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1 REDAÇÃO Pré-Enem Prof.ª Irislane Figueiredo. 2 Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados PROVA OBJETIVAREDAÇÃO I. Dominar a norma culta da Língua.

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1 1 REDAÇÃO Pré-Enem Prof.ª Irislane Figueiredo

2 2 Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados PROVA OBJETIVAREDAÇÃO I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo. III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

3 3 Possíveis temas para Redação e Questões objetivas 2014

4 4 Aula Eixo cognitivo avaliado nas redações: I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. - Resultado e análise da 1ª proposta (O poder de transformação da leitura) - Critérios de correção Teoria: - Vocabulário - Fonologia

5 5 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Dominar a Língua Portuguesa é mais do que conhecer as regras da norma-padrão. É também reconhecer a existência de variedades linguísticas, que podem estar em desacordo com a norma-padrão, mas, em alguns casos, ser adequadas à situação e ao gênero, como é o caso, por exemplo, do uso da gíria em algumas histórias em quadrinhos. É ainda reconhecer a adequação ou inadequação da linguagem à situação, tanto na modalidade oral quanto na escrita, seja pelo excesso de formalidade, seja pelo de informalidade.

6 6 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Dominar linguagens significa também ser capaz de transitar de uma linguagem para outra, ou seja, ler, por exemplo, um texto literário e uma tabela ou um mapa com temas afins e ser capaz de fazer cruzamentos e extrair deles informações, dados e conclusões.

7 7 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0 – Desconhecimento da norma padrão e de convenções da escrita. 2 – Domínio insuficiente da norma padrão e graves/frequentes desvios gramaticais e de convenções da escrita. 4 – Domínio mediano da norma padrão; muitos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 6 – Domínio adequado da norma padrão; alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. 8 – Bom domínio da norma padrão; poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 10 – Excelente domínio da norma padrão; nenhum ou escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

8 8 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. - Norma culta/padrão/linguagem formal - Fonologia (Ortografia, Acentuação...) - Pontuação - Concordância verbal e nominal - Regência verbal e Crase

9 9 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Norma culta/padrão/linguagem formal - Variações linguísticas - Linguagem oral x linguagem escrita Fonologia -Encontros vocálicos, consonantais e dígrafos -Tonicidade e Acentuação gráfica -Novo Acordo Ortográfico (PPT)

10 10 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Norma culta/padrão/linguagem formal - Variações linguísticas Histórica: tempo/época em que o falante vive. Geográfica/regional: região em que o falante vive durante um certo tempo. Sotaque. Sinônimos. Sociocultural: grupo social ao qual o falante pertence. Idade, sexo/”gênero”, escolaridade, profissão, intimidade/proximidade, gírias, acesso cultural...

11 11 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Fonologia -Encontros vocálicos, consonantais e dígrafos -Tonicidade e Acentuação gráfica -Novo Acordo Ortográfico (PPT)

12 12 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Fonologia -Tonicidade e Acentuação gráfica REGRAS GERAIS 1ª regra  Acentuação das palavras MONOSSÍLABAS tônicas Acentuam-se quando terminadas em: A(s): chá, gás, más, dá-lo E(s): mês, crê, dê (dar), lê, vê-lo O(s): nós, dó, pós, pô-lo

13 13 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Fonologia -Tonicidade e Acentuação gráfica REGRAS GERAIS 2ª regra  Acentuação das palavras OXÍTONAS Acentuam-se quando terminadas em: A(s): guaraná, xarás, criticá-lo E(s): você, jacarés, vendê-las O(s): bisavô, retrós, expô-la EM/ENS: vintém, parabéns, alguém

14 14 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Fonologia: Tonicidade e Acentuação gráfica REGRAS GERAIS 3ª regra  Acentuação das palavras PAROXÍTONAS Acentuam-se quando terminadas em ditongos e em: L: notável I(s): biquíni, tênis X: tórax US/UM/UNS: bônus, vírus, fórum, álbuns N: hífen R: fêmur Ã/ÃO/ÃE(s): órfã, ímãs, órgãos PS: bíceps, fórceps

15 15 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Fonologia -Tonicidade e Acentuação gráfica REGRAS GERAIS 3ª regra  Acentuação das palavras PROPAROXÍTONAS TODAS são acentuadas! Exs.: típico, máquina, tônica, códigos, relêssemos...

16 16 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Fonologia: Tonicidade e Acentuação gráfica REGRAS COMPLEMENTARES 1ª regra  Acentuação dos DITONGOS ABERTOS Classificação dos ditongos quanto à pronúncia: -Fechados: ameixa, noite, plebeu -Abertos: enfaixar, papéis, onomatopeia, paleozoico, chapéu

17 17 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Fonologia: Tonicidade e Acentuação gráfica REGRAS COMPLEMENTARES 1ª regra  Acentuação dos DITONGOS ABERTOS

18 18 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Fonologia: Tonicidade e Acentuação gráfica REGRAS COMPLEMENTARES 2ª regra  Acentuação de I e U na 2ª vogal do HIATO Exemplos de hiatos: escoar, traído, ruim São acentuados quando: - representam a 2ª vogal do hiato; - são a única letra da sílaba (sing. e plural) - não são seguidas de nh. Exemplos: miúdo, caído, país, Piauí Obs.: Não são acentuados após ditongos em paroxítonas. Ex.: feiura

19 19 Eixo cognitivo avaliado nas redações: I.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Fonologia: Tonicidade e Acentuação gráfica REGRAS COMPLEMENTARES 3ª regra  Acentuação dos VERBOS ter, ir, crer, dar, ler, ver (Vide Acordo Ortográfico) Obs.1: Verbos derivados de ter e ir mantém/mantêm; intervém/intervêm; Obs.2: Acento diferencial (Vide Acordo Ortográfico)

20 20 REFERÊNCIAS AMARAL, Emília et. al. Terceirão: Português. Curitiba: FTD, CEREJA & COCHAR. 3. ed. rev. e ampl. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, CEREJA, W.; COCHAR, T. & CLETO, C. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura. 2. ed. São Paulo: Atual, 2012.


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