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1 EAD 615 – Gerenciamento de Projetos Gerenciamento da Qualidade do Projeto Professores: Prof. Dr. Antonio C. Amaru Maximiano Prof. Dr. Roberto Sbragia.

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1 1 EAD 615 – Gerenciamento de Projetos Gerenciamento da Qualidade do Projeto Professores: Prof. Dr. Antonio C. Amaru Maximiano Prof. Dr. Roberto Sbragia Colaboradores: Benedito Décio da S. Camargo Júnior Marisa Villas Bôas Dias

2 2 Evolução no Conceito de Qualidade Artesão Supervisor Inspetor Controle Estatístico TQC Garantia da Qualidade CWQC Gestão da Qualidade Métodos Estatísticos Taylorismo II Guerra Mundial ASQC, Juran, Eng. Confiabilidade Feigenbaum Abordagem Corretiva Abordagem Preventiva Teoria de Sistemas Programas motivacionais, Zero Defeito, Crosby Prêmio Deming, CCQ, Ishikawa, JIT Valorização das propostas de Deming, ISO 9000 TQC, Programas de Melhoria da Qualidade Enfoque Oriental Enfoque Ocidental Picchi, 1993

3 3 Gerência da Qualidade “Qualidade é a totalidade de características de uma entidade que a torna capaz de satisfazer as necessidades explicitas e implícitas do projeto” Tradução das Necessidades Implícitas Gerenciamento do Escopo do Projeto

4 4 Mudanças nas Visões da Qualidade PassadoPresente A qualidade é de responsabilidade dos gerentes e operários. A qualidade é de responsabilidade de todos, incluindo os executivos, equipe de apoio, gerentes e operários. Os defeitos de qualidade devem ser escondidos dos consumidores. Os defeitos devem ser destacados e levados para ação corretiva. Problemas de qualidade levam a culpa, justificativa pelo erro e desculpas. Problemas de qualidade levam a soluções em conjunto. Kerzner, 2001

5 5 Mudanças nas Visões da Qualidade (cont.) PassadoPresente Problemas para correção da qualidade devem ser executados com um mínimo de documentação. Documentação é essencial para “lições aprendidas” de tal forma que erros não sejam repetidos. O aumento da qualidade acarretará em aumento de custos. O aumento da qualidade traz economia e aumenta os negócios. Qualidade é focada no ambiente interno. Qualidade é focada no cliente. Kerzner, 2001

6 6 Mudanças nas Visões da Qualidade (cont.) PassadoPresente Qualidade não ocorre sem uma supervisão rígida das pessoas. As pessoas querem produzir produtos de qualidade. Qualidade ocorre durante a execução do projeto. Qualidade ocorre desde a iniciação do projeto e deve ser planejada para o projeto.

7 7 Processos de Gerenciamento de Projeto PMBOOK2000 SuprimentosIntegraçãoEscopoTempoCustosQUALIDADER HcomunicaçãoRiscos

8 8 Qualidade do Produto e Qualidade do Projeto Gerenciamento da qualidade do projeto Qualidade do produto do projeto Qualidade do gerenciament o do projeto Atributos da qualidade b Adequação às necessidades dos clientes – funcionalidades, desempenho, aparência, entre outros b Conformidade com as especificações – ausência de problemas b Confiabilidade b Durabilidade b Qualidade percebida em relação ao preço do produto b Adequação às necessidades dos clientes b Conformidade com as especificações (escopo) b Entregue no prazo adequado ao custo pré-definido

9 9 Gerência da Qualidade A Gerência da Qualidade - Inclui os processos necessários para garantir que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido.

10 10 Processos de Gerência da Qualidade GERÊNCIA DA QUALIDADE Planejamento da Qualidade Garantia da Qualidade Controle da Qualidade

11 11 Gerência da Qualidade Objetivo: Identificar que padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma de satisfazê-los. Planejamento da Qualidade

12 12 Gerência da Qualidade Planejamento da Qualidade

13 13 Gerência da Qualidade Alinhar as atividades ao foco do projeto (necessidades do cliente) Planejamento da Qualidade Entradas 1 Políticas de qualidade 2 Declaração de escopo 3 Descrição do produto 4 Padrões e regulamentações 5 Saídas de outros processos

14 14 Planejamento da Qualidade (PMBOK) Técnicas e Ferramentas Técnicas e Ferramentas 1 Análise de custo benefício 2 Benchmarking 3 Fluxogramação (Flowcharting) 4 Projeto de experimentos 5 Custo da qualidade CUSTO DA CONFORMIDADE Planejamento - Treinamento - Controle de Processos - Testes - Auditoria da qualidade - Manutenção - CUSTO DA NÃO CONFORMIDADE Refugos - Retrabalho - Reparos da garantia - Ações Corretivas no produto, - Atrasos no cronograma

15 15 Planejamento da Qualidade (PMBOK) Saídas Saídas 1 Plano de gerenciamento da qualidade 2 Definições operacionais 3 Checklists 4 Entradas para outros processos Itens do Plano de Gerenciamento da Qualidade Titulo do projeto Nome da pessoa que elaborou o documento, Descritivo dos processos de gerenciamento da qualidade, Priorização das mudanças, Sistema de controle de mudanças da qualidade (Quality Change Control System), Freqüência de avaliação dos requisitos de qualidade do projeto, Alocação financeira das mudanças nos requisitos da qualidade, Administração do plano de gerenciamento da qualidade, Nome do responsável pelo Plano, Freqüência de atualização do plano de gerenciamento da qualidade, Outros assuntos, Registro de alterações, Aprovações.

16 16 Planejamento da Qualidade (PMBOK) “Plano de Gerenciamento da Qualidade” Documento formal que descreve os procedimentos que serão utilizados para gerenciar todos os aspectos da qualidade do projeto: Documento formal que descreve os procedimentos que serão utilizados para gerenciar todos os aspectos da qualidade do projeto: b Como os requerimentos de qualidade do projeto serão gerenciados b Como as mudanças nos requerimentos de qualidade serão integrados ao projeto b Com que freqüência os aspectos de qualidade do projetos serão reavaliados b Dentro de qual orçamento as necessidades de mudanças na qualidade se enquadrarão b Como as variações nos requerimentos de qualidade serão identificadas, classificadas e priorizadas b Por meio de que procedimentos será atendida uma necessidade de mudança nos padrões de qualidade não prevista no plano b Como e com que freqüência o plano de gerenciamento da qualidade será revisto b Quem será o responsável pelo gerenciamento e pelo controle do plano de gerenciamento da qualidade

17 17 Gerência da Qualidade Objetivo: Avaliar periodicamente o desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões de qualidade relevantes. Garantia da Qualidade

18 18 Gerência da Qualidade Garantia da Qualidade

19 19 Entradas da Garantia da Qualidade b Atividades planejadas e sistematizadas, para prover a segurança de que o projeto satisfaz os padrões de qualidade relevantes. b Departamento de Garantida da Qualidade (não é exigência); b Resultados das medições do controle de qualidade são os registros (evidências objetivas).

20 20 Ferramentas da Garantia da Qualidade. b 1. Ferramentas e técnicas: Análises de custo/benefício, benchmarking, floxogramação, desenho de experimentos, custo da qualidade; b 2. Auditorias de Qualidade: identificam pontos para a melhoria geral do projeto.

21 21 Saídas da garantia de qualidade b Melhoria da qualidade b Tomada de ações para aumentar a efetividade e a eficiência do projeto para proporcionar benefícios adicionais para as partes envolvidas no projeto.

22 22 Gerência da Qualidade Objetivo: Monitorar os resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar formas de eliminar as causas dos resultados insatisfatórios CONTROLE DA QUALIDADE

23 23 Gerência da Qualidade Controle da Qualidade

24 24 Entradas do Controle da Qualidade b Monitoramento de dados específicos do projeto para determinar se estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar formas de eliminar as causas de resultados insatisfatórios. b Executado ao longo do projeto. b Incluem resultados: - do projeto; - do projeto; - do produto. - do produto. b Convém que seja executado pelo Controle da Qualidade.

25 25 Ferramentas e Técnicas do Controle da Qualidade b Inspeção; b Cartas de controle; b Diagramas de Pareto; b Amostragem estatística; b Fluxogramação; b Análise de tendências;

26 26 Saídas do Controle de Qualidade b Melhorias da qualidade b Decisões de aceitação: b Retrabalho: b Checklist: b Ajustes no processo: envolvem a tomada de ações corretivas ou preventivas imediatas como resultado das medições do controle de qualidade.

27 27 Controle da Qualidade (PMBOK) Ferramenta – Cartas de Controle X Limite inferior de controle Limite superior de controle

28 28 Controle da Qualidade (PMBOK) Ferramenta – Diagrama de Pareto Problemas Número de casos% Acumulado

29 29 Exemplo de QFD Fonte: adaptado de Clark e Wheelwright (1993) Requisitos dos clientes Parâmetros de produto Percepção dos consumidores sobre produtos concorrentes Fraco Forte Empresa A Empresa B Velocidade Baixo ruído Som preciso Baixo custo Tamanho compacto Confiabilidade Estabelecer requisitos críticos dos clientes Estabelecer a importância relativa dos requisitos 2 Importância (%) Dentes na engrenagem Lubrificante Espessura dos dentes Precisão de fabricação Identificar os parâmetros críticos do produto Relacionar requisitos com parâmetros do produto Relacionar os parâmetros técnicos do produto 5 Compara a empresa com seus competidores 6

30 30 Formulário de FMEA Produto ou processo objeto de análise Funções ou características que devem ser atendidas pelo produto. Ex. manter rotação constante Forma como as características ou funções podem deixar de ser atendidas. Ex.: quebra Efeitos (conseqüências) da falha sobre o sistema e o cliente Ações para diminuição da probabilidade de falha Causas do tipo de falha em potencial Ex.: falta de lubrificação Medidas preventivas e de detecção que já tenham sido tomadas e/ou são regularmente utilizadas nos produtos/processos da empresa

31 31 ISO 9000 e b ISO 9000 ISO 9000: Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário.ISO 9000: Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário. ISO 9001:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos.ISO 9001:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos. ISO 9004: Sistemas de Gestão da Qualidade – Diretrizes para Melhoria de Desempenho.ISO 9004: Sistemas de Gestão da Qualidade – Diretrizes para Melhoria de Desempenho. b ISO 10006:2000 Gestão da Qualidade - Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos.

32 32 Gerência da Qualidade Inter-relação Gerenciamento da Qualidade Relatórios Funções dos Relatórios: Evitar “desvio de rota”; Armazenamento de Informações; Verificação se os padrões técnicos do projeto estão de acordo com o esperado;

33 33 Auditoria de qualidade (PMBOK) Objetiva identificar “as lições aprendidas que possam melhorar o desempenho deste projeto ou de outros projetos,... conduzidas tanto por auditores da própria organização, devidamente treinados, quanto por terceiros, tais como agências de registro de sistema de qualidade.”


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