A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transtornos Alimentares: Diagnóstico Diferencial e Comorbidades Veruska Lastoria Amigo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transtornos Alimentares: Diagnóstico Diferencial e Comorbidades Veruska Lastoria Amigo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Transtornos Alimentares: Diagnóstico Diferencial e Comorbidades Veruska Lastoria Amigo

3 Diagnóstico Diferencial  Outros diagnósticos psiquiátricos ou clínicos que podem ter sintomas semelhantes aos dos Transtornos Alimentares.  Para Anorexia Nervosa os diagnósticos diferenciais psiquiátricos são:  Depressão  Esquizofrenia  Transtorno Conversivo

4 Outros diagnósticos diferenciais da Anorexia Nervosa  Fobia social: o indivíduo pode sentir embaraço ou sensação de humilhação ao ser visto comendo em público, mas também existem outros temores sociais, como medo de falar em público.  Transtorno dismórfico corporal: é uma preocupação com um defeito imaginário na aparência física, não sendo exclusivo apenas à forma e ao tamanho do corpo. É mais frequente que a preocupação seja com um aspecto em especial, como a forma ou tamanho do nariz, por exemplo.

5 Outros diangnósticos diferenciais: Anorexia Nervosa  TOC: Podem existir obsessões e compulsões relacionadas a alimentos, mas não são exclusivas a eles, e sim relacionadas também a outras áreas como higiêne, checagem...

6 Diagnóstico diferencial: Bulimia Nervosa  Depressão atípica  Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica  Anorexia Nervosa

7 Características: Anorexia X Bulimia Anorexia Nervosa Bulimia Nervosa perda de peso grave em geral peso normal início mais precoce início mais tardio caract. introversão (R) caract. extroversão nega doença percebe cpto alimentar anl nega a fome sente fome sexualmente inativa sexualmente ativa traços obsessivos (R) traços impulsividade amenorréia menst. normal ou irregular

8 Diagnóstico Diferencial: TCAP  Depressão atípica  Bulimia Nervosa

9 Comorbidades  O termo comorbidade pode ser definido como a coexistência de doenças ou transtornos ( do latim cum que significa correlação, companhia + morbus, que significa doença.  Do ponto de vista clínico, conhecer os transtornos comorbidos mais comuns pode auxiliar no planejamento terapêutico.

10 Comorbidades  Apesar das dificuldades metodológicas dos estudos, os dados mostram ser frequente a associação entre TA e outros trs. psiquiátricos e/ou clínicos.  Os mais referidos são os trs. do humor, por abuso de substâncias, ansiosos e de personalidade.  Os TA também podem manifestar-se associados a doenças como Diabetes Melittus e Obesidade em graus variados.

11 Comorbidades- Trs. do Humor  A incidência ao longo da vida de sintomas de trs. do humor em pacientes com AN é quase universal, chegando até 98%. A depressão maior é o tr. mais comum entre esses pacientes, com estudos mostrando taxas de 50% a 68%.  Em portadores de BN, a incidência de depressão maior é de 38 a 63%, podendo chegar a 83% quando se considera a presença de trs. depressivos em geral.  Nos casos de AN e BN, a maioria dos sintomas depressivos está relacionada a um padrão alimentar, peso e forma corpóreos, mas alguns dos casos podem apresentar comorbidade com tr. do humor primário.

12 Comorbidades: Trs. Ansiosos  A prevalência de trs. ansiosos como comorbidade dos TA varia amplamente na literatura: - 25 a 75% dos casos de BN - 23 a 54% dos casos de AN  A prevalência de trs. ansiosos como Fobia Social e TOC como comorbidade de TA é mais elevada em comparação desses pacientes com a pop.geral.  TOC a prevalência é maior em AN (22.4%) do que em BN (12.9%).  Fobia Social tem maior prevalência em AN-R (34%) do que em BN (21%).

13 Comorbidades: trs. por abuso de substâncias  Os indivíduos com TA parecem ter risco aumentado de apresentar comorbidade com tr.por abuso de substâncias, especialmente os bulímicos. As taxas são de:  12 a 18% na AN e  30 a 37% na BN  Muitos pacientes com TA abusam de outras drogas não usuais objetivando eliminar alimentos ingeridos e perder peso, como acontece com o uso de laxantes, diuréticos e anorexígenos.

14 Comorbidade: Transtorno de Personalidade  Os dados indicam que 53 a 93% dos pacientes com TA apresentam pelo menos um transtorno de personalidade, e que 37 a 56% preenchem critérios para 2 ou mais transtornos de personalidade.  Alguns autores sugerem que, com o controle do TA, consegue-se remissão do transtorno de personalidade, o qual pode ser secundário ao TA.  Pacientes com TA apresentam: transtornos de personalidade do agrupamento A (paranóide, esquizóide, esquizotípica) em torno de 10% ; dentre os trs. do agrupamento B, apenas os trs. do tipo borderline e histriônico parecem estar associados aos TA.

15 Comorbidade: Transtorno de Persoanlidade  O borderline tem sido descrito em número muito variáveis ( de 2 a 75%).  O trs. histriônico tem prevalência entre 25 e 53% na BN e de 0 a 20% na AN.  O tr. da personalidade obsessivo-compulsivo se associa aos TA em 4 a 37% dos casos sendo menos frequente na BN- 0 a 13% que na AN.


Carregar ppt "Transtornos Alimentares: Diagnóstico Diferencial e Comorbidades Veruska Lastoria Amigo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google