A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Padre Abbér Granereau, pároco de uma pequena capela localizada num lugar chamado Serignal-Péboldol, no interior da França, que em 21 de novembro de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Padre Abbér Granereau, pároco de uma pequena capela localizada num lugar chamado Serignal-Péboldol, no interior da França, que em 21 de novembro de."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O Padre Abbér Granereau, pároco de uma pequena capela localizada num lugar chamado Serignal-Péboldol, no interior da França, que em 21 de novembro de 1935 fundou a primeira “Maison Familiale”. Em 1942 já existiam cinco casas famílias em funcionamento na França, em 1945 este número saltou para vinte.

4 Na Itália, foi implantada no lugar chamado Soligo, região de Treviso em 1961, sendo denominada Scuola Della Famiglia Rurale. A EFA, como foi chamada no Brasil, foi implantada inicialmente no Em 1968 em Olivânia. Estado do Espírito Santo, no Município de Anchieta Trazida pelo religioso jesuíta Pe.Umberto Pietrogrande. O Movimento de Educação promocional do Espírito Santo – MEPES Foi Fundado em 24 de Abril de 1968.

5 O CEFFA NO MARANHÃO No Maranhão em 1980 inicia-se a articulação da primeira Escola Família Agrícola liderada pelo Pe. Teodoro. Em 1984 foi fundada a primeira escola no Município de Poção de Pedras. Em 1996 iniciam-se as atividades da CFR – Casa Familiar Rural de Imperatriz, no Povoado de Coquelândia. UAEFAMA - União das Escolas Famílias agrícolas do Maranhão foi fundada em junho de Em 24 de Junho de 2005 é fundada a Associação do Centro Familiar de Formação por Alternância de Ensino Médio e Profissionalizante - ACEMEP. E 11 de julho de 2006 inicia-se as aulas no Centro de Formação Familiar por Alternância Manoel Monteiro No dia 20 de dezembro de 2008 a formatura de 27 alunos com o curso de técnico.

6 Associação ACEMEP Cada escola é gerenciada por uma associação de pais, mães e alunos. Essa organização gerencia todo aspecto funcional e administrativo; UAEFAMA União das Escolas Famílias agrícolas do Maranhão - e Associação Regional das Casas Familiares Rurais; ARCAFAR Associação da casas famílias rurais; UNEFAB e esta e ligada a União Internacional das Escolas Famílias; AIMFIR que representa as Escolas Famílias no mundo.

7 Plano de Estudo (PE): Colocação em Comum: Caderno da Realidade ou Portifólio : Visita e Viagens de Estudo: Visitas às Famílias: Estágio: Intervenções Externas: Serão: Tutoria: Projeto Profissional do Jovem (PPJ): Grupos de Estudos: Disciplina: Avaliação: Mística:

8 No CEFFA: A agroecologia é tratada no CEFFA com total apreço e respeito, pois, este tema é usado em todas as disciplinas de forma transversal. Para o CEFFA a sustentabilidade vai além de produzir capital, gerar dependência deve-se pensar no corpo e na mente, entende-se que com uma alimentação livres de agrotóxicos e defensivos químicos o corpo responde a mente brilha e a natureza agradece.

9 O CEFFA prima pelos adubos orgânicos produzidos na própria propriedade, os defensivos naturais produzidos por plantas companheiras, Na cozinha é usado, o produto integral, gêneros produzidos na própria propriedade e nas propriedades dos alunos, que seguem os exemplos ensinados na escola, nas salas de aulas e nas áreas externas da escola se cuida para que o lixo seja tratado devidamente, de forma que não polua o meio ambiente.

10 Ser mãe e pai de um aluno de CEFFA é estar presente no CEFFA e na vida do ser companheiro, ator principal da educação do seu exemplo vivo de família, É ter compreensão em ajudar o em suas tarefas técnicas na sua propriedade e comunidade.

11 O deve mostrar interesse e vocação para a convivência em grupos e produção agroecológica. Deve demonstrar prazer para com os estudos e se comprometer com a família, comunidade e a vida no campo.

12 Monitora/Monitor como é chamado o professor de CEFFA, assume a missão de cuidar dos s com vocação mantendo carinho e autoridade. (”Ser duro mas não perder a ternura.” Chêquevara ) Esse cuidado se estende ao trabalho educacional do bem estar s s e suas famílias, na propriedade e na sala de aulas.

13 Ser membro de uma associação de CEFFA é ser missionário para cuidar de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa, e fraterna e da ecologia. Assim teremos um meio rural saudável para os nossos filhos e gerações.

14 áreas ou aspectos de observação do monitor para avaliação do aproveitamento dos alunos: participação nos trabalhos escolares com pontualidade; aplicação à pesquisa e ao estudo; capacidade e esforço; esportividade, alegria e bom humor; comportamento social e solidariedade; criatividade e poder de iniciativa; comunicação e expressão; assimilação e conteúdo; correção de atividades, lealdade, respeito ao próximo; participação e produção nos trabalhos práticos;

15 Se o campo parar de produzir ou produzir usando agrotóxico a cidade morrerá.

16 Direção do CEFFA Manoel Monteiro: João Paulo Lima de Sousa Presidente Vanderval Spadetti Diretor e Professor Francinalva de Carvalho Macedo Secretária e professora


Carregar ppt "O Padre Abbér Granereau, pároco de uma pequena capela localizada num lugar chamado Serignal-Péboldol, no interior da França, que em 21 de novembro de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google