A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Práticas Química Inorgânica/ Química Geral Universidade do Algarve Cursos: Licen. em Oceanografia Eng. do Ambiente Eng. do Ambiente Alice Newton.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Práticas Química Inorgânica/ Química Geral Universidade do Algarve Cursos: Licen. em Oceanografia Eng. do Ambiente Eng. do Ambiente Alice Newton."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Práticas Química Inorgânica/ Química Geral Universidade do Algarve Cursos: Licen. em Oceanografia Eng. do Ambiente Eng. do Ambiente Alice Newton

2 Aula Prática Preparação antes da aula: Título do trabalho Objectivo Resumo Introdução e fundamento teórico Material Metodologia Procedimento Trabalho em laboratório Relatório: individual Resultados Discussão

3 Aula Prática Conclusão Bibliografia O Relatório deverá ser entregue no início da aula laboratorial seguinte.

4 Vidraria e rigor Quais as diferenças entre provetas e balões volumétricos em termos de rigor e versatilidade? Quais as diferenças entre pipetas graduadas e volumétricas em termos de rigor e versatilidade?

5 Soluções padrão Defina solução padrão. Como é preparada uma solução padrão? Quais são os cuidados a ter? Quais são os vidros utilizados? Dissolve-se totalmente o soluto antes de completar o volume. Porquê? O que significa ”perfazer” o volume? O que significa “aferir a solução”? Como é armazenado uma solução padrão? O que significa padrão”primário”? Uma solução de NaCl pode ser considerada um padrão primário? Porquê? Uma solução de KMnO4 pode ser considerada um padrão primário? Justifique.

6 Diluíção de soluções Como deve proceder para diluir uma solução para obter uma concentração ¼ da inicial (com rigor)? Como procederia para obter uma recta de calibração com 5 concentrações diferente? Como escolheria a concentração mínima e máxima? O que é um “ensaio em branco”? Qual é mais rigoroso e porquê? Uma solução em série ou uma diluição a partir da mesma solução “de trabalho”?

7 Regressão linear y = mx + b Em que: m - declive b - intesecção do eixo dos yy quando x=0 Os parâmetros da recta de regressão linear calculam-se a partir das seguintes fórmulas:

8 Regressão linear

9 Um parâmetro que traduz de forma simples se o ajuste da recta é bom ou não é o coeficiente de correlação. O cálculo deste pode ser feito utilizando a expressão:


Carregar ppt "Aulas Práticas Química Inorgânica/ Química Geral Universidade do Algarve Cursos: Licen. em Oceanografia Eng. do Ambiente Eng. do Ambiente Alice Newton."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google