A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é ?que Problemas mais comunsmais RecomendaçõesRecomendações sobre o mobiliário O ErgonomistaErgonomista O local de trabalho idealtrabalho Consequências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é ?que Problemas mais comunsmais RecomendaçõesRecomendações sobre o mobiliário O ErgonomistaErgonomista O local de trabalho idealtrabalho Consequências."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é ?que Problemas mais comunsmais RecomendaçõesRecomendações sobre o mobiliário O ErgonomistaErgonomista O local de trabalho idealtrabalho Consequências ModificaçõesModificações feitas no dia-a-dia

3 O ergonomista O responsável por elaborar soluções para trazer melhorias ao quotidiano das pessoas em seu local de trabalho se chama ergonomista. É este profissional, com formação emdesign, que, juntamente com engenheiros, trata de desenvolver novos mecanismos e conceitos para evitar as consequências do planejamento incorrecto do trabalho na saúde das pessoas. No caso da informática, é ele quem se preocupa com detalhes que podem parecer sem muita importância - como o formato do teclado, um apoio para os pulsos do digitador ou um suporte para manter os pés firmes ao chão - mas que são fundamentais para o bem estar do usuário.

4

5 PESCOÇO OLHOS REGIÃOREGIÃO LOMBAR

6

7 RECOMENDAÇÕES SOBRE O MOBILIÁRIO CADEIRA - Altura regulável e em que o encosto fique posicionado exactamente na curvatura lombar. O encosto também tem de ser flexível, não permitindo que o usuário escorregue para trás, mas que acompanhe o movimento do tronco. É importante que os pés estejam firmes ao chão. Caso contrário, o usuário deve providenciar um suporte para eles. MESA - É preciso que tenha regulação independente de altura para monitor e teclado. A borda superior da tela tem que estar na altura dos olhos e o teclado coincidir com a altura do cotovelo.

8 TELA ANTI-REFLEXIVA - 88 por cento dos monitores apresentam nível de reflexão acima do aceitável. Ora os olhos se habituam com o claro, ora com o escuro, o que provoca o cansaço da vista. Aconselha-se a utilização de tela de nylon fina importada. APOIOS PARA PULSO E PALMA DA MÃO - Se a mesa não dispuser de apoio para pulso, deve ser providenciado um. De preferência de espuma. O pulso não pode ficar em posição quebrada quando da digitação - uma das agravantes da tenossinovite. No manuseio do mouse é necessário um apoio de mão, também para manter o pulso neutro. SUPORTE PARA DOCUMENTO - Deve ficar preso ao monitor. A alternância do foco, ora 50, ora 70 centímetros, cansa a vista.

9 O local de trabalho ideal Segundo estudo realizado pelo Departamento de Ergonomia da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, a estação de trabalho ideal, de acordo com os conceitos de ergonomia, é que proporciona o máximo de conforto e segurança para o usuário. A chave para obtenção do conforto é fazer com que o corpo se mantenha sempre apoiado e relaxado, em posição natural, quando se estiver utilizando o computador. Isso significa que as actividades executadas pelo usuário não devem forçá-lo a uma posição desajeitada ou que promova estresse. A estação de trabalho deve estar de acordo com os padrões de movimento da pessoa.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 Prof: Fernando T Ferreira


Carregar ppt "O que é ?que Problemas mais comunsmais RecomendaçõesRecomendações sobre o mobiliário O ErgonomistaErgonomista O local de trabalho idealtrabalho Consequências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google