A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bósnia-Herzegovina e Kosovo Professor Luiz Felipe Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bósnia-Herzegovina e Kosovo Professor Luiz Felipe Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Bósnia-Herzegovina e Kosovo Professor Luiz Felipe Geografia

2 Bósnia-Herzegovina Após a desintegração da Iugoslávia, milícias da “Nova Iugoslávia” (Sérvia e Montenegro), passam a atacar a Bósnia, fato ocorrido entre 1992 e Essas milícias (de maioria sérvia – Cristã ortodoxa), atacaram os muçulmanos bósnios pelo controle do país. Chegaram a controlar 70% do território bósnio, incluindo parte de sua capital, Sarajevo.

3

4 Bósnia-Herzegovina Nesses ataques observou-se processo de “limpeza étnica”: -Massacre -Confinamentos -Estupros -Expulsões em massa. Tudo isso autorizado pelas autoridades da Nova Iugoslávia.

5 Bósnia-Herzegovina Por pressões, sobretudo da União Europeia e dos EUA, a OTAN passa a atacar alvos Sérvios em 1995, forçando um acordo de paz. Assinado em Dayton (EUA) determinou que a Bósnia- Herzegovina continuaria existindo como Estado, mas dividida administrativamente em duas partes. 1 – Controlada pelos sérvios 2 – Controlada pelos Croatas e Muçulmanos. O governo central tem representação dos dois grupos.

6

7 Kosovo Sérvios consideram Kosovo como o centro sagrado de suas tradições. Entretanto, 90% da população Kosovar é de origem Albanesa (maioria muçulmana). Em 1989, o governo de Slobodan Milosevic (sérvio), retirou o estatuto de autonomia da província, provocando a criação de um movimento guerrilheiro separatista – Exército de Libertação de Kosovo (ELK).

8

9 Kosovo A sérvia passa a praticar os mesmos atos de violência que já havia feito contra a Bósnia (inclusive limpeza étnica contra a população albanesa). Em 1999, liderada pelos EUA, a OTAN passa a atacar a Sérvia. Em resposta, o exército sérvio desencadeia uma onda de violência sem precedentes em Kosovo, incendiando aldeias, cometendo assassinatos em massa e expulsando de suas casas mais de mio milhão de pessoas.

10 Kosovo A população de Kosovo se refugia em países Vizinhos (Albânia e Macedônia). Depois de três meses de ataques contra a Sérvia, refinarias, residências, redes elétricas e de abastecimento de água foram atacadas. Em 9 de julho de 1999 o governo Milosevic assina um acordo de paz, permitindo que a ONU ocupe Kosovo e realoque os refugiados. Albaneses voltam revoltados e o ELK fortalecido, passando a perseguir sérvios.


Carregar ppt "Bósnia-Herzegovina e Kosovo Professor Luiz Felipe Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google