A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7° SEMINÁRIO Priscila Freitas Vidal Matrícula:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7° SEMINÁRIO Priscila Freitas Vidal Matrícula:"— Transcrição da apresentação:

1 7° SEMINÁRIO Priscila Freitas Vidal Matrícula: 20091208072
Pedagogia: Memória, História e Identidade Cultural nas Relações Sociais

2 A Pedagogia e seu objeto de estudo: a educação

3 A Grécia antiga é considerada o berço da Pedagogia, esta que surgiu a partir da definição de seu objeto de estudo: a educação. A Pedagogia surgiu devido a necessidade de se ter uma ciência de ensino que abarcasse a sistematização dos conhecimentos educacionais, e que fundamentasse os agentes do processo educativo.

4 Em evidência, compreendemos que o campo de estudo da Pedagogia é inerente a educação, esta que se manifesta de diversas formas no meio político, econômico e sócio-cultural, atuando de maneira positiva no desenvolvimento humano, tornando-o consciente do papel do ser social e do ser individual que exerce na comunidade. O objeto de estudo da Pedagogia: a educação é, portanto, amplo, capaz de estabelecer fronteiras com outras ciências.

5 Segundo Libâneo, J (1999, p.126) "na mentalidade, de muitos educadores, a Pedagogia ainda continua tendo o sentido de metodologia, de organização do ensino". O que na verdade reconhecemos ir muito além que isto, uma vez que a Pedagogia está incumbida de analisar o processo ensino-aprendizagem do indivíduo, a prática pedagógica, os fatores externos, advindos do meio social, que favorecem o aprendizado, refletindo sobre o processo de educação como um todo.

6 O curso de Pedagogia na história da educação brasileira.

7 O curso de Pedagogia surgiu no Brasil como a mola mestra as políticas educacionais do final da década de 30, políticas essas voltadas para a modernização do país, que necessitava indubitavelmente de uma maior oferta de mão de obra e de uma maior qualificação dos empregados. Foi por meio do Decreto– Lei n /1939 que foi criado e regulamentado o curso de Pedagogia no Brasil, que passou a fazer parte da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

8 A princípio quem estudasse três anos neste curso recebia o diploma de bacharel.
E os formandos que estudassem quatro anos, cursariam licenciatura em Pedagogia.

9 Até 1961 a organização do curso de Pedagogia permaneceu sob os mesmos parâmetros do esquema até então estabelecidos pelo Decreto– Lei n /1939, porém no momento regulamentado pelo parecer CFE n. 251/1962. O parecer CFE 292/1962 vem ao encontro das expectativas da época para o currículo mínimo do curso de licenciatura em Pedagogia, que incluía o estudo de mais três disciplinas: No ano de 1968, foi aprovada a Reforma Universitária, pela Lei n° 5.540, de 28/11/68 pelo Congresso Nacional. Esta reforma fixou as diretrizes de organização e funcionamento da educação a nível superior.

10 Outro dispositivo é direcionado ao curso de Pedagogia no ano de 1969, é o parecer 252/69, que destinava a duração de quatro anos tanto para o nível de bacharel quanto para o nível de licenciado do curso de pedagogia. Na década de 80, as discussões realizadas levaram a produção de documentos que entre outras abordagens previa a formação específica dos professores para os diferentes níveis de ensino.

11 Nos anos 90, os debates acerca do curso de Pedagogia ficam marcados pela homologação da LDB 9394/96, a qual procura definir o perfil do pedagogo, sua habilitação e sua área de atuação, favorecendo no desenvolvimento da Educação Básica do país.

12 Nos dias de hoje, é possível inferir que os desdobramentos das políticas educacionais atreladas à história da Pedagogia no Brasil, fizeram com que essa ciência avançasse positivamente no processo de construção contínua da educação, uma vez que, a dicotomia entre bacharelado e licenciatura e a restrição do profissional da educação a mero propagador de valores capitalistas foram superadas; e ao seu lugar privilegiaram a atuação multidisciplinar do pedagogo, a sua transcendência aos valores éticos, humanos, a sua participação ativa na realidade social e do trabalho de sua área de formação.

13 A importância das relações sociais para a Pedagogia

14 Para que o ser humano se desenvolva plenamente é preciso estar interagindo com outros seres humanos, ou seja, estabelecendo relações sociais.

15 Park e Burgess denominam interação social o processo que incide sobre os sujeitos que se relacionam reciprocamente com outros sujeitos em determinado tempo e espaço. Para K Lewin por meio da interação compreende-se os processos psicológicos atuantes entre o meio e o indivíduo. E. Marc e D. Picard compreendem a interação como um fenômeno social no qual residem relações sociais que são constantemente atualizadas.

16 A interação social só proporcionará crescimento na área da Pedagogia, se esta não estiver propagando a idéia de uma cultura unificada em valores ascendentes, não estiver inflexível, não estando aberta aos ideais democráticos, norteando assim por ideologias totalitárias. Nessa perspectiva, concluímos que as relações sociais resultam em crescimento educacional, pois proporcionam a troca de conhecimentos diversos entre os indivíduos, o que para a Pedagogia é de suma importância, uma vez que, entende que as culturas da sociedade são dinâmicas, se transformam em meio ao contexto social, a interação dos indivíduos, não sobrevivendo a idéias estáticas e imutáveis.

17 Considerações Finais. Diante dos estudos que foram realizados nesta pesquisa percebemos em grande evidência que, a Pedagogia está fundamentada no processo educativo e assume papel importante neste, pois favorece o desenvolvimento integral da criança, atua de maneira positiva na esfera de ensino-aprendizagem escolar, sendo uma ciência de forte teor cultural, capaz de gerar prazer e interesse pelo conhecimento. Até se tornar a ciência rica e complexa que é atualmente, a Pedagogia percorreu em sua trajetória histórica pelo Brasil pressupostos tradicionalistas e capitalistas, que permitiram seu crescimento no âmbito social, assim como a consolidação da sua identidade.

18 Inteiramente relacionada com a educação, esta denotada de feixes de saberes, a Pedagogia só sobrevive em sociedade por meio da interação entre pessoas e cultura nela existente. Em suma, nos dedicamos ao estudo da Pedagogia por compreendermos a sua importância para o desenvolvimento integral do homem, e conseqüentemente para a participação deste em todas as esferas da sociedade.


Carregar ppt "7° SEMINÁRIO Priscila Freitas Vidal Matrícula:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google