A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios do conhecimento pertinente 3-Ensinar a condição humana 4-Ensinar a identidade terrena 5-Enfrentar as incertezas 6-Ensinar a compreensão 7-A ética do gênero humano Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios do conhecimento pertinente 3-Ensinar a condição humana 4-Ensinar a identidade terrena 5-Enfrentar as incertezas 6-Ensinar a compreensão 7-A ética do gênero humano

2 SITUAÇÃO DE ESTUDO As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.  A educação visa transmitir conhecimentos, mas, apresenta-se (cega) quanto ao que é o conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e a ilusão, e não se preocupa em fazer conhecer o que é conhecer.  Como proceder para preparar o evangelizando a enfrentar os riscos permanentes de erro e ilusão, em relação à reencarnação.? ( 2º ciclo de juventude –Módulo I- O Espiritismo.III Unidade – Reencarnação). SITUAÇÃO DE ESTUDO As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.  A educação visa transmitir conhecimentos, mas, apresenta-se (cega) quanto ao que é o conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e a ilusão, e não se preocupa em fazer conhecer o que é conhecer.  Como proceder para preparar o evangelizando a enfrentar os riscos permanentes de erro e ilusão, em relação à reencarnação.? ( 2º ciclo de juventude –Módulo I- O Espiritismo.III Unidade – Reencarnação). Os sete saberes, constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.

3 - Os princípios do conhecimento pertinente. Há um problema capital sempre ignorado que é o da necessidade de promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais. - O que o evangelizador deve fazer para que o evangelizando desenvolva aptidão natural do espírito humano para melhor se relacionar com seus semelhantes e o universo.? (2º ciclo de juventude.Módulo III Conduta Espírita – Vivência Evangélica I Unidade –Auto –aperfeiçoamento – O Dever). - Os princípios do conhecimento pertinente. Há um problema capital sempre ignorado que é o da necessidade de promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais. - O que o evangelizador deve fazer para que o evangelizando desenvolva aptidão natural do espírito humano para melhor se relacionar com seus semelhantes e o universo.? (2º ciclo de juventude.Módulo III Conduta Espírita – Vivência Evangélica I Unidade –Auto –aperfeiçoamento – O Dever). Situação do Estudo

4 - Ensinar a condição humana. O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico e espiritual. - A condição humana deve ser objeto essencial de todo o ensino. Justifique. (2º ciclo de juventude. Módulo III Conduta Espírita Vivência Evangélica.I Unidade Auto Aperfeiçoamento.-A necessidade de Auto –Aperfeiçoamento). - Ensinar a condição humana. O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico e espiritual. - A condição humana deve ser objeto essencial de todo o ensino. Justifique. (2º ciclo de juventude. Módulo III Conduta Espírita Vivência Evangélica.I Unidade Auto Aperfeiçoamento.-A necessidade de Auto –Aperfeiçoamento).

5 Situação do Estudo - Ensinar a identidade terrena. O destino planetário do gênero humano é outra realidade – chave até agora ignorada pela educação. O reconhecimento da identidade terrena deve converter-se em um dos principais objetos da educação.O destino planetário do gênero humano é outra realidade – chave até agora ignorada pela educação. O reconhecimento da identidade terrena deve converter-se em um dos principais objetos da educação. - Evidenciar as características da era planetária no século XXI, tendo em vista que o Homem não é mais cidadão do planeta Terra e sim cidadão do Universo.- Evidenciar as características da era planetária no século XXI, tendo em vista que o Homem não é mais cidadão do planeta Terra e sim cidadão do Universo. (3º ciclo de juventude- Módulo III Conduta Espírita Vivência Evangélica.IV Unidade - Relações do Homem com a Natureza. – O homem cidadão do Universo). - Ensinar a identidade terrena. O destino planetário do gênero humano é outra realidade – chave até agora ignorada pela educação. O reconhecimento da identidade terrena deve converter-se em um dos principais objetos da educação.O destino planetário do gênero humano é outra realidade – chave até agora ignorada pela educação. O reconhecimento da identidade terrena deve converter-se em um dos principais objetos da educação. - Evidenciar as características da era planetária no século XXI, tendo em vista que o Homem não é mais cidadão do planeta Terra e sim cidadão do Universo.- Evidenciar as características da era planetária no século XXI, tendo em vista que o Homem não é mais cidadão do planeta Terra e sim cidadão do Universo. (3º ciclo de juventude- Módulo III Conduta Espírita Vivência Evangélica.IV Unidade - Relações do Homem com a Natureza. – O homem cidadão do Universo).

6 Situação do Estudo - Enfrentar as incertezas. A s ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas mas igualmente revelaram, ao longo do séc. xx, inúmeras zonas de incertezas. A s ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas mas igualmente revelaram, ao longo do séc. xx, inúmeras zonas de incertezas. - Como orientar o evangelizando para enfrentar os imprevistos, os inesperados e as incertezas? - Como orientar o evangelizando para enfrentar os imprevistos, os inesperados e as incertezas? ( 3º ciclo de juventude. Módulo I O Espiritismo – III Unidade Bases do Espiritismo. Princípios Básicos da Doutrina Espírita ). ( 3º ciclo de juventude. Módulo I O Espiritismo – III Unidade Bases do Espiritismo. Princípios Básicos da Doutrina Espírita ). - Enfrentar as incertezas. A s ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas mas igualmente revelaram, ao longo do séc. xx, inúmeras zonas de incertezas. A s ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas mas igualmente revelaram, ao longo do séc. xx, inúmeras zonas de incertezas. - Como orientar o evangelizando para enfrentar os imprevistos, os inesperados e as incertezas? - Como orientar o evangelizando para enfrentar os imprevistos, os inesperados e as incertezas? ( 3º ciclo de juventude. Módulo I O Espiritismo – III Unidade Bases do Espiritismo. Princípios Básicos da Doutrina Espírita ). ( 3º ciclo de juventude. Módulo I O Espiritismo – III Unidade Bases do Espiritismo. Princípios Básicos da Doutrina Espírita ).

7 Situação do Estudo - Ensinar a compreensão. A compreensão é a um só tempo meio e fim da comunicação humana. - Justifique a importância da compreensão mútua entre os seres humanos. (2º ciclo de Juventude.Módulo III.Conduta Espírita Vivência Evangélica.III Unidade Relações Sociais. Trabalho Social Voluntário). - Ensinar a compreensão. A compreensão é a um só tempo meio e fim da comunicação humana. - Justifique a importância da compreensão mútua entre os seres humanos. (2º ciclo de Juventude.Módulo III.Conduta Espírita Vivência Evangélica.III Unidade Relações Sociais. Trabalho Social Voluntário).

8 Situação do Estudo - A ética do gênero humano. A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral e sim formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é ao mesmo tempo indivíduo, parte da sociedade, e parte da espécie. Como proceder para desenvolver essa consciência? (1° ciclo de Juventude Módulo II O Cristianismo. I Unidade Antecedentes Históricos –A atualidade do decálogo.) - A ética do gênero humano. A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral e sim formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é ao mesmo tempo indivíduo, parte da sociedade, e parte da espécie. Como proceder para desenvolver essa consciência? (1° ciclo de Juventude Módulo II O Cristianismo. I Unidade Antecedentes Históricos –A atualidade do decálogo.). Há relação dos setes saberes necessários à educação do futuro apresentados por Edgar Morin, com os objetivos da Evangelização Espírita, estabelecidos no Currículo FEB? Justifique.. Há relação dos setes saberes necessários à educação do futuro apresentados por Edgar Morin, com os objetivos da Evangelização Espírita, estabelecidos no Currículo FEB? Justifique.


Carregar ppt "METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google