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DESEMPENHO EM EQUIPES DE ARENA DO WOW Filipe Vieira Victor Lorena.

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1 DESEMPENHO EM EQUIPES DE ARENA DO WOW Filipe Vieira Victor Lorena

2 ROTEIRO  Introdução  Conceitos  Características Individuais  Formação de grupos  Modos de jogo  Objetivo do estudo  Dados utilizados  Dúvidas

3 INTRODUÇÃO  MMORPG da Blizzard, lançado em 2004.  Atualmente apresenta três expansões:  Burning Crusade  The Wrath of Lich King  Cataclysm

4 INTRODUÇÃO  Em 2012, será lançada a versão em português  Será o nono idioma  Existem servidores para atender a:  Brasil, Estados Unidos, Oceania, Europa, Coréia do Sul e Japão.

5 INTRODUÇÃO  12 milhões de jogadores, em outubro de 2010  Apresenta mais de 60% do mercado de MMO  Diversas informações disponibilizadas:  http://us.battle.net/wow/en/  http://armory.hotwow.com/  http://www.warcraftrealms.com/census.php

6 CONCEITOS DE WOW  Duas Facções:  The Alliance  The Horde

7 CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS  Raças  Especialidades  Classes  Habilidades  Talentos

8 CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS  Talentos Priest:

9 CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS  Tempo gasto no jogo  Itens do personagem

10 FORMAÇÃO DE GRUPOS  Party  Grupos temporários  Voltados para quests e raids  Guild  Grupos permanentes  Com certo grau de organização  Arena Team  Voltados para competição

11 MODOS DE JOGO  Modos do jogo:  PVE (Player vs Enviroment)  PVP (Player vs Player)  PVP:  Duelos  Battlegrounds  Arenas

12 ARENA  Competições entre players  2vs2 / 3vs3 / 5vs5  Apenas jogadores no nível máximo  Atualmente 85  Com objetivo de ganhar pontos

13 OBJETIVO DO ESTUDO  Avaliar características para a formação de equipes de arena vencedoras.  Características como:  Modo de jogo  Tamanho da população  Estrutura de guilda  Centralidade da equipe  Características individuais

14 DADOS UTILIZADOS  Características dos servidores:

15 DADOS UTILIZADOS  Informações obtidas a partir de:  Wowrealms  Wow armory  Obtidos 162.280 personagens, em 10 noites  Uso do Pajek, para gerar valores estatísticos  Uso do GUESS, para gerar visualizações

16 ANÁLISE DOS DADOS  Os jogadores das guildas interagem de diversas maneiras  As interações na maioria são efêmeras  Times de arena são uma forma persistente de interação

17 ANÁLISE DOS DADOS  Foram compostas 8 redes variando por servidor e facção  Foram calculados os coeficientes de clusterização e o menor caminho médio  Foram criadas redes randômicas (Erdos-Renyi) com o mesmo grau médio e número de nós

18 REDE

19 TABELA

20 CENTRALIDADE E PERFORMACE  Qual medidade de centralidade separa os melhores times dos piores?

21 ANÁLISE DOS DADOS  Foram isolados os 50 melhores e piores times  Foram calculadas as medidas de centralidade: grau, intermediação e proximidade  Foi feito um estudo estatístico (t-test) para identificar diferenças relevantes entre as medidas de centralidade dos piores e dos melhores times

22 SPINEBREAKER (ALLIANCE TOP 50)

23 SPINEBREAKER (ALLIANCE BOTTOM 50)

24 ANÁLISE DOS DADOS  O grau não é um fator relevante  O tamanho do time não influencia no seu sucesso  Resultado esperado porque o tamanho do time é limitado (4-10 dependendo do tipo)

25 ANÁLISE DOS DADOS  Intermediação não é um fator relevante  Os melhores e os piores times vem da mesma região da rede  O time ser formado por jogadores de diversas guildas não influencia no seu sucesso

26 ANÁLISE DOS DADOS  Proximidade foi a única medida com significância estatística  Para todos os servidores os melhores times são muito mais conectados do que os piores

27 WINDRUNNER (HORDE TOP 50)

28 WINDRUNNER (HORDE BOTTOM 50)

29 CONCLUSÃO  As redes geradas são redes de mundo pequeno  O time ser diversificado não influencia no seu sucesso  Os melhores jogadores fazem parte de comunidades interconectadas

30 DÚVIDAS

31 Obrigado!

32 REFERÊNCIAS  We're Doing Wow, http://www- personal.umich.edu/~ladamic/courses/networks/si508f07/projects/Wo W.pdfhttp://www- personal.umich.edu/~ladamic/courses/networks/si508f07/projects/Wo W.pdf  http://us.battle.net/wow/en/ http://us.battle.net/wow/en/  http://www.warcraftrealms.com/census.php http://www.warcraftrealms.com/census.php  http://pt.wikipedia.org/wiki/World_of_Warcraft http://pt.wikipedia.org/wiki/World_of_Warcraft  http://armory.hotwow.com/ http://armory.hotwow.com/  http://www.youtube.com/watch?v=RS1I0BVngQo http://www.youtube.com/watch?v=RS1I0BVngQo  http://www.youtube.com/watch?v=ppT_7CAYLss http://www.youtube.com/watch?v=ppT_7CAYLss  http://www.youtube.com/watch?v=qaB3wMEBQ0Y http://www.youtube.com/watch?v=qaB3wMEBQ0Y


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