A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texturas. Algumas peças musicais podem apresentar uma sonoridademais densa, rica e fluindo com facilidade. Outras podem mostrar-se com os sons menos densos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texturas. Algumas peças musicais podem apresentar uma sonoridademais densa, rica e fluindo com facilidade. Outras podem mostrar-se com os sons menos densos."— Transcrição da apresentação:

1 Texturas

2 Algumas peças musicais podem apresentar uma sonoridademais densa, rica e fluindo com facilidade. Outras podem mostrar-se com os sons menos densos e epalhados, por vezes produzindo um efeito penetrante e agressivo. Para descrever esse aspecto da música, usamos a palavra textura, comparando a trama formada pelos fios de um tecido com a organização dos sons numa composição musical. Há três maneiras básicas de o compositor “tecer” uma música:

3 Monofônica É a música mais simples. Uma linha melódica, sem qualquer tipo de acompanhamento. No mais simples de tudo seria uma pessoa cantando sozinha, ou um instrumentista de clarineta tocando sozinho. Um sujeito assobiando uma canção. Nenhuma harmonia no sentido ocidental acompanha as suas linhas melódicas.

4 Homofônica Consiste de melodia principal com acompanhamento de acordes (mais de dois sons ao mesmo tempo). Conhecida como melodia acompanhada. Uma voz ou instrumento tem a parte melódica e outras vozes ou instrumentos a acompanham com acordes. Se retirarmos o acompanhamento e só deixarmos a melodia principal é possível entender a música.

5 Polifônica Técnica utilizada na composição da música Europeia Ocidental. Também chamada Harmonia movimentada. Quando todas as vozes ou instrumentos apresentam o mesmo peso dentro da estrutura musical. (diferente da homofonia = melodia mais importante).


Carregar ppt "Texturas. Algumas peças musicais podem apresentar uma sonoridademais densa, rica e fluindo com facilidade. Outras podem mostrar-se com os sons menos densos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google