A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meio Ambiente e Edificações Cliviany. Ecologia Relação entre os seres vivos e ambiente ECO = casa LOGIA = estudo Biosfera: Os seres vivos vêm se diversificando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meio Ambiente e Edificações Cliviany. Ecologia Relação entre os seres vivos e ambiente ECO = casa LOGIA = estudo Biosfera: Os seres vivos vêm se diversificando."— Transcrição da apresentação:

1 Meio Ambiente e Edificações Cliviany

2 Ecologia Relação entre os seres vivos e ambiente ECO = casa LOGIA = estudo Biosfera: Os seres vivos vêm se diversificando e adaptando às mudanças ocorridas na Terra, o que permitiu colonizar diversos ambientes.

3 Conceitos básicos Biótopo : Fatores necessários para sobreviver; – Abiótico: contém um tipo de solo (com quantidades típicas de minerais e água) e a atmosfera (gases, umidade, temperatura, grau de luminosidade, etc.) Os fatores abióticos dum biótopo afetam diretamente a biocenose, e também são por ela influenciados. O desenvolvimento de uma floresta, por exemplo, modifica a umidade do ar e a temperatura de uma região.

4 Conceitos básicos Biótico: São fatores vivos como animais, vegetais, microrganismos. Biocenese O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente, e a sua qualidade, determina o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. O meio ambientesobrevivênciareproduçãocomportamentometabolismohabita

5 Conceitos básicos Ecossistema :é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.comunidadesfatores abióticos

6 Conceitos básicos Habitat: Local onde vive determinada espécie Nicho ecológico: é o modo de vida de cada espécie em seu habitat. Representa o conjunto de atividades que a espécie desempenha, incluindo relações alimentares, obtenção de abrigos e locais de reprodução, ou seja, como, onde e à custa de quem a espécie se alimenta, para quem serve de alimento, quando, como e onde busca abrigo, como e onde se reproduz. Numa comparação clássica, o habitat representa o "endereço" da espécie, e o nicho ecológico equivale à "participação, ativa ou passiva, no ambiente".

7 Conceitos básicos Seres autótrofos ou produtores: São os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso o processo denominado quimiossíntese (oxidação de compostos de enxofre) por muitas bactérias terrestres e aquáticas.

8 Conceitos básicos Heterótrofos ou consumidores: Se alimentam de outros seres pois não conseguem produzir seu próprio alimento.

9 Conceitos básicos Consumidores primários: São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, são as espécies herbívoras. Podem ser: – microscópicas larvas planctônicas – invertebrados bentônicos (de fundo) – pastadores; boi, cavalo, etc. – grandes mamíferos terrestres como a girafa e o elefante. Consumidores secundários: São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.

10 Conceitos básicos Consumidores Terciários : São os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais. Decompositores ou : São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos. “ LIXEIROS NATURAIS”

11 Cadeia alimentar. Uma seqüência de transferências de matéria e energia de um organismo para outro sob a forma de alimento

12

13 Teia alimentar Conjunto de cadeias

14 plantas gafanhotossapocobragavião produtorconsum. 1 ário consum. 2 ário consum. 2,3 ário consum. 2,3,4 ário pássaros consum. 1 ário roedor consum. 1 ário

15 Ocorre uma transferência de energia e nutrientes para os níveis tróficos superiores A energia flui através do sistema, havendo perda por dissipação em cada passo Nutrientes também fluem, mas não ocorrem perdas necessariamente: ciclos ao invés de fluxo unico Raramente apresentam mais do que 5 ou 6 níveis: porque será? Nas cadeia alimentares

16 plantas gafanhotossapocobragavião produtorconsum. 1 ário consum. 2 ário consum. 3 ário consum. 4 ário decompositores SOL Nível trófico Posição que o ser se encontra na cadeia

17 Boa noite!


Carregar ppt "Meio Ambiente e Edificações Cliviany. Ecologia Relação entre os seres vivos e ambiente ECO = casa LOGIA = estudo Biosfera: Os seres vivos vêm se diversificando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google