A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Participação de Crianças e Adolescentes Conceitos e práticas Nara Menezes Abril/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Participação de Crianças e Adolescentes Conceitos e práticas Nara Menezes Abril/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Participação de Crianças e Adolescentes Conceitos e práticas Nara Menezes Abril/2011

2 « Como podemos envolver crianças nas discussões que os adultos fazem para melhorar suas vidas?» «Como podemos assegurar que as crianças tenham seus pontos de vista e opiniões escutadas e respeitadas?» «o que nós podemos fazer para ter certeza que ambos, crianças e adultos estão propriamente preparados para esta discussão?»

3 participação de crianças é um processo de ativo envolvimento nas decisões feitas ( em diferentes níveis) em temas/ assuntos que dizem respeito a elas. Requer informação compartilhada e diálogo entre crianças e adultos, baseados em respeito mútuo e partilha de poder. A participação genuína dá às crianças a capacidade de formatar tanto o processo como os resultados. A Participação é proativa. Save the Childrens UK regional office in South and Central Asia

4 Participação tem haver com ter a oportunidade de expressar uma visão, influenciar tomadas de decisão e realização de mudanças. Participação de crianças é um envolvimento informado e desejado das crianças, incluindo as mais marginalizadas e aquelas de diferentes habilidades e idades, em assuntos que dizem respeito à elas, direta ou indiretamente.Participação de crianças é um modo de trabalhar e um principio essencial que atravessa todos os programas e ocorre em qualquer cenário – seja em casa ou no governo, no nível nacional/local ou internacional.

5 Participação de crianças é um meio ou experiência que, sob algumas condições, pode contribuir para sua formação e ao desenvolvimento de valores, atitudes, habilidades e competências para o exercício da cidadania e participação social desde a infância. É uma forma concreta de reconhecer os seus direitos, a sua condição de sujeito social e de aplicar os princípios da doutrina da proteção integral contida na Convenção. Contribui no processo de socialização política e integração social.

6 Um ambiente amigável e participativo O que é É quando crianças experimentam um ambiente seguro, confiável, acolhedor e encorajador para sua participação. Por que A qualidade da participação da criança e sua habilidade para se beneficiar dela é fortemente influenciada pelos esforços para criar um ambiente positivo para sua participação.

7 Os modos de trabalhar ajudam a construir a auto estima e a auto confiança de meninos e meninas de diferentes idades e habilidades para que eles possam sentir que são capazes de contribuir e de saber que tem uma experiência e pontos de vista válidos.

8 checklist de coisas importantes que você precisa pensar processos de consulta Tudo que você faz deve ser guiado pela preocupação em priorizar o melhor interesse da criança Estabeleça um processo transparente e justo de seleção de jovens participantes na consulta/pesquisa Forneça às crianças boa informação sobre o processo no qual elas estão sendo convidadas a participar Desenhe o processo de consulta ou evento em parceria com crianças e adolescentes envolvidos

9 processos de consulta e linguagem acessíveis para crianças... As crianças são perguntadas sobre qual a informação que necessitam uma informação acessível é compartilhada em tempo suficiente, em formatos amigáveis, e numa linguagem que a criança entenda, incluindo crianças com deficiência, por exemplo.

10 Após a comunicação inicial, considerar um acompanhamento com informação adicional relevante Ex. relatórios prévios feitos pelas crianças, relatórios de outros países, etc Assegure que você está levando em consideração os níveis de alfabetização quando envia informação para um encontro ou uma consulta Fazer esforços-extra para se comunicar com crianças vivendo em áreas remotas e em outras situações de difícil alcance

11 Seleção de participantes O critério e processo de seleção deve assegurar que quanto mais amplo e diverso um grupo de crianças for, maiores as chances das mesmas serem representadas. Algumas considerações-chave nesta área devem incluir, dentre outros: Gênero Idade dos participantes – crianças mais velhas e crianças mais novas Religião meio Rural e urbano equilíbrio Regional se está fora e dentro da escola classe social Raça/Etnia deficiência

12 Elaborando uma consulta ou um encontro de crianças Idealmente o processo de consulta deve ser desenhado em parceria com crianças e adolescentes Se este tipo de envolvimento no desenho de uma consulta ou encontro não for possível, tente achar outras maneiras de envolvê-los Começar um processo de consulta ou um encontro com um levantamento de expectativas pode ser uma boa maneira. Os facilitadores podem usar os resultados deste exercício para organizar a programação em torno de um agrupamento de expectativas em comum

13 Planejando e desenhando a consulta Identifique realisticamente a estimativa de tempo para cada atividade Crie tempo na programação para os participantes se conhecerem e partilhar experiências Invista uma boa quantidade de tempo nas sessões com pequenos grupos. Trabalhar em grupos menores tem sido comprovadamente mais participativo e agradável e menos intimidador do que plenárias Sempre que possível evite plenárias cheias de cabeças falantes. Quando utilizar sessões de plenárias tome cuidado para fazê-las o mais interativas possível.

14 Apesar de ser tentador tentar cobrir todos os tópicos de uma agenda, ninguém acha tão divertido ficar num evento todo o dia. Assegure algum tempo livre, assim como alguma atividade sócio-cultural no planejamento.

15 Muito importante Assegure que o caminho da consulta ou encontro será organizado para criar espaço para diversão e oportunidade para se divertir!

16 Organize um treinamento de facilitadores que aconteça imediatamente antes da consulta. Este pode ser um espaço onde, entre outros assuntos, vários métodos de facilitação podem ser compartilhados para fazer o processo mais dinâmico e criativo possível. Formação de facilitadores...

17 Tem mais... as crianças que participaram do processo de consulta tiveram acesso a informação do que vai acontecer depois?

18 seguimento Compartilhe com as crianças os resultados do trabalho que elas fizeram, no fim do projeto Se for possível mostre a eles como o seu trabalho participa do trabalho geral Forneça suporte prático para assegurar que os jovens participantes possam dar retorno de suas ações com seus pares nas suas comunidades


Carregar ppt "Participação de Crianças e Adolescentes Conceitos e práticas Nara Menezes Abril/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google