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Marketing Internacional Prof.Luiz A. Cabañas Marketing Internacional Definições; Conceito de Mkt internacional; O ambiente do Mkt internacional; Orientação.

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Apresentação em tema: "Marketing Internacional Prof.Luiz A. Cabañas Marketing Internacional Definições; Conceito de Mkt internacional; O ambiente do Mkt internacional; Orientação."— Transcrição da apresentação:

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2 Marketing Internacional Prof.Luiz A. Cabañas

3 Marketing Internacional Definições; Conceito de Mkt internacional; O ambiente do Mkt internacional; Orientação das Administrações; O composto mercadológico; Gerenciamento do Mkt internacional; Sistemas de informação de Mkt; Sistema de pesquisa de Mkt. Prof.Luiz A. Cabañas

4 Marketing Internacional Todos os princípios fundamentais da competência de marketing doméstico se aplicam igualmente bem ao trabalho internacional. Mudança no ambiente Mudança no comportamento Mudança na ação dos concorrentes Prof.Luiz A. Cabañas

5 Marketing Internacional O marketing internacional canaliza seus recursos para a identificação de oportunidades e riscos do mercado internacional. Uma das diferenças entre o marketing doméstico e o internacional reside no escopo das atividades. pensar globalmente e agir localmente Prof.Luiz A. Cabañas

6 O AMBIENTE DE MARKETING COMPOSTO POR FORÇAS EXTERNAS AO MARKETING QUE AFETAM A CAPACIDADE DA ADMINISTRAÇÃO EM DESENVOLVER E MANTER BONS RELACIONAMENTOS COM SEUS CONSUMIDORES. OFERECE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS Prof.Luiz A. Cabañas

7 MARKETING MIX LOGÍSTICA CULTURAS FATORES QUE AFETAM O AMBIENTE DE MARKETING TECNOLOGIA DEMOGRAFIA POLÍTICA CAMBIAL LEGISLAÇÃO CONFLITOS

8 Marketing Internacional Orientação das administrações: ( visão de mundo de uma empresa) Orientação etnocêntrica: Supõe que o país de origem seja superior ao resto do mundo. Produtos bem sucedidos no país de origem são superiores e portanto, aceitos em qualquer outro lugar. São conhecidas como EMPRESAS INTERNACIONAIS Prof.Luiz A. Cabañas

9 Marketing Internacional Orientação das administrações: Orientação policêntrica: É oposta da primeira e acredita na singularidade de cada país em que a empresa atua. São conhecidas como EMPRESAS MULTINACIONAIS Prof.Luiz A. Cabañas

10 Marketing Internacional Orientação das administrações : Orientação Regiocêntrica e Geocêntrica: - A administração vê as regiões como singulares e procura desenvolver estratégias regionais. Ex. Estratégias para o Mercosul. São conhecidas como EMPRESAS GLOBAIS OU TRANSNACIONAIS. Prof.Luiz A. Cabañas

11 Gerenciamento do Marketing Internacional A decisão de entrada em mercados internacionais vão influenciar fortemente outras decisões de composto de marketing da empresa. Seleção de mercado alvo, Composto de marketing ou marketing mix. Prof.Luiz A. Cabañas

12 Vencendo nos mercados globais Processo n.1: Mobilidade – Capital, Pessoas, Idéias. Processo n.2: Simultaneamente – Em todos os lugares ao mesmo tempo. Processo n.3: Desvio – Múltiplas escolhas. Processo n.4: Pluralismo – O Centro não pode dominar. Prof.Luiz A. Cabañas

13 Segmentação do mercado global Segundo Kotler (1998), para escolher seus mercados e atendê-los, as empresas devem visar seus mercados. Marketing de alvo envolve três atividades: segmentação de mercado, mercado-alvo e posicionamento de mercado. Em razão da proliferação de mídias de propaganda e canais de distribuição estarem dificultando a prática de marketing de massa pelas empresas, elas estão, crescentemente, adotando micromarketing em quatro níveis: segmentos, nichos, áreas locais e indivíduos. Prof.Luiz A. Cabañas

14 Segmentação do mercado global Segmentos de mercado são grandes grupos identificáveis em um mercado. Nicho é um grupo muito bem definido, geralmente identificado ao se dividir um grupo com um conjunto de traços distintos que pode buscar uma combinação especial de benefícios. Em nível local, as empresas estão customizando suas campanhas para áreas comerciais, vizinhanças e até para lojas individuais. Em nível individual, as empresas estão praticando customização individual e em massa. É provável que no futuro teremos mais automarketing, forma de marketing individual em que os consumidores individuais assumem maior responsabilidade em determinar que produtos e marcas comprar. Prof.Luiz A. Cabañas

15 Posicionamento de produto As decisões de segmentação são também instrumentos para definição da estratégia de posicionamento de produto da empresa. Uma vez selecionados os segmentos-alvos, a administração precisa desenvolver uma estratégia de posicionamento para ocupá-los. Basicamente, a empresa deve decidir como deseja posicionar seus produtos ou serviços na mente dos consumidores- alvo potenciais. Prof.Luiz A. Cabañas

16 Sistema de Informação de Marketing A informação como vantagem competitiva. Uma estrutura contínua e em interação de pessoas, equipamentos e procedimentos para juntar, classificar, avaliar e distribuir informações pertinentes, oportunas e precisas para o uso por tomadores de decisão de marketing para melhorar o planejamento, a execução e o controle de marketing.(Kotler, 1998, p.111) Prof.Luiz A. Cabañas

17 Sistema de Pesquisa de Marketing Pesquisa de marketing é o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre a situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.(Kotler, 1998, p.114) Prof.Luiz A. Cabañas

18 INFORMAÇÃO HOJE O PROBLEMA NÃO É A INFORMAÇÃO E SIM COMO GERENCIÁ-LA. COMO FAZER O MELHOR USO DA INFORMAÇÃO? COMO POSSO CHEGAR ATÉ A INFORMAÇÃO? Prof.Luiz A. Cabañas

19 INFORMAÇÃO SECEX CNIFEDERAÇÕESSEBRAE CONSULTORES/ADVOGADOS BNDES BNDES SECRETARIAS CENTROS DE PROMOÇÃO DE IMPORTAÇÃO MRE/DPRBrazilTradeNetSECOM CÂMARAS DE COMÉRCIO BANCOS INTERNETPUBLICAÇÕES

20 Prof.Luiz A. Cabañas

21 Prof.Luiz A. Cabañas Sistema Drawback Eletrônico

22 Prof.Luiz A. Cabañas ENCOMEX - ENCONTROS DE COMÉRCIO EXTERIOR

23 Trabalho em equipes Objetivo: Lançamento de um produto inovador do setor sucroalcooleiro para exportação. Definir produto; Definir viabilidade produtiva; Composto mercadológico; Mercado alvo; Estratégia de entrada; Prof.Luiz A. Cabañas

24 MARKETING MIX - 4 PS Prof.Luiz A. Cabañas PRODUTO Qualidade Embalagem Design Marca Adaptação PROMOÇÃO Feiras e Eventos Missões Comerciais Propaganda PRAÇA Canais de Distribuição Armazenamento Transporte Logística PREÇO Preço Créditos Pagamentos Descontos Serviços

25 v Prof.Luiz A. Cabañas PRODUTO Qualidade Embalagem Design Marca Adaptação

26 O PRODUTO ESTÁ ADEQUADO PARA EXPORTAÇÃO ? COM BASE NA PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO, VOCÊ SABERÁ SE O SEU PRODUTO PODE SER SELECIONADO COMO EXPORTÁVEL, CUMPRE OS REQUERIMENTOS LEGAIS DO MERCADO-ALVO E É COMPETITIVO Prof.Luiz A. Cabañas

27 Impacto da Qualidade Controle de Qualidade - Produção; Gestão da qualidade Qualidade total - Visão Global; Séries ISO : Prof.Luiz A. Cabañas

28 EMBALAGEM DESIGN Prof.Luiz A. Cabañas O IMPACTO DO DESIGN NA EMBALAGEM PROTEÇÃO FÍSICA QUALIDADE PROMOÇÃO DO PRODUTO INFORMAÇÃO DO PRODUTO EFICIÊNCIA NO USO CONVENIÊNCIA APELO COMERCIAL

29 MARCA SÍMBOLO QUE TEM COMO FUNÇÃO DIFERENCIAR PRODUTOS DE UMA EMPRESA, SENDO UM INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO. Prof.Luiz A. Cabañas

30 MARCA OS ASPECTOS QUE IMPRIMEM MAIOR OU MENOR IMPACTO SÃO: POSICIONAMENTO NO MERCADO ESTABILIDADE INTERNACIONALIDADE PROMOÇÃO E SUPORTE TENDÊNCIA REGISTRO LEGAL - a impossibilidade de outros a utilizarem Prof.Luiz A. Cabañas

31 PREÇO Condições de Venda/Incoterms Forma de Pagamento Prazos Descontos Serviços Prof.Luiz A. Cabañas

32 ESTABELECIMENTO DE UMA POLÍTICA DE PREÇOS 6 - SELEÇÃO DO PREÇO FINAL 1- DEFINIÇÃO DO OBJETIVO DO PREÇO 3 - ESTIMATIVA DOS CUSTOS 5 - SELEÇÃO DO MÉTODO 2 -DETERMINAÇÃO DA DEMANDA 4 - ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

33 Prof.Luiz A. Cabañas ESTABELECIMENTO DE UMA POLÍTICA DE PREÇOS DEFINIÇÃO DO OBJETIVO DO PREÇO SELEÇÃO DO MÉTODO. SOBREVIVÊNCIA. MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS. CONQUISTAR PARCELAS DE MERCADO. SOMAR TODOS OS CUSTOS E ADICIONAR MARGEM DE LUCRO. VALOR PRESUMIDO DO PRODUTO. SEGUIR O LÍDER

34 PRAÇA Canais de Distribuição Armazenamento Transporte Logística Prof.Luiz A. Cabañas

35 PROMOÇÃO Feiras e Eventos Missões Comerciais Publicidade Propaganda Prof.Luiz A. Cabañas

36 INSTRUMENTOS PROMOCIONAIS DE ACESSO A MERCADOS FEIRAS COMERCIAIS HOME-PAGES CATÁLOGOS VISITAS PESSOAIS MISSÕES COMERCIAIS PROMOÇÕES ESPECIAIS EM LOJAS Prof.Luiz A. Cabañas


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