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Programa de Consciência Fonológica “Clube do Shrek” - Nível II -

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Apresentação em tema: "Programa de Consciência Fonológica “Clube do Shrek” - Nível II -"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Consciência Fonológica “Clube do Shrek” - Nível II -
Teresa Cabaço Joana Carneiro Sara Simões Marta Brito Sónia Ribeiro CAD CASCAIS 2008/09

2 Linguagem Metalinguagem: Sensibilidade linguística
Consciência linguística Conhecimento metalinguístico Consciência Fonológica Consciência Sintáctica Consciência Semântica Consciência Pragmática CAD CASCAIS 2008/09

3 Consciência fonológica -Definição
Capacidade para identificar os elementos sonoros das palavras orais e de os manipular de forma deliberada (Tunmer et al., 1991). CAD CASCAIS 2008/09

4 Consciência fonológica e aprendizagem da leitura
- A consciência fonológica parece ser um bom preditor da aprendizagem da leitura; - A aprendizagem da leitura, num sistema alfabético, influencia o desenvolvimento da consciência fonológica, mas não é a única via para esse desenvolvimento; - A consciência fonológica pode desenvolver-se através de programas de treino prévios ao ensino formal e desempenhar um papel importante na aprendizagem da leitura; CAD CASCAIS 2008/09

5 Consciência fonológica e aprendizagem da leitura
Maior eficácia ao nível dos resultados quando os programas de treino ocorrem em idade pré-escolar; - Maior eficácia ao nível dos resultados quando se recorre ao reforço subsequente destes programas. CAD CASCAIS 2008/09

6 Programa de Consciência Fonológica
Pré-Escolar – Nível I – (07/08) Letra, Número e Palavra 1 Palavra, Frase e Texto Rima Discriminação Auditiva Reconstrução Silábica Segmentação e Contagem Silábicas Manipulação Silábica Reconstrução Fonémica Segmentação e Contagem Fonémicas Manipulação Fonémica 1º ano – Nível II – (08/09) Rima 1 Reconstrução e Segmentação Silábicas Manipulação Silábica Evocação Silábica Reconstrução Fonémica Evocação Fonémica Segmentação Fonémica Manipulação Fonémica CAD CASCAIS 2008/09

7 Programa de Consciência Fonológica
1. Objectivos 2. Calendarização 3. Estrutura das sessões 4. Áreas a trabalhar 5. Sugestões CAD CASCAIS 2008/09

8 1. Objectivos Promover o desenvolvimento da consciência fonológica;
Promover o desenvolvimento de competências para facilitar a aprendizagem da leitura e escrita; Prevenir possíveis dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2008/09

9 2. Calendarização SESSÃO CONTEÚDOS DATAS (1ºA,B,C) Pré-teste Avaliação
10-14 Nov. 1 Apresentação 17-21 Nov. 2 Rima 24-28 Nov. 3 Reconstrução e Segmentação Silábicas 2-8 Dez. 4 Manipulação Silábica 9-12 Dez. 5 Evocação Silábica 5-9 Jan. 6 Reconstrução Fonémica 12-16 Jan. 7 Evocação Fonémica 19-23 Jan. 8 Segmentação Fonémica 26-30 Jan. 9 Manipulação Fonémica 2-6 Fev. 10 Encerramento 9-13 Fev. Pós-teste 16-20 Fev. NOTA: Devolução de resultados – Reunião de pais (data a anunciar) CAD CASCAIS 2008/09

10 3. Estrutura das sessões Tarefa de recapitulação
Actividades (componente auditiva) Fichas de concretização (componente visual) CAD CASCAIS 2008/09

11 Sensibilidade Fonológica
4. Áreas a trabalhar Sensibilidade Fonológica Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica (Rima). CAD CASCAIS 2008/09

12 CAD CASCAIS 2008/09 CAD CASCAIS 2007/08

13 CAD CASCAIS 2008/09 CAD CASCAIS 2007/08

14 4. Áreas a trabalhar Consciência Silábica
Formar uma palavra completa, partindo de sílabas isoladas (Reconstrução silábica). Dividir palavras nas sílabas que as compõem e identificar o número de sílabas de uma palavra (Segmentação e contagem silábicas). CAD CASCAIS 2008/09

15 CAD CASCAIS 2008/09 CAD CASCAIS 2007/08

16 4. Áreas a trabalhar Consciência Silábica
Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de sílabas numa palavra, originando palavras novas (Manipulação silábica). CAD CASCAIS 2008/09

17 CAD CASCAIS 2008/09 CAD CASCAIS 2007/08

18 4. Áreas a trabalhar Consciência Silábica
Produzir palavras a partir de uma determinada sílaba inicial (Evocação silábica). CAD CASCAIS 2008/09

19 4. Áreas a trabalhar Consciência Fonémica
Formar uma palavra completa, partindo de fonemas isolados (Reconstrução fonémica). CAD CASCAIS 2008/09

20 CAD CASCAIS 2008/09 CAD CASCAIS 2007/08

21 CAD CASCAIS 2008/09 CAD CASCAIS 2007/08

22 4. Áreas a trabalhar Consciência Fonémica
Produzir palavras a partir de um determinado fonema inicial (Evocação fonémica). CAD CASCAIS 2008/09

23 4. Áreas a trabalhar Consciência Fonémica
Dividir palavras nos fonemas que as compõem e identificar o número de fonemas de uma palavra (Segmentação e contagem fonémicas). CAD CASCAIS 2008/09

24 CAD CASCAIS 2008/09

25 CAD CASCAIS 2008/09 CAD CASCAIS 2007/08

26 4. Áreas a trabalhar Consciência Fonémica
Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de fonemas numa palavra, originando palavras novas (Manipulação fonémica). CAD CASCAIS 2008/09

27 CAD CASCAIS 2008/09 CAD CASCAIS 2007/08

28 “(…) Chegou ao quarto, olhou-se ao espelho e viu que estava toda despenteada: - “Ai, estou tão feia, maldito ramo!!! Vou mas é escovar os meus CAMELOS que estão tão embaraçados!”. Oh meninos, CAMELOS embaraçados?? O que é que a princesa queria dizer?? CABELOS! Muito bem, ela trocou o som “M” pelo som “B” (…)” “(…) Depois do jantar, atravessando juntos a UVA que não parava de cair, voltaram ao castelo e a princesa despediu-se do seu amado príncipe. Oh meninos, UVA a cair do céu?? Então, se pusermos o som “CH” no início da palavra UVA, como é que fica?? CHUVA, muito bem!! (…)” CAD CASCAIS 2008/09

29 “A palavra é PINTO. Se trocarmos o fonema “P” pelo fonema “M” no início da palavra, como é que fica? MINTO.” “A palavra é OLHO. Se acrescentarmos o fonema “M” no início da palavra, como é que fica? MOLHO. A palavra é ANÃO. Se tirarmos o fonema “A” do início da palavra, como é que fica? NÃO.” CAD CASCAIS 2008/09

30 CAD CASCAIS 2008/09

31 5. Sugestões Promover e reforçar positivamente todas as iniciativas de comunicação; Não utilizar uma linguagem simplificada (infantil) na comunicação com a criança; Incentivar o uso da linguagem para diferentes funções: descrever experiências, fazer perguntas, expressar sentimentos…; Incentivar os momentos partilhados de leitura e escrita; CAD CASCAIS 2008/09

32 5. Sugestões Fomentar jogos de palavras e de papéis, rimas e lengalengas; Propor às crianças que, de entre um conjunto de palavras ditas oralmente, descubram quais delas têm uma determinada sílaba ou fonema no início, no meio ou no fim da palavra; CAD CASCAIS 2008/09

33 5. Sugestões Propor às crianças que dividam uma palavra em sílabas/fonemas. Pedir que digam a primeira, a do meio ou a última sílaba/fonema e que digam a nova palavra omitindo essa sílaba/fonema; Propor às crianças que, de entre um conjunto de imagens/objectos que reenviam para palavras começadas por diversos sons, identifiquem aquelas que começam pela mesma sílaba/fonema. CAD CASCAIS 2008/09

34 Qualquer momento de interacção é um espaço de desenvolvimento da consciência fonológica. Usem a vossa criatividade! CAD CASCAIS 2008/09

35 FIM OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO CAD CASCAIS 2008/09


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