A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIATIVIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIATIVIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CRIATIVIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
VIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA CARLY CRUZ DISCIPLINA- ESTÁGIO EM PESQUISA i

2 O que é criatividade? Na antiguidade, sob o ponto de vista da filosofia, a criatividade era vista, como parte da natureza humana, um dom divino, um “estado místico de receptividade a algum tipo de mensagem proveniente de entidades divinas.”(Alencar, 2001,p.15). Havia também a concepção que associava a criatividade à loucura, considerando as manifestações criativas como um ato impensado, que serviria de compensação aos desajustes e conflitos inconsciente da pessoa.

3 Para Zorzal e Basso(2002) a conceituação de criatividade pode assumir orientações, no que se refere às suas origens e a sua manifestação, ambientalistas, inatistas e metafísicas. Ambientalista; Inatista; Metafísicas.

4 Vigotskii (1987) define atividade criadora ou criatividade como “[
Vigotskii (1987) define atividade criadora ou criatividade como “[...]toda criação humana criadora de algo novo, quer se trate de reflexos de algum objeto do mundo exterior, ou de determinadas construções do cérebro ou do sentimento, que vivem e se manifestam apenas no próprio ser humano.”(p. 7)

5 O cérebro[...] é também um órgão combinador, criador, capaz de reelaborar e criar com elementos de experiências passadas novas normas e posições. Se a atividade do homem se reduzesse a repetir o passado, o homem seria um ser voltado exclusivamente para o fazer e incapaz de se adaptar ao amanhão diferente. É precisamente a atividade criadora do homem que faz dele um ser projetado para o futuro, um ser que contribui para criar e que modifica seu presente(Vigotskii,1998)

6 O que é diversidade? Variedade; Multiplicidade. (Dicionário Houaiss)
O que é diversidade na escola?

7 O que é inclusão? Inserção; Introdução; Adição;
Integração como parte constituinte. (Dicionário Houaiss)

8 Criatividade,Diversidade e inclusão na escola?
Vias para a Educação Inclusiva.

9 COMO ? Criando condições para todos os alunos pensarem de maneira analítica, criativa e prática.

10 Inteligência envolve três tipos de habilidades : habilidades criativas, para conceber novas idéias, habilidades analíticas, para saber se as idéias são boas, e habilidades práticas (ou bom senso) para pôr suas idéias em prática e persuadir os outros de seu valor. (Sternberg,2006)

11 Algumas ações para a promoção de vias para a Ed. Inclusiva(Sternberg)
Incentivo contra a resistência aos riscos inerentes às ações comuns; Promoção do pensamento crítico sobre o que ouvem , lêem, vêem e falam; pensar antes de aceitar; Entendimento dos riscos de serem criativos; Explicação sobre a distinção de inteligência e sabedoria;

12 Ensino da importância de saber o que ainda não se sabe;
Importância dos valores e do conhecimento como equivalentes; Predisposição ao “poder fazer”.

13 E a educação formal? A virada do milênio é a razão oportuna para um balanço sobre práticas e teorias que atravessaram os tempos. Falar de perspectivas atuais da educação” é também falar, discutir, identificar o “espírito” presente no campo das idéias, dos valores e das práticas educacionais que as perpassam, marcando o passado, caracterizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro. Moacir Gadotti

14 A COMPLEXIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO...
Criar é tão difícil ou tão fácil como viver. E é do mesmo modo necessário. Fayga Ostrower


Carregar ppt "CRIATIVIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google