A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba Professor Fabiano FÍSICA 1º ANO 1ª AULA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba Professor Fabiano FÍSICA 1º ANO 1ª AULA."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba Professor Fabiano FÍSICA 1º ANO 1ª AULA

2 Normas Livro. Chegar atrasado. Usar calculadora na prova, exceto celular. Celular desligado. Fardamento.

3 Metodologia Avaliação (Prova + atividades em sala) Lista de exercício Experimentos Vídeos Site Atividades lúdicas

4 Perguntas O que é Física? Como a Física surgiu? Onde a Física está presente? Para que estuda a Física?

5 INTRODUÇÃO À FÍSICA

6 TEXTO É natural que uma ciência capaz de influir de modo tão significativo na vida do ser humano tenha extraordinária influência também na sua maneira de pensar e na sua concepção de vida. Várias pessoas acreditam que a Física pode explicar tudo, e alguns físicos garantem que esta ciência é capaz de provar desde a “existência” de extraterrestres até a vida após a morte. De certa forma, podemos dizer que a Física não explica, mas descreve os fatos ocorridos na natureza.

7 Para começar, tente responder a seguinte pergunta: o que é Física? Definir Física não é uma tarefa muito fácil e talvez essa dificuldade venha desde os tempos antigos. Física é um termo que tem origem da palavra grega physis, que significa natureza. A Física, ou melhor, a physis de estudiosos como Platão, Aristóteles e também de outros filósofos, tinha como foco principal de estudo a natureza. Porém, hoje temos o pleno conhecimento de que a natureza já não é mais um objeto exclusivo de estudo da Física, pois também se preocupam com esse estudo a Química, a Biologia, a Geologia, etc.

8 Com o passar do tempo, a Física dedicou-se ao estudo de uma série de fenômenos, enquanto abandonava outros, que passaram a fazer parte do estudo de outras ciências. Assim, é possível que o termo Física tenha se tornado amplo demais para revelar suas atribuições, que, embora sejam importantíssimas, não englobam mais tudo o que se conhece sobre a natureza. Na antiga Grécia, por exemplo, até a Medicina fazia parte dos estudos físicos. Física, definida por vários livros, é o ramo das ciências que estuda os fenômenos que não alteram a natureza da matéria, enquanto os fenômenos químicos a alterariam. Por Domiciano Marques Graduado em Física Returado do site:

9 HISTÓRIA DA FÍSICA Fenômenos naturais racionais Gregos e indianos Filosofia Natural Aristóteles (Grécia Antiga)

10 Declive na Idade Média (igreja) Renascimento (revolução científica) Galileu Galilei (matemática) Isaac Newton (gravitação universal)

11 Termodinâmica ( James Prescott Joule) Eletromagnetismo (Michael Faraday e James Maxwell) Max Planck (mecânica quântica)

12 Albert Einstein (Teoria da Relatividade) Física Newtoniana (abalada pelos princípios da Incerteza e Complementaridade) Física Moderna (CERN)

13 A Física no cotidiano

14

15 Conclusão Portanto, a Física trata do conjunto dos fenômenos naturais separados em: 1.Mecânica (estudo dos movimentos dos corpos e das forças que os provocam) e a Hidrostática (estudo do comportamento dos fluidos), 2.Acústica (fenômenos do som), 3.Óptica (fenômenos da luz), 4.Termodinâmica (fenômeno do calor), 5.Eletromagnetismo (fenômenos elétricos e magnéticos), 6.Física Moderna (fenômenos com nanopartículas).

16 atividade Postar uma texto pessoal sobre “A presença da Física em nossa vida” no fórum do site


Carregar ppt "Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba Professor Fabiano FÍSICA 1º ANO 1ª AULA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google