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1 Gerenciamento de Projetos. 2 Gestão de Projetos - Uma carreira emergente! PMI (Project Management Institute) (Criado em 1969 na Filadélfia (EUA)) PMBOK.

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Apresentação em tema: "1 Gerenciamento de Projetos. 2 Gestão de Projetos - Uma carreira emergente! PMI (Project Management Institute) (Criado em 1969 na Filadélfia (EUA)) PMBOK."— Transcrição da apresentação:

1 1 Gerenciamento de Projetos

2 2 Gestão de Projetos - Uma carreira emergente! PMI (Project Management Institute) (Criado em 1969 na Filadélfia (EUA)) PMBOK (Project Management Body On Knowledge) PMP (Project Management Professional)

3 3 Visão Geral do PMBOK Custo Tempo Qualidade Escopo AquisiçõesRHRiscos Comunicação INTEGRAÇÃO Áreas de Conhecimento Composição

4 4 Encerramento Monit./Controle Execução Planejamento Iniciação Etapas do Projeto

5 5 Iniciação → Project Charter Identificação de oportunidades / ameaças (análise ambiental) Estabelecimento dos objetivos Definição do escopo (etapas) Resultados esperados Avaliação do “Project Charter” Decisão de execução

6 6 Processos de Encerramento Processos de Encerramento Processos de Monit./ Controle Processos de Monit./ Controle Processos de Execução Processos de Execução Processos de Planejamento Processos de Planejamento Processos de Iniciação Processos de Iniciação Planejamento

7 7 Estrutura Analítica do Projeto A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é uma representação gráfica e detalhada do escopo do projeto. É uma ferramenta gráfica de detalhamento do escopo do projeto; A estrutura deverá conter as etapas necessárias para o alcance dos objetivos do projeto.

8 8 Estrutura Analítica do Projeto Exemplo

9 9 O n í vel de detalhe depende da complexidade e caracter í sticas do projeto Nem todas as “ pernas ” da EAP precisam ter o mesmo n ú mero de n í veis Estrutura Analítica do Projeto Nível de detalhe

10 10 Prazo é prazo ! Planejamento do Tempo

11 11 Planejamento do Tempo Incluir todos os processos necessários para concluir o projeto no prazo. Envolve: – Seqüência das atividades definidas na EAP – Estimativa de duração de cada atividade – Desenvolvimento do cronograma

12 12 Determina as datas de início e término planejadas para as atividades do projeto É imperativo considerar: -datas acordadas com o cliente -restrições internas/externas -lead-time de fornecedores Especificar uma escala de tempo Desenvolvimento do cronograma

13 13 Gráfico de barras (Gantt) Gráfico de marcos Desenvolvimento do cronograma

14 14 MSProject Desenvolvimento do cronograma

15 15 Planejamento de Custos / Orçamento Planejar os custos associados à realização de cada atividade e definir o orçamento global

16 16 Planejamento das Comunicações Determinar as necessidades de informações e de comunicações dos Stakeholders: O que? Para Quem? Quando? Como? Determinar as necessidades de informações e de comunicações dos Stakeholders: O que? Para Quem? Quando? Como?

17 17  Riscos – chances de um evento incerto ocorrer e impactar negativamente o projeto.  Componentes do Riscos  Evento  Probabilidade de ocorrência  Gravidade do impacto  Criticidade (Probabilidade x Impacto) Riscos

18 18 Mitigar Desenvolver ações visando minimizar a probabilidade da ocorrência do risco e dos impactos no projeto com o objetivo de torná-lo aceitável. Evitar Mudar o plano do projeto eliminando a condição que estava expondo o projeto a um risco específico. Aceitar Indicada nas situações em que a criticidade do risco é média ou baixa, na ocorrência de riscos externos em que não seja possível ou não haja interesse em implementar uma ação específica. Planos de contingência podem ser aplicáveis. Transferir Repassar as conseqüências do risco bem como a responsabilidade de resposta para quem está melhor preparado para lidar com o mesmo. Estratégias de resposta aos riscos Gestão dos riscos

19 19 Processos de Encerramento Processos de Encerramento Processos de Monit./ Controle Processos de Monit./ Controle Processos de Execução Processos de Execução Processos de Planejamento Processos de Planejamento Processos de Iniciação Processos de Iniciação Execução

20 20 Desenvolver as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e a interação entre os membros da equipe para melhorar a performance do projeto. Desenvolver a equipe do projeto

21 21 Processos de Encerramento Processos de Encerramento Processos de Monit./ Controle Processos de Monit./ Controle Processos de Execução Processos de Execução Processos de Planejamento Processos de Planejamento Processos de Iniciação Processos de Iniciação Monitoramento e Controle

22 22 Monitoramento e Controle Envolve observar a execução do projeto, identificar potenciais problemas e definir ações corretivas

23 23 Controle Integrado de Mudanças Coordenar e gerenciar as mudanças ao longo da execução do projeto Identificar uma necessidade de mudança Coordenar a execução das mudanças Assegurar que todas as mudanças sejam inseridas no escopo do projeto

24 24 Processos de Encerramento Processos de Encerramento Processos de Monit./ Controle Processos de Monit./ Controle Processos de Execução Processos de Execução Processos de Planejamento Processos de Planejamento Processos de Iniciação Processos de Iniciação Encerramento

25 25 Encerramento - Obter o aceite formal - Arquivar a documentação Envolve as ações realizadas para concluir formalmente todas as atividades de um projeto ou fase, entregar o produto para o solicitante ou encerrar um projeto cancelado

26 26 VIABILIDADE DO PROJETO TÉCNICA  EXPERTISE ECONÔMICA  PAY- BACK POLÍTICA  NEGOCIAÇÕES MERCADOLÓGICA  TENDÊNCIAS EXECUÇÃO  EQUIPE


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