A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parte 2  Um dos primeiros transformistas foi Lamarck (1744- 1829).  Propôs sua teoria no ano em que nascia Darwin.  Ideia principal: Ambiente criava.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parte 2  Um dos primeiros transformistas foi Lamarck (1744- 1829).  Propôs sua teoria no ano em que nascia Darwin.  Ideia principal: Ambiente criava."— Transcrição da apresentação:

1

2 Parte 2

3

4  Um dos primeiros transformistas foi Lamarck ( ).  Propôs sua teoria no ano em que nascia Darwin.  Ideia principal: Ambiente criava uma necessidade dos animais a se transformarem.  Veio da observação de que quando se treinavam um músculo este se desenvolvia. (Exemplo: Atleta)

5 O ciclista Robert Forstemann, que possui 73cm de coxa ou seja, sete centímetros a mais que o lateral- esquerdo Roberto Carlos, que tem 66cm.

6  Lei do Uso e Desuso: A utilização mais frequentes de certas partes do corpo promoveria o crescimento e o desenvolvimento. Já o desuso, promoveria a atrofia, a perda da função.  Exemplo: Falta de uso de algum músculo/membro devido a lesão/engessamento.

7  Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos:  Qualquer caractere benéfico adquirido seria transmitidos aos descendentes. Explicaria, por exemplo, os dedos dos pés das aves nadadoras que teriam surgido da necessidade de nadar e um pai que se tornou forte fisicamente, ter um filho também forte.

8 Filho de Afonso, Afonsinho é.

9  A lei do uso e desuso “vale” apenas em órgãos de natureza muscular que crescem ao serem utilizados com frequência.  No entanto, se alguém que costuma fazer muito exercício parar totalmente, seus músculos diminuirão. Essas características não foram adquiridas permanentemente. O contrário vale para alguém que sofreu atrofia muscular.

10  Com relação a transmissão das características adquiridos algumas experiências que mostram erros nas ideias de Lamarck:  a) Um biólogo alemão chamado Weissman, durante várias gerações de casais de ratos, cortava suas caudas e os colocava juntos para reproduzirem-se e observar seus descendentes. Verificou que os descendentes sempre nasciam com cauda.  b) O ritual da circuncisão é realizado entre os judeus para retirada do prepúcio, mostrando que a característica anatômica não se alterou ao longo do tempo.

11

12 Viagem de Darwin

13

14  Enfrentou dificuldades para promover suas ideias. Foi ridicularizado por muitos.

15 Ideias chave:  Variabilidade entre a mesma espécie.  Seleção Natural ( Pressão do Ambiente) Influência de Thomas Malthus.

16 Crescimento da população mais rápido que o de alimentos. Pressão do ambiente

17  Adaptação da espécie, do conjunto. E não do individuo.

18

19 Esboço original de Darwin

20 O homem e o macaco são descendentes do mesmo ancestral, que seria o elo perdido.

21 Seria o mais próximo de um ancestral comum entre aves e dinossauros, mas é classificado como ave.

22

23

24  O ligre (leão + tigre) é um híbrido entre um leão e um tigre fêmea. Os machos são estéreis mas a fêmeas são fertéis. O número de pares cromossomos é diferente.

25  Irradiação Adaptativa Processo que é conseqüência de isolamento geográfico de vários grupos a partir de uma população inicial, levando à diversificação das espécies com acúmulo de características diferentes ao longo do tempo e com atuação da seleção natural. A partir de uma mesmo tipo ancestral ocorre o aparecimento de várias linhas evolutivas divergentes. Todos estes organismos, por terem um ancestral comum, possuem estruturas derivadas de uma mesma estrutura original. Estas estruturas são chamadas órgãos homólogos como, por exemplo, braços do homem e asas de morcego, que possuem a mesma origem embrionária.  Convergência Adaptativa Processo que é resultante da adaptação de grupos de organismos de espécies diferentes a um mesmo hábitat. Por estarem adaptados ao mesmo hábitat, possuem semelhanças em relação à organização de corpo sem necessariamente possuírem grau de parentesco. Estes organismos, por viverem num mesmo tipo de ambiente e estarem adaptados ao mesmo, possuem estruturas que apresentam a mesma função que são chamadas órgãos análogos, como, por exemplo: Asas de borboleta e asas de morcego. ( Mesma função, origem totalmente diferente). São semelhantes pela função e não por terem uma mesma origem embrionária ou pelos organismos possuírem ancestral comum.

26

27  Mutações + Recombinação genética = Variabilidade. (Necessária para que alguns indivíduos selecionados)

28  É simplesmente a explicação da variação genética proposta por Darwin, pela genética.  Lembrar da tabelinha! Nem todos os filhos nascem iguais!

29

30  Há dúvidas em relação ao dente do siso. A presença do dente do siso pode provocar desvantagem para quem o tem? Exemplo: Homem com “dor de dente”, devido ao crescimento errado do siso pode ser menos propenso a se reproduzir?

31 Utilidade nos roedores o alimento parcialmente digerido á armazenado e a celulose, abundante nos vegetais ingeridos, é degradada pela ação de bactérias especializadas. Desvantagem em mamíferos superiores: Causa apendicite, pode levar a infecção generalizada e morte.

32  Mudança de orientação do campo magnética da terra pode gerar mais mutações

33  Apesar de ensinar a ementa do ENEM, que considera a evolução como fato dado. Há algumas questões não respondidas cientificamente.  Um dos principais expoentes da crítica a origem da vida pela evolução química é o Prof. Dr. Marcos Eberlin, da UNICAMP.  Complexidade Irredutível  Informação aperiódica funcional  Antevidência genial Site: 

34 Segundo Eberlin, existem estruturas que parecem ser criadas por uma inteligência superior, preparadas para certas situações, assim como este rato.

35

36  Prof. Dr. Roberto G. S. Berlinck, Instituto de Química de São Carlos, da USP. No geral, diz que o professor Marcos Eberlin, “apela” para uma teoria que não pode ser testada. Ao encontrar questões aparentemente insolúveis, ele coloca Deus, ou uma inteligência superior como resposta.

37  O fato que é existem perguntas não respondidas pela ciência a respeito da evolução.  No entanto, não creio que o design inteligente seja única opção. Creio que a opção seja a pesquisa cada vez maior de uma teoria que satisfaça essa questões. Assim, como a Física Quântica no fim do século XIX e no século XX.


Carregar ppt "Parte 2  Um dos primeiros transformistas foi Lamarck (1744- 1829).  Propôs sua teoria no ano em que nascia Darwin.  Ideia principal: Ambiente criava."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google