A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA, SEXUALIDADE E CRIME Classificação dos distúrbios do instinto sexual: 1. Paradoxia: excitação sexual surgida fora do tempo normal por alterações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA, SEXUALIDADE E CRIME Classificação dos distúrbios do instinto sexual: 1. Paradoxia: excitação sexual surgida fora do tempo normal por alterações."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA, SEXUALIDADE E CRIME Classificação dos distúrbios do instinto sexual: 1. Paradoxia: excitação sexual surgida fora do tempo normal por alterações anatômicas e fisiológicas dos órgão genitais; 2. Anestesia: ocorre quando não há excitação capaz de manifestar o apetite sexual (abolição do instinto); 3. Parestesia: a excitação sexual só é despertada com estímulos inadequados (perversões sexuais).

2 PATOLOGIAS E DISFUNÇÕES SEXUAIS : APOTEMNOFILIA: preferência sexual por parceiros com alguma anormalidade anatômica, como por exemplo, pessoas com membros amputados; AUTO-EROTISMO: é uma aberração na qual o prazer sexual prescinde da presença do sexo oposto. O prazer é alcançado apenas pela contemplação de uma fotografia, uma escultura ou a simples presença da pessoa amada ou admirada; BESTIALIDADE OU ZOOFILIA: é a satisfação sexual com animais domésticos; CLEPTOMANIA: impulso irresistível ao furto. É um ato obsessivo eminentemente feminino, onde a mulher ao furtar, furta na verdade, o poder e a autoridade paterna, no ato representado pelo pênis do pai. Outro fator relacionado à patologia é a retirada do seio da mãe de forma abrupta, perda essa que dificilmente será reparada.

3 COPROLAGNIA: o prazer sexual acontece somente na presença de fezes; COPROLALIA: necessidade de proferir palavras obscenas a fim de excitar-se sexualmente e excitar o parceiro; CROMO-INVERSÃO: propensão erótica de certos indivíduos por outros de cor de pele diferente da sua; DOLISMO: atração sexual por manequins ou bonecas. O indivíduo excita-se olhando e manuseando-as. É comum a tentativa de manter relações sexuais com as mesmas; DONJUANISMO: quando o indivíduo se manifesta de forma compulsiva às conquistas amorosas, sempre de maneira espetacular e exibicionista. Em geral acontece com pessoas do sexo masculino, os quais não têm a virilidade que aparentam ter e tendo um desempenho sexual deficitário. Tais pessoas, em geral, quando conseguem o que querem, perdem o interesse e desaparecem.

4 EDIPISMO: é a tendência ao incesto. O impulso ao ato sexual com parentes próximos ou com pessoas indefesas; EROTISMO: tendência abusiva do ato sexual. No homem, chama-se satiríase e, na mulher ninfomania; EXIBICIONISMO: obsessão impulsiva de mostrar os órgãos genitais apenas para um estranho e um incontrolável prazer de expor- se. Muitas vezes nem há o convite para o ato sexual;

5 Tipos de Exibicionismo: Fetichismo: perversão que se apresenta como uma verdadeira obsessão amorosa por uma parte do corpo ou por objetos que pertencem à pessoa amada. Apego aos olhos, pés, seios, cabelos, vestidos, roupa íntima; Frotteurismo ou Toquerismo: tocar e encostar-se em uma pessoa seu consentimento.Ao fazê-lo, o indivíduo fantasia uma relação com a vítima. Ocorre por volta dos anos de idade, havendo um declínio com o passar do tempo.

6 Gerontofilia: é a atração que certos indivíduos, ainda jovens, sentem por pessoas de excessiva idade.Na maioria das vezes isso ocorre com homens; Masoquismo: é o prazer em ver o próprio sofrimento psíquico ou físico; Voyerismo: prazer sexual despertado ao presenciar uma cena erótica, proibida ou uma relação sexual de terceiros. O voyeur satisfaz seu desejo espiando pessoas pela janela, em banheiro público, etc; Necrofilia: ocorre quando o indivíduo sente prazer ao se relacionar sexualmente com cadáveres.

7 Ninfomania: tipo de exibicionismo em que o prazer e as fantasias sexuais são inesgotáveis. Ocorre com mulheres; Pedofilia: busca do prazer sexual com crianças, independentemente de serem parentes ou desconhecidos; Pigmalianismo: é o amor anormal por estátuas, esculturas ou bonecas infláveis; Sadismo: desejo e prazer sexual advindos com o sofrimento da pessoa amada, podendo chegar à morte do parceiro(a).

8 TIPOS DE EXIBICIONISMO : 1. Forma Leve: onde a pessoa apresenta o transtorno, mas consegue manter relação sexual regularmente e até mesmo se ligar afetivamente; 2. Forma Moderada: muito raramente mantém uma relação sexual preferindo somente a exibição para excitar-se. Pode trazer prejuízo social; 3. Forma Grave: toda sua sexualidade é direcionada para a prática do exibicionismo. Pode ocorrer prejuízo social ou ocupacional. Tais manifestações são acompanhadas de intenso sofrimento e estresse.


Carregar ppt "PSICOLOGIA, SEXUALIDADE E CRIME Classificação dos distúrbios do instinto sexual: 1. Paradoxia: excitação sexual surgida fora do tempo normal por alterações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google