Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEduardo Camara Alterado mais de 10 anos atrás
1
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011
2
Gestão da Qualidade com foco nas pessoas
3
Módulo III Qualidade Individual – Bibliografia O Lado Humano da Qualidade Claus Möller Editora Pioneira
4
Qualidade Individual – A qualidade pessoal é a base de todas as outras qualidades
5
Qualidade Individual – Conceitos Pode haver uma grande diferença entre aquilo que uma pessoa é capaz de fazer e aquilo que ela realmente faz. O desempenho de uma pessoa pode oscilar muito, em diferentes situações. Pessoas diferentes têm desempenhos diferentes, quando estão fazendo o melhor possível.
6
Qualidade Individual – Nível AP (actual performance) – Nível IP (ideal performance) IP – AP = Potencial de Crescimento
7
Qualidade Individual – Itens relevantes na avaliação da qualidade individual Busca dos limites Comprometimento Pouca necessidade de comando Zero erros
8
Qualidade Individual – Itens relevantes na avaliação da qualidade individual Cooperação Responsabilidade pelo coletivo Iniciativa Cumprimento de compromissos
9
Qualidade Individual – Itens relevantes na avaliação da qualidade individual Pontualidade Respeito Aprendizado com os erros Orgulho do que faz
10
Qualidade Individual – Itens relevantes na avaliação da qualidade individual Organização e limpeza Combate ao desperdício Decisão Elogios / Críticas
11
Qualidade Individual – Itens relevantes na avaliação da qualidade individual Respeito às individualidades Pedir ajuda
12
Qualidade Individual – Algumas Regras de Ouro: Fixe metas de qualidade pessoal Verifique o quanto os outros estão satisfeitos com os seus esforços Autodisciplina (termine aquilo que começa)
13
Qualidade Individual – Algumas Regras de Ouro: Controle seu estresse Seja ético – mantenha sua integridade Exija qualidade
14
Módulo IV Motivação Humana – Bibliografia Human Motivation Yoshio Kondo 3A Corporation
15
Motivação Humana – Não trabalhamos somente por dinheiro. – A motivação humana básica independe de nacionalidade, religião, cultura, etc. – Motivação se torna mais e mais importante à medida em que se elevam os níveis de vida e de cultura das pessoas.
16
Teorias – Hierarquia de necessidades de Maslow – Sobrevivência – Segurança – Sociabilidade – Auto estima – Auto realização – Teoria de Motivação de Herzberg – Satisfações – Insatisfações
17
Os três elementos do trabalho – Criatividade (o prazer de pensar) – Atividade (o prazer de fazer) – Sociabilidade (o prazer de compartilhar resultados)
18
Trabalho x Lazer – O prazer dos esportes Autonomia e voluntariado O inesperado A tensão Ritmo Comparação justa - Medição
19
Trabalho x Lazer – O prazer dos esportes Resultados Imediatos Resultado antes do estilo Esforço e Habilidade Progresso e Reconhecimento Resultados x Prêmios financeiros
20
Senso de Responsabilidade 1. Os objetivos do trabalho devem ser claros 2. Deve se dar o maior grau de liberdade possível para a definição dos meios e métodos para se alcançar os objetivos A META É UMA EMPRESA SAUDÁVEL.
21
Standartização x Criatividade Atingindo as metas e respeitando-se especificações e restrições, deve-se permitir e incentivar a participação das pessoas na melhoria dos processos e procedimentos. A criatividade pode e deve ser utilizada para reduzir custos ou aumentar a produtividade dos processos existentes, mesmo eles já padronizados
22
Aprendendo com os Resultados – Aprendizado é fonte de motivação. – Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) – Acompanhamento Pontos falhos Pontos bons – Crítica a administração por objetivos
23
Teamwork – Espírito de Equipe – Objetivos devem ser amplos e não individuais – Incentivo a se ver o todo, inclusive com participação – Deve-se evitar fronteiras muito claras entre o trabalho das pessoas – Cooperação x Competição
24
Liderança e Participação – O líder tem um sonho – O líder é perseverante na busca do sonho – O líder dá apoio aos seus funcionários – O líder não interfere naquilo que os funcionários podem fazer por si – O líder dá os conselhos certos na hora certa – O líder é bem sucedido, mas não às custas do sacrifício de seus funcionários
25
Conclusão – As pessoas se motivam quando os objetivos do ambiente onde atuam estão integrados aos seus objetivos pessoais.
26
Tarefas Módulos 3 e 4 – Qual a % do seu grupo de trabalho que tem qualidade individual? – O que se pode fazer para aumentar o nível de qualidade individual do seu grupo de trabalho? – Qual a % do seu grupo de trabalho que está motivada? – O que se pode fazer para aumentar o nível de motivação do seu grupo de trabalho?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.