts.htm

10 A GALINHA B JACARÉ C GATO D ARARA QUESTÃO 6
DESCRITOR: b D 4 Ler palavras. GABARITO: Letra A QUESTÃO 6 Faça um X no quadradinho onde está escrito GALINHA. palavrasiluminadas.com A GALINHA B JACARÉ C GATO D ARARA

11 A O MENINO BEBE SUCO. B PAPAI BEBE SUCO. C A MENINA BEBE SUCO. D
DESCRITOR: b D 5 Ler frases. GABARITO: Letra B QUESTÃO 7 Observe o desenho com atenção. Faça um X no quadradinho da frase que conta o que você viu na figura . imagensparaarte.blogspot.com A O MENINO BEBE SUCO. B PAPAI BEBE SUCO. C A MENINA BEBE SUCO. D A MENINA VÊ O SUCO.

12 A ARANHA SOBE PELA PAREDE.
DESCRITOR: b D 5 Localizar informação explícita. GABARITO: Letra C QUESTÃO 8 Preste atenção na frase que eu vou ler. Faça um X no quadradinho que diz o que a aranha faz. A ARANHA SOBE PELA PAREDE. A CAI NO CHÃO. B SOBE NA JARRA. C SOBE PELA PAREDE. D FICOU NA TEIA.

13 A O MENINO LÊ. B O MENINO PULA. C O MENINO JOGA BOLA. D
DESCRITOR: b D 6 Localizar informações explícitas em texto imagético. GABARITO: Letra C QUESTÃO 9 Veja a figura. Faça um X no quadradinho da frase que conta o que você viu na figura. escolaelisapaiva.blogspot.com A O MENINO LÊ. B O MENINO PULA. C O MENINO JOGA BOLA. D O MENINO CORRE.

14 CONVIDAR PARA UMA FESTA
DESCRITOR: b D 8 Identificar a finalidade do texto. GABARITO: Letra B QUESTÃO 10 Ouça a leitura do texto que vou fazer. kipasa.com Para que serve este tipo de texto. (Professor / Professora: Leia as opções somente uma vez.) A ANUNCIAR UM PRODUTO B CONVIDAR PARA UMA FESTA C ENSINAR UMA RECEITA D DAR UMA NOTÍCIA


Carregar ppt "a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google