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COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA.

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2 COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA

3 Componentes de um processo de GT: ò Pessoal ò Fontes de informação ò Tecnologia de informação: Software + hardware + redes de telecomunicações Procedimentos: 3Coleta 3Avaliação 3Estocagem 3Análise 3Disseminação e retroalimentação

4 Planejamento e direção: À Planejamento e direção: 3Claro entendimento das necessidades dos usuários; 3Estabelecimento de um plano de coleta e análise de dados; 3Manter o usuário o mais informado possível. COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS

5 Coleta das informações: Á Coleta das informações: 3Base de dados; 3Internet; 3Informação internacional; 3Organização.

6 ò Literatura primária: 3Relatórios técnicos 3Conferências 3Patentes 3Teses e dissertações 3Revistas técnicas e científicas ò Literatura secundária: 3Abstracts ò Literatura terciária: 3Guias de literatura Fontes de informação:

7 ò Primeiro passo no tratamento da informação  A A A Avaliação da informação: 3É a função de controle da qualidade e confiabilidade dos dados; 3Permite avaliar se o levantamento realizado para determinados objetivos foi adequado.

8 ò Segundo passo no tratamento da informação; ò A análise coloca a informação em uma forma adequada para as tomadas de decisão estratégicas e táticas; ò Não é fácil encontrar bons analistas; ò Múltiplas metodologias. Ã AÃ AÃ AÃ Análise da informação:

9 Disseminação e recomendações: Ã Disseminação e recomendações: 3Apresentação: ò Respostas às necessidades dos tomadores de decisão; ò Análise focalizada e não geral; ò Alto nível de confiança;

10 Fontes internas de informação ò Marketing e Vendas; ò Manufatura; ò Contabilidade e Finanças; ò Recursos Humanos; ò Outros,...

11 COLETA DE INFORMAÇÕES EXTERNAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA

12 SOCIEDADE ECONOMIA POLÍTICA TECNOLOGIA CLIENTES COMPETIDORES REGULADORESFINANCIADORES DISTRIBUIDORESFORNECEDORES Ambiente externo

13 1.Contato preliminar com pessoal bem informado: –relações públicas/investidores; –serviço de atendimento ao cliente; –bibliotecnomistas e documentalistas. 2. Contato com altos executivos e gerentes intermediários de empresas concorrentes; 3. Contato com clientes; 4. Contato com fornecedores. COLETA DE INFORMAÇÕES EXTERNAS:

14 ò Entrevistas pessoais; ò Entrevistas via correio; ò Entrevistas pelo telefone; ò Entrevistas via internet. PESQUISA DE MERCADO:

15 A ANÁLISE DA INFORMAÇÃO COLETADA FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco

16 3Centenas de milhares de dados; 3Rápida determinação de onde se encaixa cada elemento informativo; 3Um coordenador é necessário para receber os bits de informação; 3Uma lista de verificação facilita esta atividade. Análise da informação:

17 Â Compreende quatro processos: 3Análise propriamente dita 3Síntese 3Hipótese 3Construção e prova de suposições Análise da informação:

18 Ã Múltiplos enfoques: 3Planejamento estratégico; 3Gestão da inovação tecnológica; 3Elaboração de diagnósticos, análise de cenários, prognósticos e elaboração de modelos; 3Resolução de problemas e tomada de decisão. Análise da informação:

19 FORMATANDO O CONHECIMENTO Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA

20 Informações estratégicas para elaboração de planos estratégicos: ò Identificar os elementos essenciais da informação; ò Determinar os principais usuários da informação; ò Utilizar o formato conciso com frases breves; ò Utilizar gráficos e tabelas; ò Evitar utilização de números; ò Expor conclusões e informações de apoio de forma concisa; ò Desenvolver uma abordagem hierárquica para a síntese.

21 Relatórios de informação

22 ò Os aspectos estratégicos e táticos; ò Orientado à tomada de decisão; ò Inclusão de suporte de informação, somente se necessário; ò Distribuição baseada na necessidade de conhecimento; ò Vários relatórios ao invés de um relatório extenso. O que focalizar?

23 GUARDANDO OS SEGREDOS DA ORGANIZAÇÃO FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco

24 O segredo depende fundamentalmente: ò Da quantidade e profundidade das informações estratégicas disponíveis na organização; ò Do tipo de negócio; ò Do tamanho do negócio; ò Do nível de competição no mercado.

25 Profissionais em espionagem de negócios: ò Espiões industriais; ò Informantes industriais; ò Falsos headhunters; ò Bisbilhoteiros.

26 ò Estabelecimento de um comitê de segurança; ò Revisão dos procedimentos de segurança existentes; ò Análise dos riscos em todas as divisões/departamentos; ò Desenvolvimento de diretrizes de segurança; òTreinamento de todos os trabalhadores; òGestão através de auditorias de segurança contínuas. Sistemas de segurança de informação Como proteger?


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