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Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso Título Acadêmico: Professor Orientador: 1.

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1 Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso Título Acadêmico: Professor Orientador: 1

2 Introdução O principal objetivo buscado neste Trabalho de Conclusão de Curso foi conhecer em termos práticos e objetivos, como são tratados os resultados advindos de um instrumento tão importante que é uma pesquisa de satisfação, condizentes com a bagagem técnica colhida nas organizações que buscam flexibilizar o atendimento com profissionais que compreendam claramente as necessidades e desejos dos seus clientes. 2

3 Objetivos Objetivo Geral Objetivos específicos Verificar a ações tomadas pela fundação após a aplicação da pesquisa; Analisar as ações diante dos resultados alcançados. 3

4 Fundamentação Teórica Os clientes são a razão de existir de qualquer empresa, e conhecer suas necessidades e desejos é essencial para todas as empresas. Segundo Kotler (2000, p.155), o principal, nos tempos atuais, é fidelizar seus clientes atuais e desenvolver relacionamentos com mais consistência. Desatnick e Detzel (1995, p. 8) afirmam que: A satisfação do cliente é o grau de felicidade experimentada por ele. Ela é produzida por toda uma organização – por todos os departamentos, todas as funções e todas as pessoas. Entre os clientes se incluem compradores externos de bens e serviços da organização, fornecedores, a comunidade local, funcionários, gerentes 4

5 Fundamentação Teórica (...) 5

6 Metodologia (...) 6

7 Análise de Pesquisa de satisfação PREVIG (...) 7

8 Considerações Finais Entretanto sugeri-se a adoção de uma periodicidade para a aplicação de novas pesquisas de satisfação a fim de avaliar os reflexos das ações tomadas pela fundação, criar uma série histórica da percepção da satisfação de seus participantes. A sugestão final deste estudo, é que a PREVIG mantenha sempre um posicionamento de transparência com seu participante, procurando satisfazer as necessidades e desejos dos mesmos, assim como fazer uma pesquisa de clima organizacional para saber como anda o índice de satisfação do cliente interno da PREVIG, pois não basta apenas preocupar-se com o cliente externo, mas sim com o clima de forma geral. Analisar as tendências que forem surgindo no mercado, entre outras iniciativas que sejam pertinentes a entidade. 8

9 Agradecimentos (...) 9


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