A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LABORATÓRIO DE QUÍMICA"— Transcrição da apresentação:

1 LABORATÓRIO DE QUÍMICA
NORMAS DE SEGURANÇA LABORATÓRIO DE QUÍMICA

2 SEGURANÇA Qualquer laboratório onde se manipule substâncias químicas é potencialmente perigoso. Portanto, tenha o máximo de cautela e atenção ao realizar um experimento, evitando conversas e brincadeiras que dispersem a concentração.

3 USO DE CHAMA As substâncias químicas, principalmente os solventes, são normalmente, voláteis, corrosivos e combustíveis. Desta forma, quando houver o uso de chama deve-se cercar de todas as precauções.

4 Não deixe sobre a bancada o bico de bunsen aceso sem necessidade

5 TOXIDADE Existe uma regra geral que deve ser seguida neste ambiente: toda substância desconhecida é potencialmente perigosa até que se prove o contrário!

6 A toxidade das substâncias químicas varia enormemente e nem todas, mesmo as mais comuns, tiveram seus aspectos toxicológicos suficientemente estudados.

7 NORMAS GERAIS Não trabalhe sozinho no laboratório. Um companheiro, ao menos, sempre será uma ajuda ou testemunha em caso de acidente. Use o guarda-pó ou avental para proteger a roupa de tecido de algodão, mangas longas, na altura do joelho e fechado.

8 Use sapato fechado (nunca sandálias ou chinelos!)
Não fume no laboratório. Evite brincar no laboratório.

9 Leia com atenção o rótulo dos reagentes para se ter certeza de que pegou frasco correto.

10

11 Não jogue material sólido na pia.
Observe a limpeza dos materiais antes de utilizá-los. Não gaste reagentes e soluções inutilmente, utilize somente o necessário para o experimento.

12 Nunca pese material diretamente sobre o prato da balança; use béquer, vidro de relógio ou papel toalha. Se houver precipitado ou duas fases em solução a ser utilizada, agite cuidadosamente de modo a homogeneizá-la .

13 Não ingira ou beba qualquer alimento no laboratório

14 Não recoloque nos frascos soluções restantes, podem contaminar o conteúdo do recipiente.
Quando utilizar soluções e reagentes, certifique-se que o rótulo esteja voltado para cima, evitando que se estrague.

15 Não trabalhe com material defeituoso, principalmente o de vidro
Não trabalhe com material defeituoso, principalmente o de vidro. Solicite a troca junto à professora. Não deixe vidro quente em lugar que possam pegá-lo inadvertidamente.

16 Não prove ou engula reagentes do laboratório.
Não trabalhe com inflamáveis próximos a chamas.

17 Não aqueça tubos de ensaio com a boca virada para si ou para outra pessoa. Habitue-se a aquecer o tubo de ensaio de forma intermitente.

18 Não aqueça substâncias inflamáveis ou voláteis em chama direta, use banho-maria.
Feche direito os frascos das soluções e regentes, principalmente os que forem voláteis e inflamáveis. Evite jogar líquidos inflamáveis na pia, se o fizer abra bastante a torneira.

19 Lave bem as mãos ao deixar o laboratório

20 NUNCA pipete com a boca soluções ou líquidos puros, use pipeta e pera ou pipetador automático.

21 NUNCA adicione água a uma solução de ácido ou base concentrada para diluí-los. Sempre adicione essas soluções concentradas à água. Ácido Água

22 Substâncias como vapores tóxicos tais como: bromo, cloro, ácido clorídrico e nítrico concentrados, solução concentrada de amônia entre outras devem ser manipuladas na capela.

23 Tão importante quanto trabalhar em segurança é trabalhar ordenadamente, com consciência da sequência a ser realizada. Leia atentamente o procedimento experimental certificando-se de que todos os materiais e reagentes necessários estão disponíveis. Anote os resultados obtidos os relacionado à teoria da prática.

24 Anote tudo que realizar....só assim fará um bom relatório!!!

25 Consulte o professor quando tiver dúvidas e avise-o de qualquer acidente que ocorra por menor que pareça.

26 Lentes de contato não devem ser usadas em laboratórios, pois podem absorver produtos químicos e causar lesões nos olhos.

27 Ao final de cada aula, as vidrarias utilizadas durante o trabalho de laboratório devem ser esvaziadas nos frascos de descarte e enxaguadas com água antes de serem enviadas para limpeza.

28 TODO O GRUPO É RESPONSÁVEL PELO TRABALHO!!


Carregar ppt "LABORATÓRIO DE QUÍMICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google