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M ETODOLOGIA DE P ESQUISA I T URMA 2 – 2011 PROPOSTA DE PESQUISA Marcelo Araújo Maria Cristina Pimentel Samuel Schmidt Yngrid Azevedo.

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1 M ETODOLOGIA DE P ESQUISA I T URMA 2 – 2011 PROPOSTA DE PESQUISA Marcelo Araújo Maria Cristina Pimentel Samuel Schmidt Yngrid Azevedo

2 1. CAMPO: Comunicação Digital 2. ASSUNTO: Análises de Redes Sociais 3. TEMA: Utilização das Redes Sociais para Fins Profissionais e Empresariais 4. QUESTÃO BÁSICA: Como as redes sociais são utilizadas para fins profissionais na cidade de São Paulo?

3 P ROBLEMA DE P ESQUISA Quais os fatores que motivam a utilização de redes sociais para apoiar atividades profissionais?

4 D EFINIÇÕES O PERACIONAIS Redes sociais: Redes sociais são um tipo de Sistemas de Informação (SI) que permitem inter-conectar diferentes pessoas (ou grupos), a fim de que estes se comuniquem pela troca de dados, informações e mensagens, portanto, estabelecendo um processo de comunicação mediada por computador. No âmbito do nosso trabalho serão consideradas as redes: Orkut, Facebook, Linkedin e Twitter. Atividades Profissionais: atividades exercidas por Consultores, Empresários, Profissionais Liberais ou Empregados de empresas públicas ou privadas sediadas na cidade de São Paulo para realização de atividades relacionadas ao exercício do seu trabalho. Fatores que Motivam a Utilização: Networking, Aumento de Produtividade, Divulgação de Produtos e Serviços, Análise de perfil de consumidores, atendimento ao cliente, lazer. Problema de Pesquisa: Quais os fatores que motivam a utilização de redes sociais para apoiar atividades profissionais?

5 O BJETIVOS Verificar se os profissionais utilizam todas as redes sociais apresentadas para atividades profissionais Hierarquizar os fatores motivacionais de utilização das redes sociais Hierarquizar os fatores motivacionais mais utilizados para atividades profissionais por rede social Problema de Pesquisa: Quais os fatores que motivam a utilização de redes sociais para apoiar atividades profissionais?

6 JUSTIFICATIVAS 86% dos internautas brasileiros acessam redes sociais, diz pesquisa redes-sociais-diz-pesquisa/ O artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada em 2010 pela Deloitte com internautas brasileiros. Quatro passos para empresas adotarem sociais redes-sociais/ O artigo assume a importância de redes sociais para alavancar o negócio e aumentar o diálogo interno. Computação em nuvem e redes sociais vão dominar mercado de TI em redes-sociais-vao-dominar-mercado-de-ti-em-2011/ Aponta as redes sociais como tendências no mercado de TI Lideranças de TI divergem sobre uso de redes sociais no trabalho sociais-no-trabalho/ O artigo discute os prós e contras da adoção de redes sociais no ambiente de trabalho Problema de Pesquisa: Quais os fatores que motivam a utilização de redes sociais para apoiar atividades profissionais?

7 HIPÓTESES Diferentes redes sociais são utilizadas para fins profissionais e pessoais em proporções distintas Os usuários utilizam cada uma das redes sociais para fins diferenciados As diferentes redes sociais atendem objetivos profissionais distintos Problema de Pesquisa: Quais os fatores que motivam a utilização de redes sociais para apoiar atividades profissionais?


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