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Gerenciamento de Projetos

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos

2 Gestão de Projetos - Uma carreira emergente!
PMI (Project Management Institute) (Criado em 1969 na Filadélfia (EUA)) PMBOK (Project Management Body On Knowledge) PMP (Project Management Professional)

3 Visão Geral do PMBOK INTEGRAÇÃO Composição Áreas de Conhecimento RH
Aquisições RH Riscos Comunicação Tempo Custo INTEGRAÇÃO Qualidade Escopo

4 Etapas do Projeto Iniciação Planejamento Execução Monit./Controle
Encerramento

5 Iniciação → Project Charter
Identificação de oportunidades / ameaças (análise ambiental) Estabelecimento dos objetivos Definição do escopo (etapas) Resultados esperados Avaliação do “Project Charter” Decisão de execução

6 Planejamento Processos de Iniciação Processos de Planejamento
Execução Processos de Monit./ Controle Processos de Encerramento

7 Estrutura Analítica do Projeto
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é uma representação gráfica e detalhada do escopo do projeto. É uma ferramenta gráfica de detalhamento do escopo do projeto; A estrutura deverá conter as etapas necessárias para o alcance dos objetivos do projeto.

8 Estrutura Analítica do Projeto
Exemplo

9 Estrutura Analítica do Projeto
Nível de detalhe O nível de detalhe depende da complexidade e características do projeto Nem todas as “pernas” da EAP precisam ter o mesmo número de níveis

10 Planejamento do Tempo Prazo é prazo !

11 Planejamento do Tempo Envolve:
Incluir todos os processos necessários para concluir o projeto no prazo. Envolve: – Seqüência das atividades definidas na EAP – Estimativa de duração de cada atividade – Desenvolvimento do cronograma

12 Desenvolvimento do cronograma
Determina as datas de início e término planejadas para as atividades do projeto É imperativo considerar: datas acordadas com o cliente restrições internas/externas lead-time de fornecedores Especificar uma escala de tempo

13 Desenvolvimento do cronograma
Gráfico de marcos Gráfico de barras (Gantt)

14 Desenvolvimento do cronograma
MSProject

15 Planejamento de Custos / Orçamento
Planejar os custos associados à realização de cada atividade e definir o orçamento global

16 Planejamento das Comunicações
Determinar as necessidades de informações e de comunicações dos Stakeholders: O que? Para Quem? Quando? Como?

17 Riscos Riscos – chances de um evento incerto ocorrer e impactar negativamente o projeto. Componentes do Riscos Evento Probabilidade de ocorrência Gravidade do impacto Criticidade (Probabilidade x Impacto)

18 Gestão dos riscos Estratégias de resposta aos riscos Mitigar Evitar
Desenvolver ações visando minimizar a probabilidade da ocorrência do risco e dos impactos no projeto com o objetivo de torná-lo aceitável. Evitar Mudar o plano do projeto eliminando a condição que estava expondo o projeto a um risco específico. Aceitar Indicada nas situações em que a criticidade do risco é média ou baixa, na ocorrência de riscos externos em que não seja possível ou não haja interesse em implementar uma ação específica. Planos de contingência podem ser aplicáveis. Transferir Repassar as conseqüências do risco bem como a responsabilidade de resposta para quem está melhor preparado para lidar com o mesmo.

19 Execução Processos de Iniciação Processos de Planejamento Processos de
Monit./ Controle Processos de Encerramento

20 Desenvolver a equipe do projeto
Desenvolver as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e a interação entre os membros da equipe para melhorar a performance do projeto.

21 Monitoramento e Controle
Processos de Iniciação Processos de Planejamento Processos de Execução Processos de Monit./ Controle Processos de Encerramento

22 Monitoramento e Controle
Envolve observar a execução do projeto, identificar potenciais problemas e definir ações corretivas

23 Controle Integrado de Mudanças
Coordenar e gerenciar as mudanças ao longo da execução do projeto Identificar uma necessidade de mudança Coordenar a execução das mudanças Assegurar que todas as mudanças sejam inseridas no escopo do projeto

24 Encerramento Processos de Iniciação Processos de Planejamento
Execução Processos de Monit./ Controle Processos de Encerramento

25 Encerramento Envolve as ações realizadas para concluir formalmente todas as atividades de um projeto ou fase, entregar o produto para o solicitante ou encerrar um projeto cancelado Obter o aceite formal Arquivar a documentação

26 VIABILIDADE DO PROJETO
TÉCNICA  EXPERTISE ECONÔMICA  PAY- BACK POLÍTICA  NEGOCIAÇÕES MERCADOLÓGICA  TENDÊNCIAS EXECUÇÃO  EQUIPE


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