A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DignaIdade: lazer e atividade física em idosos institucionalizados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DignaIdade: lazer e atividade física em idosos institucionalizados"— Transcrição da apresentação:

1 DignaIdade: lazer e atividade física em idosos institucionalizados
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Grupo de Estudos sobre Envelhecimento DignaIdade: lazer e atividade física em idosos institucionalizados Patrícia Marina Baumgratz Barbosa

2 Introdução Envelhecimento da população;
Crescente número de idosos institucionalizados; Poucos estudos relacionados; Importância do projeto; Melhoria na qualidade de vida e avanços na medicina Mudança na estrutura familiar, entrada da mulher no mercado de trabalho Departamento de Educação Física - UFV

3 Objetivo Melhoria na autonomia;
Promover maior interação entre os moradores da instituição. Não havendo preocupação com o produto final (estético) da atividade; Departamento de Educação Física - UFV

4 Metodologia Local de realização e público alvo;
Número de intervenções e duração; Departamento de Educação Física - UFV

5 Ações Desenvolvidas Ações ligadas às AVD’s;
Foco nos principais temas de interesses do lazer Departamento de Educação Física - UFV

6 Ações Desenvolvidas São respeitados os limites e comprometimentos de cada um. Departamento de Educação Física - UFV

7 Avaliação da capacidade motora de Idosos moradores do Lar dos Velhinhos e participantes do projeto DignaIdade Departamento de Educação Física - UFV

8 Metodologia Serão realizados testes que avaliem a motricidade fina, coordenação global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. Departamento de Educação Física - UFV

9 Teste: Motricidade fina (oculomanual): por exemplo, conseguir monta uma torre com cubos. Motricidade global: subir em um banco de 15 cm Departamento de Educação Física - UFV

10 Teste: Equilíbrio: equilibrar-se sobre um banco (estático);
Esquema corporal: olhar os movimentos feitos pelo avaliador e tentar repeti-los. Departamento de Educação Física - UFV

11 Teste Organização espacial: encaixe de peças;
Organização temporal: fazer som com o lápis e pedir que reproduza o mais próximo daquele que ouviu. Departamento de Educação Física - UFV

12 Resultado A partir dos resultados apresentados Neto (2009) propõe uma série de atividades que envolvem cada item de avaliação. Após o período de realização destas atividades reaplicar o teste e verificar se houveram modificações nos resultados. Departamento de Educação Física - UFV

13 Referência Bibliográfica
Neto, F. R. e et all. Avaliação Motora para Terceira Idade. Porto Alegre: Artemed, 2009. Marcellino, N. C. Estudo do Lazer: Uma Introdução. Campinas, Sp: Autores Associados, 1996a. Gomes, C. L. Lazer, trabalho e educação: relações históricas, questões contemporâneas. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Departamento de Educação Física - UFV


Carregar ppt "DignaIdade: lazer e atividade física em idosos institucionalizados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google