A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerson Santos Vitor Miranda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerson Santos Vitor Miranda"— Transcrição da apresentação:

1 Gerson Santos Vitor Miranda
Ciência Moderna, Tecnologia e seus Métodos de Reprodução EMC5005 – Tecnologia e Desenvolvimento Gerson Santos Vitor Miranda 04 de setembro de 2013

2 Sumário A Ciência A Tecnologia Caminho até a ciência moderna
Métodos Científicos

3 A Ciência

4 Definições de Ciência “s.f. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos.” <Dicionário Aurélio> “É um acúmulo de conhecimento...” <Federação Mundial de Jornalistas Científicos> “É tudo aquilo que segue os métodos científicos para se chegar a uma conclusão.” <Site Interativismo> “É um método objetivo, lógico e sistemático de análise dos fenômenos, criado para permitir acumulação de conhecimento fidedigno.” <Site ESALQ USP>

5 Definições de Ciência As definições estão associadas ao contexto, ao público, ao meio em geral.

6 Definições de Ciência Segundo o livro “O que é essa coisa chamada ciência?” de Alan F. Chalmers, a ciência pode ser considerada com uma linguagem construída pelos homens e pelas mulheres para explicar o nosso mundo natural. Exemplo: Fenômenos naturais; “Assim a Ciência não trata do mundo sobrenatural.” Attico Chassot <Youtube: O Que é Ciência, afinal?> Exemplo: Sentimentos, crenças; (não podem ser demonstrados)

7 Definições de Ciência A ciência “surge” quando necessitamos de respostas e desejamos saber como as coisas funcionam, por meio de demonstrações (resultados certeiros) Busca pelo conhecimento (desafiar a ignorância)

8 Ciência Moderna X Ciência Antiga
Ciência Moderna – baseada em fatos observáveis, objetiva e impessoal. Pretende responder “como” as coisas funcionam. Ciência Antiga – proximidade da religião (argumento autoritário). Procurava explicar o “porquê” das coisas

9 Definição e características da Tecnologia

10 Tecnologia Do grego tecno — "técnica, arte, ofício" e logia — "estudo“. Envolve o conhecimento científico e técnico, as ferramentas, e os processos criados com base nestes conhecimentos;

11 Tecnologia Vantagens - Produtos de baixo custo (otimização de processos e material) - Produtos “inteligentes” (fácil manuseio e múltiplas funções) Desvantagens - Uso desordenado dos recursos naturais (capital natural finito) - Poluição

12 Tecnologia Trecho 1 - documentário “Sobrevivendo ao Progresso” Vídeo 1

13 Tecnologia Relação entre Ciência e Tecnologia
Ambas necessitam de conhecimento e buscam sanar dúvidas e/ou satisfazer necessidades humanas;

14 Tecnologia Necessidades humanas?!
Trecho 2 - documentário “Sobrevivendo ao Progresso” Vídeo 2

15 Tecnologia Indicação de leitura: O conceito de Tecnologia, Vol I
Autor: Álvaro Vieira Pinto Na sua concepção, crescimento industrial no centro é mais homogêneo, comparado ao da periferia (onde ocorre a chamada “consciência ingênua” = ilusão de participação do mundo globalizado).

16 Tecnologia Proporcional à tecnologia
Importância na Economia: Segundo o princípio 8 da economia (MANKIW): O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviço Proporcional à tecnologia e à infraestrutura que possibilita a produtividade de cada pessoa

17 O Caminho até a Ciência Moderna

18 Grécia Antiga – Pitágoras (571 - 490 a.C.)
Pai da matemática, inclusive do nome Mathematike; Considerou a matemática como sistema de pensamento, baseado em provas dedutivas; Matemática descreve universo; Fundador da primeira universidade do mundo – A Escola Pitagórica;

19 Grécia Antiga – Sócrates (469-399 a.C.)
Pensamento dogmático: Ideias superiores ao que se observa Baseado em crenças e mitos Tendência a crer que o mundo é do jeito que aprendemos Pensamento científico baseado no ceticismo O que se observa superior às ideias Questionamento para o conhecimento, opiniões ou crenças estabelecidas Fim da religião grega Sócrates ( a.C.)

20 Grécia Antiga – Sócrates (469-399 a.C.)

21 Grécia Antiga – Aristóteles (384-322 a.C.)
Ciência antiga: Qualitativa e teórica; Baseada na observação; Rejeição da matemática de Pitágoras como modo científico; Movimento terrestre forçado por gravidade e levidade; Movimento celeste descrito por Platão; Prevaleceu até Galileu. Fundamentou a Ética: “ A busca do bem é o que difere a ação humana da de todos os outros animais”

22 Idade média Fortes influências da filosofia grega
na ciência → progresso na astronomia, na biologia, na navegação, na medicinae na arquitetura; Criação de universidade Controle da igreja sobre trabalhos científicos; Monge Roger Bacon ( ) O doutor admirável Introdução de um método científico Observação Hipótese Experimentação

23 Idade média Santo Agostinho e Tomás de Aquino: Tentativas de harmonizar a fé cristã com a razão; Introdução do pensamento grego na tradição cristã; Universidades com o pensamento escolástico (explicações racionais com o uso da divindade); Caráter Neoplatônico;

24 Renascimento Base para a revolução científica;
Sociedade feudalista em direção ao capitalismo; Reforma protestante – Divergências com a doutrina da Igreja Católica Romana; Humanismo - uso da razão individual e da evidência empírica para chegar às suas conclusões; Antropocentrismo; Individualismo; Leonardo da Vinci – Grandes ideias baseadas em observação

25 Revolução científica – Galileu Galilei (1564 – 1642)
Fundador da ciência moderna; Caracterização do sentido atual da física: Estudo quantitativo que pode ser mensurável e traduzido em leis matemáticas; Introdução do método científico e autonomia da pesquisa científica → Trazido por “O ensaiador” (1623) e “Discursos e demonstrações matemáticas sobre duas novas ciências” (1632); Base para o desenvolvimento tecnológico atual; A ciência não busca mais a essência ou a substância das coisas, mas sim a função;

26 Revolução científica – Galileu Galilei (1564 – 1642)
“A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto” Galileu Galilei Como é? O que é?

27 Revolução científica – Francis Bacon (1561 – 1626)
Reforma do conhecimento → Métodos para superar e substituir a ciência de Aristóteles e a ciência Escolástica; Polêmico – Acusado de corrupção no período que se envolveu com política; Considerou a filosofia antiga como estéril por não apresentar resultados práticos para a vida do homem; Finalidade do meio científico de servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza; Saber é poder;  Observação e experimentação regulada pelo raciocínio indutivo; Não imaginou a importância da dedução matemática para o avanço das ciências.

28 Revolução científica – Francis Bacon (1561 – 1626)
Buscou excluir do pensamento comum falsas noções sobre ciência, que foram chamadas por ele de ídolos: Ídola Tribus (ídolo da tribo): Tendência de generalizar os fatos com base nos casos favoráveis; Ídola Specus (ídolo da caverna): Cada indivíduo possui sua própria crença e suas verdades particulares, isso é a sua caverna; Idola Fori (ídolo do foro): Distorção na definição das palavras; Idola Theatri (ídolo do teatro): Falsos conceitos e ideologias – Ideias baseadas em direito natural.

29 Cientistas modernos– René Descartes (1596 – 1650)
Dúvida como principal passo para se chegar ao conhecimento; Criador da geometria analítica e do sistema de coordenadas: Base para desenvolvimento de Newton Desenvolveu o método cartesiano, consistindo no Ceticismo Metodológico: Baseado nos questionamentos de Sócrates; Só se pode dizer que existe o que se pode ser provado; 4 regras básicas: Verificar Analisar Sintetizar Enumerar

30 Cientistas modernos– Isaac Newton (1643 – 1727)
Principais fundamentos de ciência moderna; Lei da gravitação universal; 3 Leis de Newton; Cálculos diferenciais e integrais; Integrou física aplicada a corpos celestes e a corpos terrestres; Óptica; Grande interesse de formular estudos científicos a partir da bíblia, com isso conclui que o Apocalipse chagaria em

31 Método Científico

32 Método Científico É um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir o conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integração, correção ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes.

33 Método Científico

34 Método Científico Etapas Definir o problema; Recolhimento de dados;
Proposta de uma ou mais hipóteses; Realização de uma experiência controlada, para testar a validade da(s) hipótese(s); Análise dos resultados; Interpretar os dados e tirar conclusões, o que serve para a formulação de novas hipóteses; Publicação dos resultados em monografias, dissertações, teses, artigos ou livros.

35 Método Científico Elementos Quantificação Explicações Deduções lógicas
Testes

36 Método Científico Aspectos Sistemática e controlada
Especificar procedimentos Hipóteses devem ser válidas Segurança nas conclusões Hipótese pode ser contestada Identif., correlação e ordem do eventos

37 Tipos: Indutivo X Dedutivo
Método Científico Tipos: Indutivo X Dedutivo

38 Método Científico Dedutivo
Propõe resolver problemas justificando o contexto da descoberta através da própria razão. (racionalismo) Ao ser identificado o problema, o pesquisador começa a presumir sobre possíveis soluções que poderiam explicá-lo. Inicia a dedução sobre o problema maior para chegar a conclusão. Ex: carroceria de um carro

39 Método Científico Dedutivo Aristóteles, Séc IV (a.C);
Descartes, Séc XVII

40 Método Científico Indutivo
Descoberta de princípios gerais a partir de conhecimentos particulares. (Micro para o Macro) Generaliza os fatos ou eventos. (Galileu, Séc XVII) Ex: A Terra, Marte, Vênus e Júpiter são desprovidos de luz própria. Estes, sendo todos planetas. Logo, todos os planetas são desprovidos de luz própria. Observações – Hipóteses - Teorias

41 Método Científico Indutivo Experiência é que confirma a verdade;
Tentando impedir que as generalizações extrapolem os limites de validade (Bacon, Séc XVII);

42

43 Perguntas Quais as principais diferenças entre a ciência de Aristóteles, que prevaleceu até o fim da Idade Média, e a ciência moderna iniciada por Galileu Galilei? Quais são as soluções imediatas que podemos sugerir para diminuir a desigualdade tecnológica no mundo?

44 Referências http://www.dicionariodoaurelio.com/Ciencia.html
iewFile/228/157 PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, p MANKIW, N. G. Introdução à Economia. Cencage Learning, 5ª ed., 2010.


Carregar ppt "Gerson Santos Vitor Miranda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google