A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Pedagogia e seu objeto de estudo: a educação  A Grécia antiga é considerada o berço da Pedagogia, esta que surgiu a partir da definição de seu objeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Pedagogia e seu objeto de estudo: a educação  A Grécia antiga é considerada o berço da Pedagogia, esta que surgiu a partir da definição de seu objeto."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Pedagogia e seu objeto de estudo: a educação

3  A Grécia antiga é considerada o berço da Pedagogia, esta que surgiu a partir da definição de seu objeto de estudo: a educação.  A Pedagogia surgiu devido a necessidade de se ter uma ciência de ensino que abarcasse a sistematização dos conhecimentos educacionais, e que fundamentasse os agentes do processo educativo.

4  Em evidência, compreendemos que o campo de estudo da Pedagogia é inerente a educação, esta que se manifesta de diversas formas no meio político, econômico e sócio- cultural, atuando de maneira positiva no desenvolvimento humano, tornando-o consciente do papel do ser social e do ser individual que exerce na comunidade.  O objeto de estudo da Pedagogia: a educação é, portanto, amplo, capaz de estabelecer fronteiras com outras ciências.

5  Segundo Libâneo, J (1999, p.126) "na mentalidade, de muitos educadores, a Pedagogia ainda continua tendo o sentido de metodologia, de organização do ensino".  O que na verdade reconhecemos ir muito além que isto, uma vez que a Pedagogia está incumbida de analisar o processo ensino- aprendizagem do indivíduo, a prática pedagógica, os fatores externos, advindos do meio social, que favorecem o aprendizado, refletindo sobre o processo de educação como um todo.

6 O curso de Pedagogia na história da educação brasileira.

7  O curso de Pedagogia surgiu no Brasil como a mola mestra as políticas educacionais do final da década de 30, políticas essas voltadas para a modernização do país, que necessitava indubitavelmente de uma maior oferta de mão de obra e de uma maior qualificação dos empregados.  Foi por meio do Decreto– Lei n /1939 que foi criado e regulamentado o curso de Pedagogia no Brasil, que passou a fazer parte da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

8  A princípio quem estudasse três anos neste curso recebia o diploma de bacharel.  E os formandos que estudassem quatro anos, cursariam licenciatura em Pedagogia.

9  Até 1961 a organização do curso de Pedagogia permaneceu sob os mesmos parâmetros do esquema até então estabelecidos pelo Decreto– Lei n /1939, porém no momento regulamentado pelo parecer CFE n. 251/1962.  O parecer CFE 292/1962 vem ao encontro das expectativas da época para o currículo mínimo do curso de licenciatura em Pedagogia, que incluía o estudo de mais três disciplinas:  No ano de 1968, foi aprovada a Reforma Universitária, pela Lei n° 5.540, de 28/11/68 pelo Congresso Nacional. Esta reforma fixou as diretrizes de organização e funcionamento da educação a nível superior.

10  Outro dispositivo é direcionado ao curso de Pedagogia no ano de 1969, é o parecer 252/69, que destinava a duração de quatro anos tanto para o nível de bacharel quanto para o nível de licenciado do curso de pedagogia.  Na década de 80, as discussões realizadas levaram a produção de documentos que entre outras abordagens previa a formação específica dos professores para os diferentes níveis de ensino.

11  Nos anos 90, os debates acerca do curso de Pedagogia ficam marcados pela homologação da LDB 9394/96, a qual procura definir o perfil do pedagogo, sua habilitação e sua área de atuação, favorecendo no desenvolvimento da Educação Básica do país.

12  Nos dias de hoje, é possível inferir que os desdobramentos das políticas educacionais atreladas à história da Pedagogia no Brasil, fizeram com que essa ciência avançasse positivamente no processo de construção contínua da educação, uma vez que, a dicotomia entre bacharelado e licenciatura e a restrição do profissional da educação a mero propagador de valores capitalistas foram superadas; e ao seu lugar privilegiaram a atuação multidisciplinar do pedagogo, a sua transcendência aos valores éticos, humanos, a sua participação ativa na realidade social e do trabalho de sua área de formação.

13 A importância das relações sociais para a Pedagogia

14 Para que o ser humano se desenvolva plenamente é preciso estar interagindo com outros seres humanos, ou seja, estabelecendo relações sociais.

15  Park e Burgess denominam interação social o processo que incide sobre os sujeitos que se relacionam reciprocamente com outros sujeitos em determinado tempo e espaço.  Para K Lewin por meio da interação compreende-se os processos psicológicos atuantes entre o meio e o indivíduo.  E. Marc e D. Picard compreendem a interação como um fenômeno social no qual residem relações sociais que são constantemente atualizadas.

16  A interação social só proporcionará crescimento na área da Pedagogia, se esta não estiver propagando a idéia de uma cultura unificada em valores ascendentes, não estiver inflexível, não estando aberta aos ideais democráticos, norteando assim por ideologias totalitárias.  Nessa perspectiva, concluímos que as relações sociais resultam em crescimento educacional, pois proporcionam a troca de conhecimentos diversos entre os indivíduos, o que para a Pedagogia é de suma importância, uma vez que, entende que as culturas da sociedade são dinâmicas, se transformam em meio ao contexto social, a interação dos indivíduos, não sobrevivendo a idéias estáticas e imutáveis.

17 Considerações Finais.  Diante dos estudos que foram realizados nesta pesquisa percebemos em grande evidência que, a Pedagogia está fundamentada no processo educativo e assume papel importante neste, pois favorece o desenvolvimento integral da criança, atua de maneira positiva na esfera de ensino- aprendizagem escolar, sendo uma ciência de forte teor cultural, capaz de gerar prazer e interesse pelo conhecimento.  Até se tornar a ciência rica e complexa que é atualmente, a Pedagogia percorreu em sua trajetória histórica pelo Brasil pressupostos tradicionalistas e capitalistas, que permitiram seu crescimento no âmbito social, assim como a consolidação da sua identidade.

18  Inteiramente relacionada com a educação, esta denotada de feixes de saberes, a Pedagogia só sobrevive em sociedade por meio da interação entre pessoas e cultura nela existente.  Em suma, nos dedicamos ao estudo da Pedagogia por compreendermos a sua importância para o desenvolvimento integral do homem, e conseqüentemente para a participação deste em todas as esferas da sociedade.


Carregar ppt "A Pedagogia e seu objeto de estudo: a educação  A Grécia antiga é considerada o berço da Pedagogia, esta que surgiu a partir da definição de seu objeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google