A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

U NIVERSIDADE E STADUAL DO N ORTE DO P ARANÁ Trabalho de Filosofia: Ética Grega Antiga Aluna: Carla Cristina do Nascimento Curso: Administração 1°A Referências:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "U NIVERSIDADE E STADUAL DO N ORTE DO P ARANÁ Trabalho de Filosofia: Ética Grega Antiga Aluna: Carla Cristina do Nascimento Curso: Administração 1°A Referências:"— Transcrição da apresentação:

1 U NIVERSIDADE E STADUAL DO N ORTE DO P ARANÁ Trabalho de Filosofia: Ética Grega Antiga Aluna: Carla Cristina do Nascimento Curso: Administração 1°A Referências: Livro - O que é Ética? VALLS, Álvaro L. M. Coleção Primeiros Passos - N° 177 ISBN – Ano: 1994 Editora Brasiliense

2 I NTRODUÇÃO : O texto começa falando sobre o período áureo do pensamento grego e comenta sobre dois dos três pensadores responsáveis pela análise de como seria o agir do Homem para com a vida em busca da felicidade.

3 No decorrer do texto Platão apresenta teorias sobre as principais virtudes do ser humano, sendo elas: Justiça, Prudência ou Sabedoria, Fortaleza ou Valor e Temperança. E sobre Aristóteles fala que era um grande observador das experiências empírica e comenta sobre dois livros de sua autoria baseados na ética.

4 É TICA G REGA A NTIGA : Período Áureo: encontra-se aproximadamente entre os anos de 500 e 300 anos a.C. Foi um período do pensamento grego muito importante para todos Principais pensadores desta época: Sócrates, Platão e Aristóteles.

5 S ÓCRATES P LATÃO A RISTÓTELES

6 P LATÃO Seguidor de Sócrates, foi um grande filósofo e poeta e suas escritas eram em forma de diálogo; Ideia em que o Homem vivia em busca da Felicidade; Acreditava em vida após a morte, e na procura de contemplação de ideias; Diz que um sábio não é quem contempla os estudos mas sim quem procura viver em harmonia, valorizando a vida de uma forma virtuosa;

7 Q UADRO DAS DIFERENTES VIRTUDES – SEGUNDO P LATÃO Justiça: é a virtude geral, que ordena e harmoniza; Prudência ou Sabedoria: é a virtude própria da alma racional; Fortaleza ou Valor: é a que faz com que as paixões mais nobres se predominam; Temperança: é a virtude da serenidade

8 A RISTÓTELES Pensador especulativo e Psicólogo; Colecionava depoimentos da vida das pessoas; Para ele o bem varia de um ser para o outro; O homem é visto como um ser complexo;

9 O pensamento é um elemento divino e o bem mais precioso que o homem possui; Livros sobre questões da ética: Ética a Eudemo - em que a finalidade da vida humana é a contemplação do divino E Ética a Nicômaco – finalidade com coisas relativas e necessárias Defini o Homem como um ser composto: corpo material e alma espiritual

10 C ONCLUSÃO I Segundo o texto podemos concluir que Platão e Aristóteles tinham várias ideias relacionadas aos problemas éticos da época, e procuravam solucioná-los através de uma conduta absoluta. Ambos seguiam um contexto religioso que davam embasamento para diversas ideias éticas.

11 Para Platão a ética é a ideia do Sumo Bem. E para Aristóteles o Sumo Bem da o lugar à pesquisa sobre os bens concretos, valorizando a vontade humana e o esforço em busca de ações que seguem a razão.

12 C ONCLUSÃO II Com base na leitura foi possível chegar na seguinte conclusão: tanto Platão quanto Aristóteles buscavam maneiras de alcançar a felicidade na vida em sociedade através de atitudes éticas.

13 Eles tinham como essência a virtude divina, porém possuíam pensamentos diferente a respeito do surgimento dos conhecimentos, para um o ser humano já nascia de outro mundo com eles e para o outro o conhecimento era algo adquirido com tempo..


Carregar ppt "U NIVERSIDADE E STADUAL DO N ORTE DO P ARANÁ Trabalho de Filosofia: Ética Grega Antiga Aluna: Carla Cristina do Nascimento Curso: Administração 1°A Referências:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google