A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Confederação Nacional da Indústria Projetos de Integração Produtiva e os desafios da criação de uma Governança multi-institucional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Confederação Nacional da Indústria Projetos de Integração Produtiva e os desafios da criação de uma Governança multi-institucional."— Transcrição da apresentação:

1 Confederação Nacional da Indústria Projetos de Integração Produtiva e os desafios da criação de uma Governança multi-institucional

2 Confederação Nacional da Indústria Um projeto de desenvolvimento em base territorial: – envolve necessariamente múltiplos atores institucionais; – e entre dezenas e centenas de empresários; – não existem mecanismos de coordenação impositiva; – sempre têm um pano-de-fundo histórico, incontornável e imponderável, com todos os atores, empresariais e institucionais, trazendo sua bagagem de cultura, de afinidades e conflitos.

3 Confederação Nacional da Indústria A multiplicidade de instituições e interesses empresariais, cria sempre um problema de coordenação de: – Interesses diferentes e divergentes Exemplo de conflito de interesses: liderança e massa empresarial; – Idiossincrasias y vaidades Instituições e lideranças têm sempre culturas específicas e uma visão de si mesmas geralmente muito mais positiva do que todos os outros têm dela; – Capacidades e incapacidades Algumas lideranças ou atores são altamente competentes, outras medianamente, outras muito pouco, sendo que o sucesso / fracasso dos projetos depende dessas (in)capacidades.

4 Confederação Nacional da Indústria A necessidade de convergências e o impulso a divergências: um problema de natureza institucional (e, na verdade, sócio-antropológico): – Um fundamento filosófico : Hobbes versus Rousseau; – Provocando o debate : a cooperação, numa comunidade qualquer (e sobretudo na empresarial) se dá por afeto, ideologia ou por interesse; – De instituições competidoras a instituição cooperativas: o desafio de transformação de rivalidades “naturais” em competição por resultados em meio à cooperação sinérgica.

5 Confederação Nacional da Indústria Constataçaõ: projetos PIP de base territorial (clusters) envolvem sempre uma problemática de dinâmica interinstitucional em condições de ausência de lideranças formais e sem cadeia hierárquica. Esse dado exige determinadas disposições metodológicas: – Buscar e promover a emergência de lideranças; – Uma tolerância interativa a ser cuidadosamente cultivada:  “melhor ser um sócio minoritário do sucesso, que um sócio majoritário do fracasso”. Essa natureza dos Projetos PIP repercutem e devem condicionar a “ tempística” de projeto.

6 Confederação Nacional da Indústria Gestão da problemática do tempo num projeto de desenvolvimento territorial: “Tempística”: sempre pensar a programação e a reprogramação de um projeto a partir de 4 conceitos constituintes de uma problemática : – Seqüência – Cadência versus “ Prontidão ” – Intensidade

7 Confederação Nacional da Indústria Uma distinção metodológica necessária: – Projetos PIP em clusters sem empresa-líder dominante: contexto em que as reflexões feitas aqui são quase sempre pertinentes. – Projetos PIP em cadeias produtivas hierarquizadas: contexto em que as reflexões acima são bem menos pertinentes: onde há hierarquia, há comando, onde há comando “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Aqui, a governança é mais chefia institucional ou mando econômico que liderança.

8 Confederação Nacional da Indústria Renato Caporali CNI - Confederação Nacional da Indústria


Carregar ppt "Confederação Nacional da Indústria Projetos de Integração Produtiva e os desafios da criação de uma Governança multi-institucional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google