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PublicouCarolina Matias Alterado mais de 10 anos atrás
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65º Fórum Mineiro de EJA A Contribuição da Educação Popular para o Trabalho Social e para a EJA Maria Amélia G. C. Giovanetti Belo Horizonte Abril/2007
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A Contribuição da Ed. Popular para o Trabalho Social e para a EJA
1ª Parte Sociedade Contemporânea: suas repercussões no Trabalho Social e na EJA 2ª Parte Atualidade da Educação Popular: Contribuições para a superação dos desafios contemporâneos no Trabalho Social e na EJA
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Introdução 1 -Origem do tema proposto:
Abordagem reflexiva, crítica e propositiva 2 –Ed. Popular / Trabalho Social e EJA (conceituação)
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Educação Popular Ação Reflexão Práticas Sociais Trab. Social EJA
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Educação Popular Reflexão Teoria Práxis Trab. Social EJA Reflexão
Prática Práxis Trab. Social EJA
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Educação Mundo Homem Sociedade
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Educação Popular M Movimento S Conflitos H Sujeito
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Educação Popular Reflexão Teoria Ação Intervenção Prát. Sociais
Experiência Ação Intervenção Prát. Sociais Educativas
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1ª Parte Sociedade Contemporânea:
suas repercussões no Trabalho Social e na EJA Dimensão Econômica Dimensão Política Dimensão Social Dimensão Cultural
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1ª Parte Sociedade Contemporânea: Conjuntura brasileira
Dimensão Econômica (agravamento da concentração de renda) Dimensão Política (Instabilidade,incertezas) Dimensão Social (agravamento da desigualdade social)
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Sociedade Contemporânea:
1ª Parte Sociedade Contemporânea: Mentalidade ocidental Dimensão Cultural: Valores estruturantes de um “modo de vida”
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Individualismo Contemporâneo
Consumista Hedonista Narcisista
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Consumismo a) Bens e Serviços. b) Apelo ao Novo.
c) Processo de Sedução.
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Hedonismo a) Ênfase no prazer b) Lazer Individual.
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Narcisismo a) Centramento em Si Mesmo. b) Culto ao Corpo.
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Individualismo Contemporâneo
Isolamento Insatisfação Stress
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Desafios contemporâneos no Trabalho Social e na EJA
(Dim. Econ.) Capitalismo Pobreza (Dim.Social) Desig. Social Inferioridade (Dim. Pol.) Neoliberalismo Descrença
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“ A introjeção da inferioridade naturalizada está entre os danos
mais graves da desigualdade social Acreditar – se menos”. Cynthia Sarti
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Individualismo Contemporâneo
Isolamento Insatisfação Stress
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Atualidade da Educação Popular:
2ª Parte Atualidade da Educação Popular: Contribuições para a superação dos desafios contemporâneos no Trabalho Social e na EJA
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Educação Popular Conceituação FONTE: BRANDÃO, Carlos Rodrigues
“A EDUCAÇÃO POPULAR 40 ANOS DEPOIS” IN A EDUCAÇÃO POPULAR NA ESCOLA CIDADÃ PETRÓPOLIS – VOZES – ANO 2002
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O Legado da Educação Popular. Fundamentação Teórica
Contribuição de Paulo Freire FONTE: GADOTTI, Moacir “O PLANTADOR DO FUTURO” In VIVER MENTE&CÉREBRO COLEÇÃO MEMÓRIA DA PEDAGOGIA, EDIÇÃO ESPECIAL Nº 4 “PAULO FREIRE” – ANO 2005
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“O Plantador do Futuro” M. GADOTI
Lições de vida e história Fronteiras cruzadas Luta de esperança Continuar lendo Freire
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Lições de vida e história
Virtudes necessárias à pratica educativa transformadora: Coerência Simplicidade Esperança Solidariedade Autonomia
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Tema que perseguiu a vida toda
“A educação como prática da liberdade”
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II. Fronteiras cruzadas
Intuições originais (C. A.Torres) Educação como ato dialógico A noção de ciência aberta às necessidades populares e necessidades planetárias Planejamento comunitário participativo
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“ O diálogo autêntico repousa, de início,
sobre o movimento de ‘ voltar –se em direção ao outro’. (...) O movimento de ‘voltar – se em direção ao outro’ implica uma aceitação do outro como parceiro, uma confirmação e um reconhecimento de sua existência”. M. Buber
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“ O homem necessita da palavra para clarear acerca de si mesma e de seu pensar, pois a palavra é a luz de sua vida.” (F. EBNER)
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Diálogo Ao discutir o dialógico, não estou me referindo ao discurso, mas sim a uma atitude, (...) abertura de se preocupar com a outra pessoa, única, e a nossa conexão inter-humana com essa pessoa.” (R. HYCNER)
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Comunicação “ O outro não é percebido e compreendido por um ato de simpatia; ele o é pela compreensão daquilo que ele diz, pensa e sente e pela capacidade de conversar com ele.” “ A violência explode e destrói a instituição onde não funciona como uma rede de comunicações”. (A. TOURAINE)
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III. Luta de esperança Indignação diante da injustiça
“Fazer hoje o possível de hoje, para amanhã, fazer o impossível de hoje”
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IV. Continuar lendo Freire
Não repetí-lo, mas reinventá-lo. Ótica básica: A perspectiva do oprimido Papel da escola: Espaço organizador dos múltiplos espaços de formação.
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... Como legado nos deixou a utopia.”
Mensagem Final Paulo Freire despertava nas pessoas “a capacidade de sonhar com uma realidade mais humana, menos feia e mais justa... ... Como legado nos deixou a utopia.”
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