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A Igreja nos séculos XX e XXI.  Entender a evolução da história da igreja e suas repercussões hoje  As principais tendências e eventos marcantes  Como.

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1 A Igreja nos séculos XX e XXI

2  Entender a evolução da história da igreja e suas repercussões hoje  As principais tendências e eventos marcantes  Como a igreja brasileira foi afetada  Compreender as principais mensagens disseminadas da igreja na era da pós modernidade  Refletir sobre a fé reformada no século XXI

3  O início do século XX foi marcado pela decadência da teologia liberal (pura) e pelo surgimento da teologia neo-ortodoxa (Barth)  Ao mesmo tempo, teólogos e crentes comuns lutaram para refutar os erros doutrinários e propagar a fé bíblica conforme a Reforma havia resgatado em especial a doutrina calvinista

4  Olhar sem enfoque denominacional  4 grandes tópicos  O surgimento do pentecostalismo e seus sucessores  O liberalismo, a neo-ortodoxia e seus herdeiros  Evangelicalismo e Neo-evangelicalismo  A igreja reformada  Alguns destaques no século XX  A igreja brasileira

5 1906 o avivamento da Rua Azusa (Los Angeles) Pr William Seymour

6  Expansão rápida  Denominações diversas  Evangelização como uma marca importante  Doutrina essencialmente bíblica, porém arminiana  Influência das doutrinas dos irmãos Wesley, Finney, e outros avivalistas do passado  Surgimento do Neo-pentecostalismo

7  Evangelicalismo  Origem na Inglaterra do Sec. XVIII  Doutrinas básicas:  Necessidade de conversão pessoal  Autoridade bíblica  Ênfase no ensino e pregação da salvação baseada na morte e ressurreição de Cristo  Evangelização efetiva

8  Neo-Evangelicalismo  Saiu do fundamentalismo norte-americano na década de 20  Preservar as doutrinas fundamentais sem o rótulo de sectários que os primeiros fundamentalistas tinham  Expoentes: Ockenga (1947 cunhou o termo neo- evangelicalismo), Carl Henry, Billy Graham  Maior e melhor relacionamento com outros cristãos para expansão do evangelho  Abarcar pentecostais, conservadores, dialogar com os liberais (ecumenismo evangélico)

9  Vários teólogos desenvolveram perspectivas teológicas que guardam raízes no pensamento liberal ou neo-ortodoxo  Rudolf Bultmann – desmitologização  Oscar Culmann  Jurgen Moltmann ( ) teologia da esperança

10  Teologia do Processo (anos 60)  Raízes em Moltmann  Nega a soberania de Deus, sua natureza onisciente e onipotente  Teologia do Ser ou teologia existencial (Tillich)  Teologia da Libertação (no Brasil – Boff, Rubem Alves)  Teologia Feminista

11  Basicamente é caracterizada pelas doutrinas básicas chamadas de 5 pontos do Calvinismo  Redescoberta da fé reformada – resposta crescente à falência do neo-evangelicalismo  Pastores e escritores jovens (Young, Restless and Reformed) - popularização  Grandes teólogos em várias áreas  Cornelius Van Til, Hoekema, Gerrardus Vos, Berkhof  Publicações Cultura Cristã, Fiel, Monergismo,....

12  Confissões reformadas do Sec. XVI e XVII  Westminster  Heidelberg, Dordt,...  Não confundir com  Dispensacionalismo  Tradicionalismo  Hiper-calvinismo

13  O forte movimento missionário  Conferência de Edimburgo (1910)  Pacto de Lausanne (1974)

14  Concílio Vaticano II (1961) – “irmãos separados”  A Tradução das Escrituras  A Igreja na cortina de ferro e no Oriente

15  Pentecostalismo  Chegada  Congregação Cristã do Brasil (S.Paulo, 1910)  Assembleia de Deus (Belém, 1911)  Anos 50 e 60  Evangelho Quadrangular (1951)  Brasil Para Cristo (1955) e Deus é Amor (1962  Neopentecostalismo  IURD (1970), Internacional da Graça (1980), Resnascer, Sara Nossa Terra, etc...  Sua teologia permanece cristã?

16  Evangelicalismo  Veio como uma tendência de orientação conservadora  Grande influência em todas as denominações  Muito importante na formação da “cultura evangélica”  Pregação e instituições paraeclesiásticas  Pouca profundidade teológica

17  Outros pontos a destacar  Influência católico-romana  Importância do período da ditadura militar  Teologia da libertação em suas expressões evangélicas e católicas  Forte misticismo  Negação ao estrangeiro – busca de uma teologia brasileira

18  Movimentos emergentes  Várias tendências, desde muito liberais e místicas até mais ortodoxas  Emergent Village  Herança da teologia do Processo/Open Theism  Herança do evangelicalismo  Misticismo  Seeker-sensitive

19  Personagens - Tony Jones, Doug Pagitt, Chris Seay, Tim Keel  Final dos anos 90  Outros nomes: Karen Ward, Ivy Beckwith, Brian McLaren, Mark Oestreicher, Dan Kimball, Rob Bell  4 características básicas (Scot McKnight, 2006)

20 1.Pós-modernidade: 3 vertentes:  Ministrar para a cultura pós-moderna (precisamos resgatar as pessoas da pós-modernidade)  Ministrar entre a pós modernidade (ela está aí e tem vantagens e desvantagens – precisamos pregar conhecendo e usando sua linguagem)  Ministrar de modo pós- moderno (minoria)– a cultura pós moderna invade a cosmovisão cristã, impacta a teologia e o culto

21 2.Prática  Culto e adoração – espiritualidade mística medieval  Incensos, velas, orações contemplativas,... Bar Church - Minneapolis

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23 2.Prática  Ortopraxia – o modo como vivemos é mais importante do que aquilo que professamos crer  Justiça social  Influência forte de Rauschenbusch  Missional – ser missional é mais do que ser um evangelista. Participar, com Deus, do trabalho de redenção que Deus está fazendo hoje

24 3. Pós-evangelical  Reação ao evangelicalismo “So, let me begin with a simplification: the gospel is more than Jesus coming to die for my sins so I can get to heaven. This gospel is not only protested by the emerging movement; it is rejected. Emerging Christians are trying to get beyond this gospel and that movement. Please observe: as an Apple computer is post a PC or a Dell, so the emerging movement is post evangelical. Not in the sense of abandonment, not in the sense of rendering obsolete, but in the sense of taking up and moving beyond as a fresh work of the Spirit.”  Piedade pós estudo bíblico  Pós teologia sistemática  Dentro x Fora (derrubar barreiras denominacionais e além)  And some will tag along with Spencer Burke’s thoroughly unbiblical, overcharged Arminian concept of prevenient grace and contend that all are born “in” and only “opt out.” I hear many more speak of a spectrum of faith, degrees of faith, and permeable walls that permit “belonging” before believing.

25 4. Política  Principalmente nos EUA  Alguns se definem como violetas (nem azuis nem vermelhos) como uma crítica ao enfoque econômico dos republicanos e à plataforma imoral dos democratas (aborto, homossexualidade, etc..)

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27  Os erros e acertos do passado nos auxiliam hoje  Muito do que se propõe na igreja emergente já foi experimentado, vivido e corrigido no passado  Erros novos? Novas embalagens?

28  Alegria e gratidão  Deus permite discernimento  Deus preserva sua Palavra  Deus cuida de sua Igreja  Somos parte da herança Reformada. Temos pleno acesso à Palavra

29  Humildade e amor  Dependemos de Deus – sua graça nos trouxe até aqui  Não somos melhores do que outros cristãos  Precisamos identificar também nossos erros  Orgulho espiritual  Intolerância fraternal  Acomodação no aprendizado  Inoperância  Isolamento saudosista – valorização excessiva do passado

30  Cada geração e seu contexto  Oportunidades e desafios  Ser Igreja em Brasília  Viver a fé cristã na cultura pós-moderna  Época de grandes desafios mas de grandes oportunidades

31  I Co. 4:2 – Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.  Ap. 2:10b – Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.  Ef 5:25-27 – Cristo se deu pela igreja tendo-a purificado para apresentar a si mesmo igreja gloriosa


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