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PublicouSara Reza Alterado mais de 9 anos atrás
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Prof. MSc. Cláudio Cabral
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Redução da Carga Tributária; Não depender só da demanda interna; Diversificar negócios e riscos; Fortalecer a marca; Melhorar a imagem da empresa; Etc.
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Pesquisa de Mercado Tecnologia e Gestão Requisitos Técnicos e jurídicos Marca Promoção Comercial
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Selecionar mercados; Identificar tendências e expectativas; Reconhecer a concorrência; Avaliar oportunidades e ameaças.
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PERFIL DO MERCADO: Descrição do país, histórico,sistema político, econômico e legal. Nível de estabilidade social. PERFIL DO COMÉRCIO EXTERIOR DO PAÍS: Pauta de exp/imp dos produtos da mesma categoria e substitutos. BARREIRAS TARIFÁRIAS E NÃO TARIFÁRIAS: Alíquotas, especificações técnicas, barreiras sanitárias.
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PERFIL DA CONCORRÊNCIA: Participação de mercado, pulverizado ou concentrado. ESTRUTURA DE DISTRIBUIÇÃO: Atacadistas, distribuidores, importadores. PERFIL DA CLIENTELA: Consumidores industriais, consumidores individuais, características demográficas.
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Semelhança entre o mercado alvo e o mercado doméstico. Proximidade. Ex Características dos produtos, como normas técnicas ou componentes adequados ao nosso clima. Temperatura média, umidade e frio locais.
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O mercado alvo possui acordo de preferência com o Brasil. Nível dos impostos os produtos brasileiros. Existe segurança no fornecimento de energia elétrica, segurança pública, e demais instituições.
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Poder de compra da população. Acordo de Convênio de Crédito Recíproco (CCR). Capacidade de pagamento do país.
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Hábitos das pessoas no mercado-alvo, Fatores religiosas, Diferenças entre práticas comerciai, Imagem do Brasil no mercado- alvo. Idioma
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Especificações adequadas para o produto existente no mercado alvo. Prazo de garantia, Tempo de prateleira, validade, design, etc. Requisitos.
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Para ser mais competitiva internacionalmente, a empresa deve investir em Tecnologia e Gestão eficaz. Com a Tecnologia a empresa pode obter: Inovação, Melhor qualidade, Custos reduzidos, Processos mais eficientes, Menos rejeitos industriais.
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A Empresa que quer exportar deve adaptar sua gestão em todas as fases: Definição de Metas; Planejamento; Controle Financeiro; Processo Produtivo, etc.
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Fonte: ABDI, 2008
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A empresa que pretende exportar deve se prevenir com relação a “Barreiras Técnicas” A ABNT, quando possui acordos de reconhecimento com outros países, pode emitir Certificado de conformidade técnica. O Certificado ajuda na competitividade e assegura maior agilidade na exportação.
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Dentre as competências e atribuições do Inmetro destacam-se: Fomentar técnicas de gestão da qualidade, metrologia e regulamentos técnicos na indústria nacional; Fornecer ao exportador brasileiro informações com o intuito de auxiliá-lo na superação de barreiras técnicas; (ALERTA EXPORTADOR) Promover o intercâmbio com entidades e organismos internacionais.
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Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue um produto de outros. O registro de marcas deve ser feito para : Proteção de uso exclusivo Bem material de valor econômico Ajuda na conquista de novos mercados No Brasil as marcas e patentes devem ser registradas no INPI (Inst. Nacional de Propriedade Industrial)
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MISSÕES TÉCNICAS E COMERCIAIS Analisar a estrutura política, econômica e social do mercado alvo e coletar informações Observar a concorrência e legislação comercial do país (patentes, barreiras técnicas, entre outras); Estabelecer contato com importadores; Viabilizar acordos e parcerias comerciais
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FEIRAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Uma das formas mais eficazes de se explorar um mercado, conhecer a concorrência, realizar vendas e promover o seu produto. Apresentação do estande e dos produtos Catálogos e material promocional S ISTEMA DE R EGISTRO DE I NFORMAÇÕES DE P ROMOÇÃO - SISPROM
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HAVAIANAS - A BRASILEIRA QUE CONSTRUIU UMA MARCA GLOBAL Com uma engenhosa estratégia que tornou sua Havaianas um ícone de moda mundial, a Alpargatas conquista o prêmio Empresa do Ano, de EXAME Ao completar um século de existência, em abril de 2007, a São Paulo Alpargatas, maior fabricante nacional de calçados e acessórios esportivos, já terá fincado sua bandeira em Nova York, a meca mundial do consumo. Trata-se da porta de entrada no processo de transformação da Alpargatas, controlada pelo grupo Camargo Corrêa, numa das novas multinacionais brasileiras. Quando chegar a Nova York, a companhia, que foi criada em 1907 e produzia encerados e um rudimentar calçado de lona, terá se equiparado a nomes como Votorantim, Gerdau, Natura e Vale do Rio Doce — as poucas empresas nacionais que já ultrapassaram as fronteiras do país para conquistar o mercado mundial.
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A dura construção de uma imagem global Elas querem conquistar o mundo, Empresas de países emergentes trabalham para colocar suas marcas entre as mais valiosas do mundo. O caminho é longo Por Daniel Hessel Teich EXAME As empresas globais de países emergentes já se provaram capazes de competir em escala mundial e de operar com um grau de eficiência muitas vezes superior ao de suas concorrentes dos países desenvolvidos. Apesar de todas as conquistas já realizadas, ainda resta um desafio a essas companhias o de construir marcas de projeção internacional que reflitam a riqueza, o potencial competitivo e que, principalmente, se transformem em parte relevante de seus ativos.
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Obrigado Até a próxima aula
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