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Escritores e Artistas mais cobrados no ENEM

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Apresentação em tema: "Escritores e Artistas mais cobrados no ENEM"— Transcrição da apresentação:

1 Escritores e Artistas mais cobrados no ENEM
Prof. Volney Ribeiro

2 Apesar de não cobrar leitura obrigatória, o ENEM exige que o aluno tenha conhecimentos sobre obras de escritores brasileiros, principalmente sobre literatura no período do Modernismo.

3 A maioria das questões referentes à literatura está na parte de Código de Linguagens e suas Tecnologias, mas algumas também podem aparecer nas Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

4 Uma das características da literatura no ENEM é cobrar mais escritores brasileiros do escritores portugueses, o que elimina parte dos conteúdos exigidos em outros vestibulares, como é o caso da literatura portuguesa, na figura de Camões.

5 A LITERATURA NO ENEM

6 Existem três modelos de perguntas que são mais frequentes no Enem: 1) Analisar um poema e compreender o texto literário, para indicar sobre o que está tratando o exemplo. 2) Apresenta-se o poema de um autor para que o aluno analise e identifique suas principais características. 3) O Enem também pede que o aluno relacione dois textos: o literário e uma crítica feita por um especialista.

7 O Enem privilegia alguns verbos, entre eles, o relacionar
O Enem privilegia alguns verbos, entre eles, o relacionar. É importante que essa ação seja praticada na prova, logo não se deve estudar a Literatura de forma fragmentada. Contextualize-a, relacione o contexto histórico com a escola literária e com as manifestações artísticas da época.

8 Predomina neste exame, portanto, o caráter interdisciplinar
Predomina neste exame, portanto, o caráter interdisciplinar. Mesclam-se, por exemplo, ilustrações e obras literárias; um texto de literatura e a criação de um pintor; uma história em quadrinhos e um poema; uma canção e o trecho de um conto, e muitas vezes uma questão de língua portuguesa alicerçada em uma passagem de um livro.

9 ASSUNTOS MAIS COBRADOS

10 1) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS OU FIGURAS
Ano / Quantidade de questões 2) LITERATURA, ARTES E ATUALIDADES

11 3) ESTRUTUTURA TEXTUAL E ANÁLISE DE DISCURSO
Ano / Quantidade de questões 4) VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

12 6) RELAÇÃO INTERTEXTUAL
5) FIGURAS DE LINGUAGEM Ano / Quantidade de questões 6) RELAÇÃO INTERTEXTUAL

13 7) SEMÂNTICA 8) NORMA CULTA X NORMA POPULAR
Ano / Quantidade de questões 8) NORMA CULTA X NORMA POPULAR

14 9) FUNÇÕES DA LINGUAGEM 10) GÊNERO TEXTUAL
Ano / Quantidade de questões 10) GÊNERO TEXTUAL

15 Ano / Quantidade de questões 2012 - 0 2011 - 1 2010 - 2 2009 - 0
11) GRAMÁTICA Ano / Quantidade de questões Fonte:

16 AUTORES MAIS COBRADOS NO ENEM

17 1. Carlos Drummond de Andrade 2. Manuel Bandeira 3. Ferreira Gullar 4
1. Carlos Drummond de Andrade 2. Manuel Bandeira 3. Ferreira Gullar 4. Machado de Assis 5. João Cabral de Melo Neto 6. Mário de Andrade 7. Oswald de Andrade

18 8. Vinicius de Moraes 9. Álvares de Azevedo 10
8. Vinicius de Moraes 9. Álvares de Azevedo 10. Luís Fernando Veríssimo 11. Rubem Braga 12. Monteiro Lobato 13. Graciliano Ramos 14. José Lins do Rego 15. Millôr Fernandes

19 16. Gonçalves Dias 17. Mário Quintana 18. Guimarães Rosa 19
16. Gonçalves Dias 17. Mário Quintana 18. Guimarães Rosa 19. Álvares de Azevedo 20. Camões 21.Érico Veríssimo 22. Rui Castro

20 BREVE ANÁLISE DE AUTORES

21 Carlos Drummond de Andrade
Nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de Morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

22 Carlos Drummond de Andrade
 2ª Geração do Modernismo Brasileiro A poesia dessa geração revela forte consciência social. Essa poesia também levanta questionamentos sobre o papel do poeta no mundo, a inevitável reflexão do fazer poético, por vezes revelando sua natureza religiosa e espiritual. A linguagem desenvolvida nesse período preza pela liberdade formal, embora adote, com frequência, também formas clássicas como o soneto.

23 Fases da poesia de Drummond
A 1ª fase (a fase gauche) tem como características o pessimismo, o isolamento, o individualismo e a reflexão existencial. Nota-se nesta fase um desencanto em relação ao mundo. Obras “Alguma Poesia” (1930) “Brejo das Almas” (1934) Características dessas obras: ironia, o humor e a linguagem coloquial.

24 A 2ª fase, chamada fase social, é marcada pela vontade do poeta de participar e tentar transformar o mundo, o pessimismo e o isolamento da 1ª fase é posto de lado. O poeta se solidariza com os problemas do mundo. Obras “Sentimento do mundo” (1940) “José” (1942) “Rosa do Povo” (1945)

25 Poesia Nominal: repletas de neologismos e aliterações.
A 3ª fase pode ser dividida em 2 momentos: poesia filosófica e poesia nominal. Poesia Filosófica: textos que refletem sobre vários temas de preocupação universal como a vida e a morte. Obras “Fazendeiro do ar” (1955) “Vida passada a limpo” (1959) Poesia Nominal: repletas de neologismos e aliterações. “Lição de coisas” (1962)

26 A fase final (o tempo das memórias)
Como o próprio nome já diz, as obras desta fase (década de 70 e 80), são cheias de recordações do poeta. Os temas infância e família são retomados e aprofundados além dos temas universais já discutidos anteriormente. Obras “Boitempo” “Boitempo III” “As impurezas do branco” “Amor Amores”

27 Características da poesia Drummondiana
Proclama a liberdade das palavras, uma libertação do idioma que autoriza modelação poética à margem das convenções usuais. Segue a libertação proposta por Mario de Andrade; com a instituição do verso livre, acentua-se a libertação do ritmo, mostrando que este não depende de um metro fixo (impulso rítmico). Segue uma corrente mais lírica e subjetiva dentro do Modernismo.

28 Faz uso da liberdade linguística, do verso livre, das temáticas cotidianas. Mas vai além...
"A obra de Drummond alcança um coeficiente de solidão, que o desprende do próprio solo da História, levando o leitor a uma atitude livre de referências, ou de marcas ideológicas, ou prospectivas" ( Alfredo Bosi)

29 A poesia de Carlos Drummond a partir da dialética “eu x mundo”, desdobra-se em três atitudes:
Eu maior que o mundo — marcada pela poesia irônica. Eu menor que o mundo — marcada pela poesia social. Eu igual ao mundo — abrange a poesia metafísica.

30 Temas típicos na poesia de Drummond
O Indivíduo: "um eu todo retorcido". o indivíduo na poesia de Drummond é complicado, torturado, estilhaçado. A terra natal: a relação com o lugar de origem, que o indivíduo abandona. A família: o indivíduo interroga, sem alegria, mas sem sentimentalismo, a estranha realidade familiar, a família que existe nele próprio.

31 Os Amigos: Ele faz homenagens a figuras que o poeta admira, próximas ou distantes, tais como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Machado de Assis e Charles Chaplin. O Choque Social: O espaço social onde se expressa o individuo e as suas limitações face aos outros. O Amor: Pouco ou nada romântico ou sentimental, o amor em Drummond é uma amarga forma de conhecimento dos outros e de si próprio.

32 A poesia. O fazer poético aparece como reflexão ao longo da sua poesia.
A existência: a questão de estar-no-mundo...

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34 Questão ENEM No poema Procura da poesia, Carlos Drummond de Andrade expressa a concepção estética de se fazer com palavras o que o escultor Michelângelo fazia com mármore. O fragmento abaixo exemplifica essa afirmação. (...) Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível, que lhe deres: trouxeste a chave? (Carlos Drummond de Andrade. A rosa do povo. Rio de Janeiro: Record, 1997, p )

35 Esse fragmento poético ilustra o seguinte tema constante entre autores modernistas: a) a nostalgia do passado colonialista revisitado. b) a preocupação com o engajamento político e social da literatura. c) o trabalho quase artesanal com as palavras, despertando sentidos novos. d) a produção de sentidos herméticos na busca da perfeição poética. e) a contemplação da natureza brasileira na perspectiva ufanista da pátria.

36 Manuel Bandeira Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho ( ) foi um poeta brasileiro. Era professor de literatura, crítico literário e crítico de arte. Foi eleito para Academia Brasileira de Letras, em 1940, ocupando a cadeira 24. No dia 13 de outubro de 1968, às 12h50min, morre no Hospital Samaritano, em Botafogo, sendo sepultado no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista.

37 Temas recorrentes na obra de Bandeira
Os temas mais comuns de sua obra são, entre outros, a paixão pela vida, a morte, o amor e o erotismo, a solidão, o cotidiano e a infância.

38 Características Literárias de Bandeira
Neorromântico Neossimbolista Pessimismo Ironia

39 Manuel Bandeira

40 Questão ENEM "Poética", de Manuel Bandeira, é quase um manifesto do movimento modernista brasileiro de No poema, o autor elabora críticas e propostas que representam o pensamento estético predominante na época. Poética Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e  [manifestações de apreço ao Sr. diretor. Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o  [cunho vernáculo de um vocábulo Abaixo os puristas Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare - Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. (BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro. Aguilar, 1974)

41 Com base na leitura do poema, podemos afirmar corretamente que o poeta: (A) critica o lirismo louco do movimento modernista. (B) critica todo e qualquer lirismo na literatura. (C) propõe o retorno ao lirismo do movimento clássico. (D) propõe o retorno ao lirismo do movimento romântico. (E) propõe a criação de um novo lirismo.

42 Ferreira Gullar Ferreira Gullar (José Ribamar Ferreira), nasceu no dia 10 de setembro de 1930, na cidade de São Luiz, capital do Maranhão. É nomeado, em 1961, com a posse de Jânio Quadros, diretor da Fundação Cultural de Brasília. Elabora o projeto do Museu de Arte Popular e inicia sua construção. No ano do golpe militar, 1964, o autor se filia ao Partido Comunista Brasileiro. Foi preso em 1968 com o estabelecimento do Ato Institucional nº 5. Teve como companhia Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em 1971, decide se exilar. Mora na Rússia, no Chile, no Peru e na Argentina. 

43 Estilo Através de seus poemas, expressa a necessidade de lutar contra a opressão social. A poesia engajada é uma marca da obra de Ferreira Gullar. O autor acredita que a produção artística deve levar em consideração o que está acontecendo com o mundo. Gullar apresenta uma linguagem inovadora, mas com palavras simples, e consegue relacionar a linguagem verbal e a visual. Apresenta ainda metalinguagem, já que fala do fazer poético.

44 Ferreira Gullar

45 Questão ENEM Ferreira Gullar, um dos grandes poetas brasileiros da atualidade, é autor de "Bicho urbano", poema sobre a sua relação com as pequenas e grandes cidades. Bicho urbano Se disser que prefiro morar em Pirapemas ou em outra qualquer pequena cidade do país estou mentindo ainda que lá se possa de manhã lavar o rosto no orvalho e o pão preserve aquele branco sabor de alvorada A natureza me assusta. Com seus matos sombrios suas águas suas aves que são como aparições me assusta quase tanto quanto esse abismo de gases e de estrelas aberto sob minha cabeça. (GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1991)

46 Embora não opte por viver numa pequena cidade, o poeta reconhece elementos de valor no cotidiano das pequenas comunidades. Para expressar a relação do homem com alguns desses elementos, ele recorre à sinestesia, construção de linguagem em que se mesclam impressões sensoriais diversas. Assinale a opção em que se observa esse recurso. (A) "e o pão preserve aquele branco / sabor de alvorada.“ (B) "ainda que lá se possa de manhã / lavar o rosto no orvalho“ (C) "A natureza me assusta. / Com seus matos sombrios suas águas“ (D) "suas aves que são como aparições / me assusta quase tanto quanto“ (E) "me assusta quase tanto quanto / esse abismo / de gases e de estrelas“

47 Machado de Assis Machado de Assis (Joaquim Maria M. de A.), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo. Nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.

48 Aspectos literários de Machado de Assis
As obras de Machado de Assis dividem-se em duas fases: a primeira é fase romântica; a segunda, a realista. Na fase romântica, o amor e os relacionamentos amorosos são os principais temas de seus livros. Desta fase, podemos destacar as seguintes obras: Ressurreição (1872), seu primeiro livro, A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878). Na fase realista, o autor faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase, destacam-se as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).

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50 Questão ENEM No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo. “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.” (ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.)

51 A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa: a) ... o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas ... b) ... era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça ... c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, ... d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos ... e) ... o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

52 João Cabral de Melo Neto
João Cabral de Melo Neto nasceu no dia 9 de janeiro de 1920, em Recife. Em 1945, ingressou na carreira diplomática e, a partir de então, serviu em vários lugares: Sevilha, Marselha, Madri, Barcelona, Londres, Dacar, Quito, Porto e Rio de Janeiro, aposentando-se em Veio a falecer aos nove dias do mês de outubro de 1999, no Rio de Janeiro.

53 Características Literárias de João C. de M. Neto
Sua obra apresenta duas linhas-mestras: a metapoética e a participante. A linha metapoética abrange os poemas de investigação do próprio fazer poético. E a participante é aquela que tem como tema o Nordeste, com todos os problemas voltados para a questão social, tais como a miséria, a indigência, a fome, entre outros. Cabral é classificado por alguns como “um poeta de poucas palavras e poucos assuntos”, numa definição que combina sua postura pessoal introspectiva e arredia à insistência quase patológica em alguns temas.

54 João C. de M. Neto

55 Questão ENEM Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos: “Falo somente com o que falo: a linguagem enxuta, contato denso; falo somente do que falo: a vida seca, áspera e clara do sertão; falo somente por quem falo: o homem sertanejo sobrevivendo na adversidade e na míngua. Falo somente para quem falo: para os que precisam ser alertados para a situação da miséria no Nordeste.”

56 Para João Cabral de Melo Neto, no texto literário, a) a linguagem do texto deve refletir o tema, e a fala do autor deve denunciar o fato social para determinados leitores. b) a linguagem do texto não deve ter relação com o tema, e o autor deve ser imparcial para que seu texto seja lido. c) o escritor deve saber separar a linguagem do tema e a perspectiva pessoal da perspectiva do leitor. d) a linguagem pode ser separada do tema, e o escritor deve ser o delator do fato social para todos os leitores. e) a linguagem está além do tema, e o fato social deve ser a proposta do escritor para convencer o leitor.

57 ARTISTAS MAIS COBRADOS NO ENEM

58 1. Pablo Picasso 2. Anita Malfatti 3. Cândido Portinari 4
1. Pablo Picasso 2. Anita Malfatti 3. Cândido Portinari 4. Tarsila do Amaral 5. Chico Buarque 6. Gilberto Gil 7. Leonardo da Vinci 8. Van Gog 9. Luiz Gonzaga 10. Andy Warhol 11. Gonzaguinha 12. Romero Brito

59 BREVE ANÁLISE DE ARTISTAS

60 Pablo Picasso O artista espanhol Pablo Picasso (25/10/1881-8/4/1973) destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. É considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.

61 Pablo Picasso CUBISMO A REALIDADE EM FORMAS GEOMÉTRICAS
Na arte Cubista, há uma atitude de descompromisso com a aparência real das coisas. A visão cubista tem a função de ilustrar na arte a decomposição, a fragmentação e a recomposição da realidade através das estruturas geométricas. CUBISMO A REALIDADE EM FORMAS GEOMÉTRICAS “A arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade.”

62 Pablo Picasso Mulher com flor (1932), de Pablo Picasso, que assim se manifestou em certa ocasião: “Toda a gente quer compreender a arte. Por que não tentam compreender as canções de um pássaro? [...] Pessoas que querem explicar telas normalmente ladram para a árvore errada”.

63 Pablo Picasso Les Demoiselles d’Avignon (1907).

64 Pablo Picasso

65 Anita Malfatti

66 Anita Malfatti É considerada a primeira representante do Modernismo no Brasil. Ela nasceu em São Paulo em 2 de dezembro de 1889 e faleceu aos 74 anos, em 6 de novembro de 1964.

67 Anita Malfatti A maneira como ela percebia a arte veio “desarrumar” o que era aceito. Para ela, porém, não era somente o que era belo que existia. O feio fazia parte da realidade e era por ela retratado em sua arte. Era a expressão que se fazia presente porque era assim que Anita percebia a arte. Suas pinturas – modernas – tinham, portanto, motivos para causar desaprovação.

68 Malfatti e o Expressionismo
O objetivo era expor a subjetividade do mundo interior do artista, e isto implicava no distanciamento da beleza, seja pela “caricatura” (resultado da distorção da imagem), seja pela expressão do sofrimento humano como pobreza, violência, paixão, visão da morte e outros sofrimentos humanos.

69 Malfatti Em “O farol” (1915), ela afirma seu gosto pelas cores abundantes e descompromissadas.

70 emocional e, enquanto temática, marginal.
Malfatti Expressionismo A boba (1917), tela de Anita Malfatti em que sobressaem os elementos dramático, emocional e, enquanto temática, marginal.

71 Paisagem – França Porto de Mônaco, óleo sobre tela (80x64,5)

72 Paisagem – Itália Veneza (Canaleto) óleo s/ tela (51,5x63).

73 Paisagem No final da sua carreira, Anita transforma radicalmente seu jeito de pintar. Ela declara querer abandonar as fórmulas internacionais e pintar de forma cada vez mais simples. A temática também muda: a introspecção, e os retratos de forte expressão psicológica são substituídos pela representação da “alma brasileira”. 

74 Paisagem - Brasil As duas Igrejas (Itanhaém) óleo s/ tela (53,8x66). 

75 Paisagem - Brasil Samba óleo s/ tela (39,9x49,3).

76 Cândido Portinari

77 Cândido Portinari Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de Destacou-se também nas áreas de poesia e política. Autor de quase cinco mil obras, entre elas os painéis "Guerra e Paz" da sede da ONU em Nova York e o mural da Biblioteca do Congresso em Washington. No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.

78 Cândido Portinari Características principais de suas obras: - Retratou questões sociais do Brasil; - Suas obras de arte refletem influências, principalmente, do surrealismo e do cubismo. - Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.

79 Cândido Portinari

80 Cândido Portinari

81 Cândido Portinari

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83 Tarsila do Amaral

84 Tarsila do Amaral Nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, ‘Sagrado Coração de Jesus’, Faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973.

85 Tarsila do Amaral Em 1922, tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Em 1933, pinta o quadro “Operários” e dá início à pintura social no Brasil. No ano seguinte, participa do I Salão Paulista de Belas Artes. Em 1963, tem sala especial na VII Bienal de São Paulo e, no ano seguinte, participação especial na XXXII Bienal de Veneza.

86 Tarsila do Amaral Carnaval em Madureira, Tarsila do Amaral. De Albert Gleizes, Tarsila recebeu a chave do Cubismo, que cultivou com amor e sob uma ótica construtivista.

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89 E mais... Além dos poemas, romances e músicas, costumam estar na prova também quadrinhos, charges e cartuns. Calvin e seu tigre de pelúcia fazem análises bem-humoradas das relações sociais e políticas. No caso de Hagar, podemos destacar a questão da representação sarcástica do período medieval. Destaque também para a HQ argentina “Mafalda” e “Graúna”, HQ brasileira do cartunista Henfil.

90 ABRAÇO A TODOS! Prof. Volney Ribeiro


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