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Gerson Santos Vitor Miranda Ciência Moderna, Tecnologia e seus Métodos de Reprodução EMC5005 – Tecnologia e Desenvolvimento 04 de setembro de 2013 1.

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1 Gerson Santos Vitor Miranda Ciência Moderna, Tecnologia e seus Métodos de Reprodução EMC5005 – Tecnologia e Desenvolvimento 04 de setembro de

2 Sumário 1. A Ciência 2. A Tecnologia 3. Caminho até a ciência moderna 4. Métodos Científicos 2

3 3 A Ciência

4 Definições de Ciência “s.f. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos.” “É um acúmulo de conhecimento...” “É tudo aquilo que segue os métodos científicos para se chegar a uma conclusão.” “É um método objetivo, lógico e sistemático de análise dos fenômenos, criado para permitir acumulação de conhecimento fidedigno.” 4

5 As definições estão associadas ao contexto, ao público, ao meio em geral. Definições de Ciência 5

6 Segundo o livro “O que é essa coisa chamada ciência?” de Alan F. Chalmers, a ciência pode ser considerada com uma linguagem construída pelos homens e pelas mulheres para explicar o nosso mundo natural. Exemplo: Fenômenos naturais; “Assim a Ciência não trata do mundo sobrenatural.” Attico Chassot Exemplo: Sentimentos, crenças; (não podem ser demonstrados) Definições de Ciência 6

7 A ciência “surge” quando necessitamos de respostas e desejamos saber como as coisas funcionam, por meio de demonstrações (resultados certeiros) Busca pelo conhecimento (desafiar a ignorância) Definições de Ciência 7

8 Ciência Moderna X Ciência Antiga Ciência Moderna – baseada em fatos observáveis, objetiva e impessoal. Pretende responder “como” as coisas funcionam. Ciência Antiga – proximidade da religião (argumento autoritário). Procurava explicar o “porquê” das coisas 8

9 9 Definição e características da Tecnologia

10 Tecnologia Do grego tecno — "técnica, arte, ofício" e logia — "estudo“. Envolve o conhecimento cientí fi co e técnico,as ferramentas, e os processos criados com basenestes conhecimentos; 10

11 Vantagens - Produtos de baixo custo (otimização de processos e material) - Produtos “inteligentes” (fácil manuseio e múltiplas funções) Desvantagens - Uso desordenado dos recursos naturais (capital natural finito) - Poluição Tecnologia 11

12 Tecnologia Trecho 1 - documentário “Sobrevivendo ao Progresso” Vídeo 1 12

13 Relação entre Ciência e Tecnologia Tecnologia Ambas necessitam de conhecimento e buscam sanar dúvidas e/ou satisfazer necessidades humanas; 13

14 Necessidades humanas?! Trecho 2 - documentário “Sobrevivendo ao Progresso” Vídeo 2 Tecnologia 14

15 Indicação de leitura: O conceito de Tecnologia, Vol I Autor: Álvaro Vieira Pinto Na sua concepção, crescimento industrial no centro é mais homogêneo, comparado ao da periferia (onde ocorre a chamada “consciência ingênua” = ilusão de participação do mundo globalizado). 15 Tecnologia

16 Importância na Economia: Segundo o princípio 8 da economia (MANKIW): O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviço 16 Tecnologia Proporcional à tecnologia e à infraestrutura que possibilita a produtividade de cada pessoa

17 O Caminho até a Ciência Moderna 17

18 18 Pai da matemática, inclusive do nome Mathematike; Considerou a matemática como sistema de pensamento, baseado em provas dedutivas; Matemática descreve universo; Fundador da primeira universidade do mundo – A Escola Pitagórica; Grécia Antiga – Pitágoras ( a.C.)

19 Grécia Antiga – Sócrates ( a.C.) 19 Pensamento dogmático: Ideias superiores ao que se observa Baseado em crenças e mitos Tendência a crer que o mundo é do jeito que aprendemos Sócrates ( a.C.) Pensamento científico baseado no ceticismo O que se observa superior às ideias Questionamento para o conhecimento, opiniões ou crenças estabelecidas Fim da religião grega

20 20 Grécia Antiga – Sócrates ( a.C.)

21 21 Ciência antiga: Qualitativa e teórica; Baseada na observação; Rejeição da matemática de Pitágoras como modo científico; Movimento terrestre forçado por gravidade e levidade; Movimento celeste descrito por Platão; Prevaleceu até Galileu. Fundamentou a Ética: “ A busca do bem é o que difere a ação humana da de todos os outros animais” Grécia Antiga – Aristóteles ( a.C.)

22 Idade média 22 Observação Hipótese Experimentação Fortes influências da filosofia grega na ciência → progresso na astronomia, na biologia, na navegação, na medicinae na arquitetura; Criação de universidade Controle da igreja sobre trabalhos científicos; Monge Roger Bacon ( ) O doutor admirável Introdução de um método científico

23 Idade média 23 Santo Agostinho e Tomás de Aquino: Tentativas de harmonizar a fé cristã com a razão; Introdução do pensamento grego na tradição cristã; Universidades com o pensamento escolástico (explicações racionais com o uso da divindade); Caráter Neoplatônico;

24 Renascimento 24 Base para a revolução científica; Sociedade feudalista em direção ao capitalismo; Reforma protestante – Divergências com a doutrina da Igreja Católica Romana; Humanismo - uso da razão individual e da evidência empírica para chegar às suas conclusões; Antropocentrismo; Individualismo; Leonardo da Vinci – Grandes ideias baseadas em observação

25 Revolução científica – Galileu Galilei (1564 – 1642) 25 Fundador da ciência moderna; Caracterização do sentido atual da física: Estudo quantitativo que pode ser mensurável e traduzido em leis matemáticas; Introdução do método científico e autonomia da pesquisa científica → Trazido por “O ensaiador” (1623) e “Discursos e demonstrações matemáticas sobre duas novas ciências” (1632); Base para o desenvolvimento tecnológico atual; A ciência não busca mais a essência ou a substância das coisas, mas sim a função;

26 26 “A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto” Galileu Galilei Revolução científica – Galileu Galilei (1564 – 1642) O que é?Como é?

27 27 Reforma do conhecimento → Métodos para superar e substituir a ciência de Aristóteles e a ciência Escolástica; Polêmico – Acusado de corrupção no período que se envolveu com política; Considerou a filosofia antiga como estéril por não apresentar resultados práticos para a vida do homem; Finalidade do meio científico de servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza; Saber é poder; Observação e experimentação regulada pelo raciocínio indutivo; Não imaginou a importância da dedução matemática para o avanço das ciências. Revolução científica – Francis Bacon (1561 – 1626)

28 28 Buscou excluir do pensamento comum falsas noções sobre ciência, que foram chamadas por ele de ídolos: Ídola Tribus (ídolo da tribo): Tendência de generalizar os fatos com base nos casos favoráveis; Ídola Specus (ídolo da caverna): Cada indivíduo possui sua própria crença e suas verdades particulares, isso é a sua caverna; Idola Fori (ídolo do foro): Distorção na definição das palavras; Idola Theatri (ídolo do teatro): Falsos conceitos e ideologias – Ideias baseadas em direito natural. Revolução científica – Francis Bacon (1561 – 1626)

29 Dúvida como principal passo para se chegar ao conhecimento; Criador da geometria analítica e do sistema de coordenadas: Base para desenvolvimento de Newton Desenvolveu o método cartesiano, consistindo no Ceticismo Metodológico: Baseado nos questionamentos de Sócrates; Só se pode dizer que existe o que se pode ser provado; 4 regras básicas: Cientistas modernos– René Descartes (1596 – 1650) 29 VerificarAnalisarSintetizarEnumerar

30 30 Principais fundamentos de ciência moderna; Lei da gravitação universal; 3 Leis de Newton; Cálculos diferenciais e integrais; Integrou física aplicada a corpos celestes e a corpos terrestres; Óptica; Grande interesse de formular estudos científicos a partir da bíblia, com isso conclui que o Apocalipse chagaria em Cientistas modernos– Isaac Newton (1643 – 1727)

31 31 Método Científico

32 É um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir o conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integração, correção ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes. Método Científico 32

33 Método Científico 33

34 Método Científico Etapas De fi nir o problema; Recolhimento de dados; Proposta de uma ou mais hipóteses; Realização de uma experiência controlada, para testar a validade da(s) hipótese(s); Análise dos resultados; Interpretar os dados e tirar conclusões, o que serve para a formulação de novas hipóteses; Publicação dos resultados em monogra fi as, dissertações, teses, artigos ou livros. 34

35 Método Científico Elementos Explicações Deduções lógicas Testes Quantificação 35

36 Método Científico Aspectos Especificar procedimentos Hipóteses devem ser válidas Sistemática e controlada Segurança nas conclusões Hipótese pode ser contestada Identif., correlação e ordem do eventos 36

37 Método Científico Tipos: Indutivo X Dedutivo 37

38 Dedutivo Propõe resolver problemas justificando o contexto da descoberta através da própria razão. (racionalismo) Ao ser identificado o problema, o pesquisador começa a presumir sobre possíveis soluções que poderiam explicá-lo. Inicia a dedução sobre o problema maior para chegar a conclusão. Ex: carroceria de um carro Método Científico 38

39 Aristóteles, Séc IV (a.C); Descartes, Séc XVII Método Científico Dedutivo 39

40 Indutivo Descoberta de princípios gerais a partir de conhecimentos particulares. (Micro para o Macro) Generaliza os fatos ou eventos. (Galileu, Séc XVII) Ex: A Terra, Marte, Vênus e Júpiter são desprovidos de luz própria. Estes, sendo todos planetas. Logo, todos os planetas são desprovidos de luz própria. Observações – Hipóteses - Teorias Método Científico 40

41 Indutivo Experiência é que confirma a verdade; Tentando impedir que as generalizações extrapolem os limites de validade (Bacon, Séc XVII); Método Científico 41

42 42

43 Perguntas Quais as principais diferenças entre a ciência de Aristóteles, que prevaleceu até o fim da Idade Média, e a ciência moderna iniciada por Galileu Galilei? 2. Quais são as soluções imediatas que podemos sugerir para diminuir a desigualdade tecnológica no mundo?

44 Referências 1) 2) 3) 4) 5) 6) iewFile/228/157 iewFile/228/157 7) 8) 9) 10) PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, p ) MANKIW, N. G. Introdução à Economia. Cencage Learning, 5ª ed.,


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