A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perfil dos estados brasileiros em relação a juventude rural ocupadas com atividades agrícolas, em 2002 e 2012 Saintilus JN FRANCOIS Célio Alberto Colle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perfil dos estados brasileiros em relação a juventude rural ocupadas com atividades agrícolas, em 2002 e 2012 Saintilus JN FRANCOIS Célio Alberto Colle."— Transcrição da apresentação:

1 Perfil dos estados brasileiros em relação a juventude rural ocupadas com atividades agrícolas, em 2002 e 2012 Saintilus JN FRANCOIS Célio Alberto Colle

2 OBJETIVO GERAL O objetivo geral deste artigo é analisar o perfil da juventude rural nos estados brasileiros ocupadas na agropecuária. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fazer um levantamento de dados sobre a juventude rural para os estados brasileiros a partir das PNADs de 2002 e Realizar análises comparativas entre os estados brasileiros em relação a juventude rural. Identificar possíveis causas sobre as desigualdades.

3 REFERENCIAL/MOTIVAÇÃO STROPASSOLAS, Valmir (2002): Jovens tentam construir uma identidade “rural” e esse conceito/espaço se insere no urbano nas pequenas cidades. Estudo em Santa Catarina. SPANEVELLO, Rosani (2008): Dinâmica da sucessória da agricultura familiar no RS. Tema atrelado a morte e poder...Dividiu em 2 grupos (com sucessão e sem sucessão) transmissão do patrimônio ocorre de forma tardia. BRUMER, Anita (2008): Pesquisa no Sul do Brasil. -Jovens gostariam de ficar; veem o meio rural como um lugar tranquilo e urbano local de acesso a recursos, como estudo e oportunidade de trabalho; divisão do trabalho entre homens e mulheres; mulheres serviços do lar, colheita; homens tomam decisões, credito CARNEIRO, Maria (1996): Caso francês - Pluriatividade no campo (Atividades não-agrícolas para manter a paisagem) foi condenada x especialização na produção.; Crise de superprodução da década de 70. Pluriativo (presente) X verdadeiro agricultor (passado). WESHEIMER, Nilson (2009): (4) temas...-Projetos pessoais...atrelados ao futuro da agricultura familiar. Juventude rural = categoria multidimensional. A grande maioria dos pesquisados se encontrava em UPF com baixa área produtiva e baixa renda. ABROMOVAY, Ricardo (2005): A maioria não quer seguir a profissão dos pais, Os que ficam tem menos escolaridade, necessidade de políticas para esses q ficam, futuros agricultores serão cada vez mais pluriativos e com rendas provenientes da agricultura e de outras atividades.

4 ASPECTOS METODOLOGICOS A metodologia deste artigo será desenvolvida em três partes. Revisão da literatura sobre alguns autores selecionados que abordam o tema da juventude rural. Escolha de variáveis socioeconômicas nas dimensões, demografia, educação, acesso a informação e renda. Apresentação e descrição da ocupação da juventude rural nos estados brasileiros em 2002 e 2012.

5 Base de dados e variáveis a) Juventude Rural ocupada em atividades agrícolas (de 15 a 29 anos). b) Os dados secundários compreendem os anos de 2002 e 2012 e foram obtidos a partir da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). c) Com todos os Estados do Brasil d) As dimensões e variáveis selecionadas foram: DimensãoIndicador Demografia  Parcela da população jovem que atua em áreas rurais. Educação  Taxa de analfabetismo  Anos de estudo Acesso à informação  Taxa de acesso à internet  Existência de computador Trabalho e Renda  Rendimento médio do trabalho principal  Rendimento médio total

6 Resultados e Análises

7 UnidadeJovens rurais/total jovens Jovens rurais/população total Brasil14,60%3,60% Maranhão40,80%10,80% Piauí30,20%8,20% Para27,90%7,70% São Paulo3,30%0,80% Rio de Janeiro2,60%0,60% Comparativo entre os jovens ocupados no rural em relação ao total de jovens e em relação a população total, para o ano de Fonte: PNAD, 2012.

8

9

10 Comparação dos jovens residentes no meio rural com ocupação em atividades agropecuária em 2002 e 2012.

11 Comparação entre jovens residentes no meio urbano com ocupações em atividades agropecuárias, 2002 e 2012.

12 Média=6,8 anos

13

14

15

16 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABROMOVAY, Ricardo. Juventude rural: ampliandos as oportunidades, Raízes da Terra: parcerias para a construção de capital social no campo. Ministério do Desenvolvimento Agrário: Brasília – DF, Abril de 2005, Ano 1, nº 1. ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. Estudos Rurais. São Paulo/ Campinas: Editoria Hucitec/Anpocs, DOTTO, Fabiano. Fatores que influenciam a permanência dos jovens na agricultura familiar, no estado de Mato Grosso do Sul. Dissertação (mestrado em desenvolvimento local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, SACO DOS ANJOS, Flavio & CALDAS, Nádia & COSTA, Maria Regina. Pluriatividade e sucessão hereditária na agricultura familiar. Fortaleza, XLIV Congresso da Sober, Pesquisa Nacional de Amostras Domicílio (PNAD), IBGE, Disponível em:. Acesso em: 10 mai www.ibge.gov.br PUNTEL, Jovani Augusto & PAIVA, Carlos Águedo & RAMOS, Marília Augusto. Situação e perspectivas dos jovens rurais no campo. Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos. IPEA: REDIN, Ezequiel. Jovem rural em questão. Revista Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 25, n. 01, jan/jun. 2012, p SILVA, José Ribeiro da & JESUS, Paulo de. Juventude rural e agricultura familiar: os determinantes dos processos migratórios e os desafios para a preservação da agricultura familiar. VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, Porto de Galinhas, WEDIG, Josiane Carine & MENASCHE, Renata. Entre o campo e a cidade: o lugar do consumo na mobilidade material e simbólica de jovens rurais. Disponível:. Acesso em: 10 mai http://www.ufrgs.br/pgdr STROPASSOLAS, Valmir Luiz. O mundo rural no horizonte dos jovens: o caso dos filhos (as) de agricultores familiares de Ouro/SC. Tese de Doutorado. Santa Catarina: Centro de Filosofia e Ciências Humanas: UFSC, SPANEVELLO, R. M. A dinâmica sucessória na agricultura familiar p.Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural). Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul BRUMER, A.; SPANEVELLO, R. M. Jovens agricultores da Região Sul do Brasil. Porto Alegre: UFRGS; Chapecó: Fetraf-Sul/CUT, Relatório de Pesquisa. CARNEIRO, Maria J. T. Pluriatividade no campo: o caso francês. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v.ll, n.32, p ,1996. WESHEIMER, Nilson. A Situação Juvenil na Agricultura Familiar. Tese. (Doutorado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.


Carregar ppt "Perfil dos estados brasileiros em relação a juventude rural ocupadas com atividades agrícolas, em 2002 e 2012 Saintilus JN FRANCOIS Célio Alberto Colle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google