A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Pensando... O saber e o fazer docente Profª Ms. Ieda Lourdes de Assumpção Escola de Educação UCPel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Pensando... O saber e o fazer docente Profª Ms. Ieda Lourdes de Assumpção Escola de Educação UCPel."— Transcrição da apresentação:

1 1 Pensando... O saber e o fazer docente Profª Ms. Ieda Lourdes de Assumpção Escola de Educação UCPel

2 2 O prazer no exercício da docência encaminha-se da Pedagogia do diálogo... em direção ao Pensamento Complexo... É o sentido dos novos tempos; importante é refletir sobre a direção/busca de uma educação mais humana

3 3 O saber e o fazer docente... o ensinar e o aprender estão alicerçados numa visão de mundo e de ciência... (CUNHA,1998,p.17)

4 4 Caminhos do saber e do fazer docente... S Pensamento Conservador A Conhecimento- B Racionalidade Científica E reducionismo, linearidade R F Ação Docente A Prática Repetitiva Diretiva Z Conservadora E R Saber e fazer docente desarticulados Pensamento Contemporâneo Pressupostos Construção do saber Sócio-interacionismo, complexidade – dialética Ação Docente Práxis Relacional Inventiva Interativa Flexível Interdisciplinar Saber e fazer docente articulados

5 5 Busca de superação de um fazer... Como fazer? Para quem? Quando? Por quê? ( Romper com práticas domesticadoras, buscar na flexibilidade do pensar e agir a direção da contemporaneidade..)

6 6 Por uma ação docente relacional... - desperta a consciência crítica - desafiadora - transformadora - requer o diálogo crítico - a comunicação - a convivência

7 7 Pressupõe.... Diálogo relação horizontal Reconhece afeto, humildade, esperança, fé, confiança. Requer respeito ao educando como sujeito integrado à prática social. Cultiva a tolerância no convívio com o diferente para discutir antagonismos.

8 8 Considera... Modo dialético de pensar teoria e prática articuladas Teoria, método e prática formam um todo; guiadas pela relação entre o conhecimento e o conhecedor...(GADOTTI;2005)

9 9 Por uma ação docente relacional... A complexidade propõe uma Educação que: possibilita a reflexão sobre o cotidiano, propicia o questionamento da realidade proporciona condições para a transformação social.

10 10 Conseqüentemente... Percebe o conhecimento numa rede de relações. Acredita nas relações de dependência multidimensional entre saberes. Entende a complexidade como uma forma de pensamento que não isola, mas articula e busca as relações necessárias e interdependentes de todos os aspectos da vida humana.

11 11... Considera a totalidade das influências recebidas, internas e externas. Enfrenta a incerteza e a contradição.

12 12 Organização do saber e fazer docente O ser como sinônimo do saber, O saber como uma razão de ser, uma relação simbiótica e não dicotômica. (Akiko Santos,2004)


Carregar ppt "1 Pensando... O saber e o fazer docente Profª Ms. Ieda Lourdes de Assumpção Escola de Educação UCPel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google