A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados."— Transcrição da apresentação:

1 Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados

2 Perfeccionismo Perfeccionismo é a combinação de pensamentos e comportamentos geralmente associados com altos padrões ou expectativas para o próprio desempenho da pessoa. O perfeccionismo pode ser tanto uma poderosa força capaz de trazer intensa frustração e paralisia como intensa satisfação e contribuição criativa, dependendo de como ela é canalizada.

3 Perfeccionismo Pesquisas e estudos clínicos chegam a três conclusões sobre perfeccionismo: (1) Como um grupo, estudantes superdotados são perfeccionistas. (2) São mais perfeccionistas que seus pares de habilidade média. (3) Seu perfeccionismo pode ser uma força positiva para grandes realizações.

4 Conceitos de Pefeccionismo Hamacheck, uma conjuntura de comportamento e de pensamento sobre o comportamento perfeccionista. Dois tipos de perfeccionismo, normal e neurótico. Bransky, Jenkins-Friedman e Murphy, ativando e desativando perfeccionismo. Seis comportamentos sobrepostos: depressão, sentimento ranzinza de eu deveria, sentimentos de vergonha e culpa, comportamento de face-saving, timidez e procrastinação, e auto-desaprovação. Pacht, como inerentemente destrutivo. Tendência de distorção do pensamento de alguém, que pode estar relacionado com vários desajustes psicológicos.

5 Causas do perfeccionismo É inato em alguns indivíduos. Pais perfeccionistas. Pais mais interessados no desempenho do que na aprendizagem. Primogênitos ou filhos únicos. Famílias disfuncionais. Treinamento acadêmico intensivo prematuro. Pressões externas para ser o melhor. Intensas mensagens da mídia para ser perfeito. Hothousing.

6 Superdotação X Perfeccionismo Consideram-se como o principal responsável por seus resultados. Tendências perfeccionistas em todas classes sócio- econômicas e raças/etnias. Garotas superdotadas tendem a ser mais perfeccionistas que os garotos. Razões subjacentes a essa associação entre superdotação e perfeccionismo: Os nobres objetivos para cada superdotado alcançar são normalmente conceitos abstratos que requerem um tipo de instalação com pensamento conceptual. Introvertidos, que representa metade dos superdotados tendem a ser fortemente perfeccionistas.

7 Superdotação X Perfeccionismo Superdotados estabelecem padrões de acordo com sua idade mental.* Normalmente tem amigos mais velhos. Tendem a ser bem sucedidas em quase tudo nos primeiros anos, criando como conseqüência uma tendência a evitar erros. Contextos de programas especializados podem gerar uma intensificação da situação de busca por perfeição. Esforço em atingir desempenhos perfeitos ao invés de apenas dominar o assunto. Recompensas artificiais, como notas, se tornam na única forma possível de satisfação.

8 Recomendações Aprender a estabelecer prioridades, tomar tempo para refletir sobre o valor de equívocos e de relaxamento, e perseguir suas paixões reduziriam o estresse que resulta do perfeccionismo não saudável. Ajudar o superdotado a buscar prazer em suas realizações e a ver seus setbacks como oportunidades de aprendizagem. Elogiar os seus esforços e determinação, mais que ser esperto ou talentoso. Encorajá-los a canalizar seus esforços naquilo que eles mais se importam do que tentar ser igualmente bom em tudo.


Carregar ppt "Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google