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CAD CASCAIS 2007/08 Programa de Consciência Fonológica “Clube do Shrek” - Nível II - CAD CASCAIS 2008/09 Teresa Cabaço Joana Carneiro Sara Simões Marta.

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Apresentação em tema: "CAD CASCAIS 2007/08 Programa de Consciência Fonológica “Clube do Shrek” - Nível II - CAD CASCAIS 2008/09 Teresa Cabaço Joana Carneiro Sara Simões Marta."— Transcrição da apresentação:

1 CAD CASCAIS 2007/08 Programa de Consciência Fonológica “Clube do Shrek” - Nível II - CAD CASCAIS 2008/09 Teresa Cabaço Joana Carneiro Sara Simões Marta Brito Sónia Ribeiro

2 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2008/09 Linguagem Metalinguagem: Sensibilidade linguística Consciência linguística Conhecimento metalinguístico Consciência Fonológica Consciência Sintáctica Consciência Semântica Consciência Pragmática

3 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2008/09 Consciência fonológica - Definição Capacidade para identificar os elementos sonoros das palavras orais e de os manipular de forma deliberada (Tunmer et al., 1991).

4 CAD CASCAIS 2007/08 Consciência fonológica e aprendizagem da leitura - A consciência fonológica parece ser um bom preditor da aprendizagem da leitura; - A aprendizagem da leitura, num sistema alfabético, influencia o desenvolvimento da consciência fonológica, mas não é a única via para esse desenvolvimento; - A consciência fonológica pode desenvolver-se através de programas de treino prévios ao ensino formal e desempenhar um papel importante na aprendizagem da leitura; CAD CASCAIS 2008/09

5 CAD CASCAIS 2007/08 Consciência fonológica e aprendizagem da leitura -Maior eficácia ao nível dos resultados quando os programas de treino ocorrem em idade pré-escolar; - Maior eficácia ao nível dos resultados quando se recorre ao reforço subsequente destes programas. CAD CASCAIS 2008/09

6 CAD CASCAIS 2007/08 1º ano – Nível II – (08/09) Rima1 Reconstrução e Segmentação Silábicas 1 Manipulação Silábica1 Evocação Silábica1 Reconstrução Fonémica1 Evocação Fonémica1 Segmentação Fonémica1 Manipulação Fonémica1 Programa de Consciência Fonológica Pré-Escolar – Nível I – (07/08) Letra, Número e Palavra1 Palavra, Frase e Texto1 Rima1 Discriminação Auditiva1 Reconstrução Silábica1 Segmentação e Contagem Silábicas 1 Manipulação Silábica1 Reconstrução Fonémica1 Segmentação e Contagem Fonémicas 1 Manipulação Fonémica1 CAD CASCAIS 2008/09

7 CAD CASCAIS 2007/08 Programa de Consciência Fonológica 1. Objectivos 2. Calendarização 3. Estrutura das sessões 4. Áreas a trabalhar 5. Sugestões CAD CASCAIS 2008/09

8 CAD CASCAIS 2007/08 1. Objectivos Promover o desenvolvimento da consciência fonológica; Promover o desenvolvimento de competências para facilitar a aprendizagem da leitura e escrita; Prevenir possíveis dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2008/09

9 CAD CASCAIS 2007/08 2. Calendarização 2. Calendarização SESSÃOCONTEÚDOSDATAS (1ºA,B,C) Pré-testeAvaliação10-14 Nov. 1Apresentação17-21 Nov. 2Rima24-28 Nov. 3Reconstrução e Segmentação Silábicas2-8 Dez. 4Manipulação Silábica9-12 Dez. 5Evocação Silábica5-9 Jan. 6Reconstrução Fonémica12-16 Jan. 7Evocação Fonémica19-23 Jan. 8Segmentação Fonémica26-30 Jan. 9Manipulação Fonémica2-6 Fev. 10Encerramento9-13 Fev. Pós-testeAvaliação16-20 Fev. NOTA: Devolução de resultados – Reunião de pais (data a anunciar) CAD CASCAIS 2008/09

10 CAD CASCAIS 2007/08 3. Estrutura das sessões Tarefa de recapitulação Actividades (componente auditiva) Fichas de concretização (componente visual) CAD CASCAIS 2008/09

11 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas a trabalhar Sensibilidade Fonológica Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica (Rima). CAD CASCAIS 2008/09

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14 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2008/09 Consciência Silábica Formar uma palavra completa, partindo de sílabas isoladas (Reconstrução silábica). Dividir palavras nas sílabas que as compõem e identificar o número de sílabas de uma palavra (Segmentação e contagem silábicas).

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16 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2008/09 Consciência Silábica ) Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de sílabas numa palavra, originando palavras novas (Manipulação silábica).

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18 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2008/09 Consciência Silábica ) Produzir palavras a partir de uma determinada sílaba inicial (Evocação silábica).

19 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2008/09 Consciência Fonémica Formar uma palavra completa, partindo de fonemas isolados (Reconstrução fonémica).

20 CAD CASCAIS 2007/08 CAD CASCAIS 2008/09

21 CAD CASCAIS 2007/08 CAD CASCAIS 2008/09

22 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2008/09 Consciência Fonémica Produzir palavras a partir de um determinado fonema inicial (Evocação fonémica).

23 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2008/09 Consciência Fonémica Dividir palavras nos fonemas que as compõem e identificar o número de fonemas de uma palavra (Segmentação e contagem fonémicas).

24 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2008/09

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26 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2008/09 Consciência Fonémica ) Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de fonemas numa palavra, originando palavras novas (Manipulação fonémica).

27 CAD CASCAIS 2007/08 CAD CASCAIS 2008/09

28 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2008/09 “(…) Chegou ao quarto, olhou-se ao espelho e viu que estava toda despenteada: - “Ai, estou tão feia, maldito ramo!!! Vou mas é escovar os meus CAMELOS que estão tão embaraçados!”. Oh meninos, CAMELOS embaraçados?? O que é que a princesa queria dizer?? CABELOS! Muito bem, ela trocou o som “M” pelo som “B” (…)” “(…) Depois do jantar, atravessando juntos a UVA que não parava de cair, voltaram ao castelo e a princesa despediu-se do seu amado príncipe. Oh meninos, UVA a cair do céu?? Então, se pusermos o som “CH” no início da palavra UVA, como é que fica?? CHUVA, muito bem!! (…)”

29 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2008/09 “A palavra é PINTO. Se trocarmos o fonema “P” pelo fonema “M” no início da palavra, como é que fica? MINTO.” “A palavra é OLHO. Se acrescentarmos o fonema “M” no início da palavra, como é que fica? MOLHO. A palavra é ANÃO. Se tirarmos o fonema “A” do início da palavra, como é que fica? NÃO.”

30 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2008/09

31 CAD CASCAIS 2007/08 5. Sugestões Promover e reforçar positivamente todas as iniciativas de comunicação; Não utilizar uma linguagem simplificada (infantil) na comunicação com a criança; Incentivar o uso da linguagem para diferentes funções: descrever experiências, fazer perguntas, expressar sentimentos…; Incentivar os momentos partilhados de leitura e escrita; CAD CASCAIS 2008/09

32 CAD CASCAIS 2007/08 5. Sugestões Fomentar jogos de palavras e de papéis, rimas e lengalengas; Propor às crianças que, de entre um conjunto de palavras ditas oralmente, descubram quais delas têm uma determinada sílaba ou fonema no início, no meio ou no fim da palavra; CAD CASCAIS 2008/09

33 CAD CASCAIS 2007/08 5. Sugestões Propor às crianças que dividam uma palavra em sílabas/fonemas. Pedir que digam a primeira, a do meio ou a última sílaba/fonema e que digam a nova palavra omitindo essa sílaba/fonema; Propor às crianças que, de entre um conjunto de imagens/objectos que reenviam para palavras começadas por diversos sons, identifiquem aquelas que começam pela mesma sílaba/fonema. CAD CASCAIS 2008/09

34 CAD CASCAIS 2007/08 Qualquer momento de interacção é um espaço de desenvolvimento da consciência fonológica. Usem a vossa criatividade! CAD CASCAIS 2008/09

35 CAD CASCAIS 2007/08CAD CASCAIS 2006/07 CAD CASCAIS 2007/08 OBRIGADAPELA VOSSAATENÇÃOOBRIGADAPELA VOSSAATENÇÃO CAD CASCAIS 2008/09


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