Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEsther Betancourt Alterado mais de 9 anos atrás
1
Page 1 AJUSTAMENTO ACADÉMICO À UNIVERSIDADE EM ESTUDANTES ANGOLANOS Ana Paula Tuavanje Elias & Maria do Céu Taveira Ministério do Ensino Superior da Ciência e Tecnologia de Angola & Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Portugal 8VO Congresso Internacional de Educación Superior, Habana, Cuba, 13-17 de Fevereiro de 2012
2
Page 2 Estrutura Introdução Objectivos Método Participantes Instrumento Procedimentos Resultados e Discussão Conclusão
3
Page 3 Introdução O ensino superior prepara os alunos para novos papéis, ao mesmo tempo que os expõe a novos desafios e dificuldades, exigindo um processo de adaptação a um novo contexto de trabalho (e.g., Biren & Cunningham 1985; Silva 2008). Um dos modelos mais recentes para ajudar a compreender esta transição vocacional é o modelo sociocognitivo da adaptação acadêmica proposto por Lent (2004). De acordo com a investigação deste modelo (Lent, 2004; Lent & Brown, 2006) o processo de adaptação ao ambiente do ensino superior deve ser conceptualizado, a partir de um quadro de referência unificador dos conceitos de bem-estar e ajustamento.
4
Page 4 Nesta fase das suas vidas, os estudantes do ensino superior direccionam-se nos estudos e restante vida, com base em orientações diferenciadas do seu funcionamento psicológico, como: - o sentido de competência - o desenvolvimento e a integração das emoções -a autonomia -as relações interpessoais - a construção da identidade, o desenvolvimento da integridade e de um sentido de vida (Chickering & Reisser, 1993, cit. por Silva & Ferreira, 2009). Introdução
5
Page 5 Nos Serviços de Carreira Universitários, a Consulta Psicológica Vocacional pode apoiar nesse sentido. Um dos seus principais objectivos será: -Facilitar a aprendizagem de competências, interesses, crenças, valores, hábitos de trabalho, nos indivíduos, que permitam a construção de uma vida satisfatória no âmbito de um contexto sociocultural e em constante mudança (Mitchel & Krumboltz, 1996). Introdução
6
Page 6 Introdução Além disso, as instituições de ensino superior devem propor acções de promoção do planeamento da carreira, e de apoio à adaptação e reorientação no ensino superior, dos alunos bem como apoios à transição de ciclos de estudo e da universidade para o mercado de trabalho - como a criação do próprio emprego e a aplicação de inovação científica e tecnológica a projectos de interesse social e económico, e o apoio ao prosseguimento de estudos para diplomados e trabalhadores. Para o efeito, é importante dispor de modelos teóricos que orientem a acção estratégica nas universidades e os serviços de carreira no ensino superior
7
Page 7 Introdução Autores como Lourenço e Valquaresma, (2006) identificam dois tipos de abordagem teórica que influenciam a intervenção na mudança dos estudantes: - as teorias desenvolvimentistas que procuram descrever dimensões de desenvolvimento do estudante e as fases de crescimento individual em cada dimensão - as teorias ambientais ou sociológicas que tendem a valorizar as origens sociológicas/ambientais da mudança do aluno centrando-se na interacção “aluno x universidade”
8
Page 8 Objectivos Caracterizar o ajustamento académico dos alunos Angolanos e avaliar diferenças em função do ano Escolar e do curso frequentado Retirar implicações para o desenho de Serviços de Carreira no ensino Superior em Angola
9
Page 9 Objectivo Fig. 1 Modelo sócio-cognitivo de ajustamento e bem-estar (Lent, 2004)
10
Page 10 Objectivo Figura 1. Estrutura do Sistema de Educação de Angola
11
Page 11 Método Participantes 317 estudantes universitários 152 homens e 165 mulheres Média de idade = 25.83 anos (DP=7.55) Instituto Superior Público de Ciências de Educação e da Universidade Privada Óscar Ribas 1ºano=199; 2ºano=96; 3ºano=22 Gestão= 139; Relações Internacionais= 31; Geografia= 83; e Pedagogia= 64
12
Page 12 Academic Adjustment Questionnaire (AAQ; Lent, 2004, adapt. por Taveira & Lent, 2004) 7 subescalas 56 itens -Auto-Eficácia em Tarefas Académicas Básicas (5 itens) -Auto-Eficácia para Lidar com Barreiras e Desafios Académicos Específicos (7 itens) -Progresso Percebido em Objectivos Académicos (8 itens) -Apoio Ambiental (9 itens) -Satisfação Académica (7 itens) -Disposição Afectiva (10 itens) - Satisfação com a Vida em Geral (5 itens ) Método Instrumento
13
Page 13 Procedimentos Tempo médio de preenchimento: 60 minutos/turma Recolha de dados em 6 dias consecutivos em cada instituição Ano lectivo 2010/2011 Apresentação do projecto de investigação aos alunos – objectivos e instruções Obtenção de apoio de Reitores, Coordenadores de Curso, e Professores Contacto formal ao Instituto Superior Público de Ciências de Educação e Universidade Óscar Ribas
14
Page 14 Resultados Tabela 1 - Dimensões do ajustamento académico: Anova FSig. CAE,812,542 AETA,928,463 AEPDA,663,652 APO1,377,234 RABAAS,636,673 AJA2,517,030 * SA3,710,003 * AA,745,591 SP1,612,157 AS1,203,309 SVG1,126,347
15
Page 15 Resultados Ano Escolar N Subset for alpha = 0.10 11 Primeiro Ano19985,40 Terceiro Ano2287,54 Segundo Ano96 88,82 Sig.,386 Tabela 2 – Teste de Tukey- crenças de auto- eficácia
16
Page 16 Resultados Tabela 3 – Teste de Tuke y Ano Escolar N Subset for alpha = 0.10 11 Terceiro Ano2229,85 Primeiro Ano19931,56 Segundo Ano96 32,22 Sig.,195,784
17
Page 17 V * P ≤ 0,05 (A) VALOR DA ANOVA DE WELCHALOR DA Resultados FGlSig. CAE3,7063, 313,012 * AETA6,2173, 313,000 * AEPDA2,2063, 313,087 ** APO3,7833, 313,011 * RABAAS2,5013, 313,059 ** AJA6,1643, 313,000 * SA8,7773, 313,000 * AA,6223, 313,601 SP4,0903, 313,007 * AS3,7393, 313,012 * SVG3,3973, 313,018 * AJAG4,6243, 313,004 * Tabela 4 – Anova one-way com correção de Welch
18
Page 18 FINALMENTE O AFECTO SITUACIONAL (AS), ONDE F(313) = 3,739, P= 0,012, NESTA DIMENSÃO VERIFICA-SE DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NOS ALUNOS DO CURSO DE RELAÇÕES Finalmente o Afecto situacional (AS), onde F(313) = 3,739, p= 0,012, nesta dimensão verifica-se diferenças significativas nos alunos do curso de Relações Internacionais, que obtêm valores mais baixos do que os alunos dos restantes cursos (33,70 versus 36,70; 37,45; 37,62); Satisfação com a vida em Geral (SVG), concluiu-se que F(313) = 3,397, p=0,018, onde os alunos do curso de Pedagogia obtêm valores significativamente mais elevados nesta dimensão do que os alunos do curso de Relações Internacionais (24,44 versus 21,0,3). Resultados
19
Page 19 Resultados e Conclusões Verificaram-se diferenças estatisticamente significativa nas crenças de auto-eficácia (CAE) em função do ano escolar, entre os alunos do segundo ano e os do terceiro ano, sendo que estes últimos obtêm valores mais baixos nesta dimensão Na auto-eficácia em problemas e desafios académicos (AEPDA), as diferenças significativas encontram-se igualmente entre os alunos do segundo ano e os do terceiro ano, sendo que estes últimos obtêm valores mais baixos nesta dimensão. Variação do Ajustamento Académico em função ao ano escolar
20
Page 20 Ajustamento Académico em função do curso: verificaram-se diferenças estatisticamente significativas em quase todas as dimensões com exceção das escalas de Auto-eficácia para lidar com problemas e desafios académicos e do Ajustamento Académico onde não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas. Isto evidencia a necessidade de abordar a questão do ajustamento académico no ensino superior em Angola tendo em atenção ao curso e especialidade dos alunos. Resultados e Conclusões
21
Page 21 O modelo sócio cognitivo do bem-estar desenvolvido por Lent (2004) apresenta-se como uma perspectiva teórica importante que contribui para explicar a satisfação académica e a satisfação com a vida em geral dos estudantes do ensino superior. O fenómeno de transição do ensino geral para o ensino superior, provoca desafios que geram mudanças em hábitos, costumes, relações interpessoais e na forma como o indivíduo se interpreta e avalia as mudanças na sociedade e no mundo, um processo de transição que exige a adaptação dos individuos, um processo influenciado por variaveis pessoais e do meio académico às quais os Serviços de Carreira devem atemder de modo intencional Conclusão
22
Page 22 Considerações finais Nesta conformidade tendo em conta os resultados obtidos do nosso estudo sugerimos que: Que o Ministério do ensino Superior da Ciência e Tecnologia, particularmente a Direcção Nacional de Orientação profissional e Apoio aos estudantes possa Conceber, editar e divulgar um guião de orientação dos cursos ministrados nas Instituições de aensino Superior (IES) e as respectivas modalidades de ensino; Que os Professores procurem criar um clima saudavél na sala de aula; Que se incentive a criação de processos de consulta psicologica aos alunos; Implementação de gabinetes de apoio e orientação vocacional e da carreira, a nível das Instituições de Ensino superior da diversas Regiões académicas criadas; Que se promova a Investigação e estratégias de Investigação científica e prestação de serviço nos domínios da orientação vocacional e profissional;
23
Page 23 Muito Obrigada ! Ana Paula Elias & Maria do Céu Taveira ceuta@psi.uminho.pt
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.