A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FMEA DEFINIÇÃO O FMEA é uma técnica analítica, que tem por objetivo assegurar que todas as falhas em potencial devido a Projeto, Processo de Manufatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FMEA DEFINIÇÃO O FMEA é uma técnica analítica, que tem por objetivo assegurar que todas as falhas em potencial devido a Projeto, Processo de Manufatura."— Transcrição da apresentação:

1 FMEA DEFINIÇÃO O FMEA é uma técnica analítica, que tem por objetivo assegurar que todas as falhas em potencial devido a Projeto, Processo de Manufatura e Sistema da Qualidade tenham sido consideradas e analisadas e tenham sido tomadas as ações corretivas necessárias para evitá-las.

2 FMEA FMEA de Projeto Prevê falhas em potencial que poderão ocorrer no produto, devido à deficiências do projeto. FMEA de Processo Prevê falhas em potencial que poderão ocorrer no produto, devido a deficiências no processo de manufatura.

3 FMEA FALHA É uma não-conformidade no funcionamento de uma peça, componente ou sistema, em relação ao previsto no projeto. É relacionada a características físicas ou a parâmetros de desempenho do produto.

4 FMEA TIPOS DE FALHA ( Modo de Falha ) É o modo pelo qual a falha se apresenta. Casos típicos são: quebra, fadiga, mau contato, curto-circuito, desgaste prematuro, vazamento, etc.... Deve-se notar que o tipo de falha é expresso em termos físicos e não em termos do que o cliente observa no produto.

5 FMEA CAUSA DA FALHA É uma descrição concisa da discrepância que deu origem ao “tipo de falha”. Exemplos : Tempo ou temperatura de injeção incorretos, torque baixo, material errado, dimensões erradas, etc....

6 FMEA EFEITO DA FALHA É aquilo que o cliente percebe “de errado” no produto. Exemplos : Automóvel não pega, luz não acende caneta não escreve, ruído na porta, freio não funciona.

7 FMEA CONTROLES ( ou condições ) ATUAIS São os que já estão sendo empregados no projeto ou processo de manufatura para peças semelhantes. Referem-se às Especificações de Engenharia, aos Processos de Manufatura e aos Sistemas de Inspeção.

8 FMEA ÍNDICE DE OCORRÊNCIA ( Io ) É uma estimativa das probabilidades combinadas de ocorrer a causa da falha, e dessa causa resultar o tipo de falha do produto.

9 FMEA ÍNDICE DE SEVERIDADE ( Is ) É a avaliação subjetiva das conseqüências que o usuário do produto sofre, assumindo-se que o tipo de falha aconteceu.

10 FMEA ÍNDICE DE DETECÇÃO ( Id ) É uma estimativa da probabilidade de - ocorrendo a falha - essa ser observada e corrigida antes do produto chegar ao usuário.

11 FMEA ÍNDICE DE RISCO ( IR ) É o produto dos índices de ocorrência, severidade e detecção. Sua finalidade é dar prioridade na tomada de ações corretivas. Deverão ser tomadas ações corretivas para as falhas com IR > 125. Todas as falhas com índices de severidade 9 ou 10 devem ser cuidadosamente analisadas, seja qual for o seu IR.


Carregar ppt "FMEA DEFINIÇÃO O FMEA é uma técnica analítica, que tem por objetivo assegurar que todas as falhas em potencial devido a Projeto, Processo de Manufatura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google