A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Depressão e crianças superdotadas. Depressão e Superdotação Não existe evidências empíricas de que superdotados tem risco de apresentar maiores taxas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Depressão e crianças superdotadas. Depressão e Superdotação Não existe evidências empíricas de que superdotados tem risco de apresentar maiores taxas."— Transcrição da apresentação:

1 Depressão e crianças superdotadas

2 Depressão e Superdotação Não existe evidências empíricas de que superdotados tem risco de apresentar maiores taxas depressão ou suicídio. Exceto em estudantes superdotados criativamente em artes visuais e escrita. Garotas são duas vezes mais provável de desenvolver depressão que garotos. Deve-se considerar os fatores sócio-econômicos e culturais da criança.

3 Fatores de risco de Depressão Desenvolvimento assíncrono O desenvolvimento de altas habilidades da criança pode diferir tanto da norma que ela experimenta um estresse e isolamento social adicional. Perfeccionismo A percepção da pressão parental e social combinada com sentimentos de inadequação podem contribuir para um medo exagerado de falhar e auto- avaliações negativas. Contudo superdotados tendem a ter um forma adaptativa de perfeccionismo do que uma forma má adaptativa.

4 Fatores de risco de Depressão Isolamento social Isolamento social é normalmente associado com humor depressivo. Contudo estudos recentes dizem que não se consiste num fator por si mesmo, mas que talvez o inverso da situação. Evidências indicam que superdotados interpretam esse isolamento de um modo diferente. Sensibilidade Superdotados podem experimentar maiores níveis de frustração quando são intelectualmente capazes de entender a natureza e seriedade das injustiças pessoais e globais, e ainda sentem-se incapazes de fazer algo a respeito.

5

6 Fatores de proteção Alta inteligência. Habilidades de resolução de problemas. Habilidades sociais avançadas. Androginia. Raciocínio moral avançado. Senso de humor.*


Carregar ppt "Depressão e crianças superdotadas. Depressão e Superdotação Não existe evidências empíricas de que superdotados tem risco de apresentar maiores taxas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google