A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTO UNIFORME (MU). CONCLUSÕES 1. A velocidade média em cada instante é a mesma. 2. O corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTO UNIFORME (MU). CONCLUSÕES 1. A velocidade média em cada instante é a mesma. 2. O corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais."— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTO UNIFORME (MU)

2 CONCLUSÕES 1. A velocidade média em cada instante é a mesma. 2. O corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. 3.A velocidade é constante e diferente de zero. Obs.:Se o movimento for em linha reta, ele é nomeado como Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

3 Como a velocidade média é a mesma a cada intervalo de tempo, substituiremos Vm por V.

4 Equação ou Função Horária do Espaço no MRU Qual a equação horária do espaço do carrinho? S = +.t

5 Exercício 1 O movimento de uma partícula é descrito pela equação S = 4 – 2.t no SI. Determine: a) A posição inicial; b) A velocidade; c) A posição em t=3s; d) O instante que ele passa pela posição 8m.

6 O PESADELO De tanto jogar Plants x Zombies nas férias, o professor Jherms teve um pesadelo ( =/ ). No começo do sono ( t=0s), um zumbi estava andando pela Liberdade procurando pessoas para devorar. Ao passar de carro (um carrão na verdade) pelo zumbi, Jherms engatou a 5ª marcha com uma velocidade de 20m/s (constante) e foi se afastando com o tempo. Em t =10s, quando a distância entre os dois estava em 2200m, o zumbi deu um pinote e correu com uma velocidade absurda de 40m/s. No momento em que Jherms foi alcançado o pesadelo terminou ( Ufa!!). A partir das informações do texto acima, calcule o tempo, em minutos, de duração do pesadelo.

7 PASSOS 1º - Montar a equação de cada corpo (observando a referência para velocidade) Sj = 0 – 20.t  Sj = -20.t Sz = 2200 – 40.t 2º - o Encontro ocorrerá na mesma posição, ou seja, temos que igualar as equações Sj = Sz 3º - Acho o tempo de encontro -20.t = 2200 – 40.t 20.t = 2200  t = 110s

8 USANDO VELOCIDADE RELATIVA =) 1º Na questão há aproximação ou afastamento? 2º Se o zumbi tem 40m/s de velocidade e o JHERMS tem 20m/s, qual a velocidade relativa de aproximação do zumbi? 3º Qual a distância inicial entre eles? 4º... PRONTINHO... TUDO SE RESOLVE NUMA SIMPLES REGRA DE 3 =) 20m s 2200m-----xx = 110s... O MESMO RESULTADO.. QUE DEMAIS!!!

9 MARCANDO UM ENCONTRO O Dick Vigarista resolveu marcar um encontro com a Penélope Charmosa antes da disputa de uma corrida. Verifique se o encontro deles dois ocorrerá antes ou depois da placa A tomando o Dick Vigarista como referencial.

10 QUESTÃO 12 Dois automóveis A e B, ambos com movimento uniforme, percorrem uma trajetória retilínea conforme mostra a figura a seguir. Em t=0s, suas posições na trajetória são respectivamente A e B. As velocidades escalares no mesmo sentido são respectivamente VA = 50m/s e VB = 30m/s. Em qual ponto da trajetória ocorrerá o encontro (pareamento) dos dois automóveis?

11 É GOL OU NÃO É? Professor João Henrique vai cobrar um pênalti decisivo para a sua equipe na disputa da grande final. Ele está localizado no ponto P abaixo e o goleiro(G) está no meio exato do gol. A bola é chutada com uma velocidade constante de 72km/h e no mesmo instante o goleiro pula para o lado que a bola foi. Sabendo-se que a velocidade média do goleiro foi de 4,5m/s, verifique se o professor fez o gol.

12 CQC em: QUEBRANDO O PORQUINHO!!! Rafinha Bastos apostou com Marcelo Tas R$ 400. A aposta era a seguinte: cada um com seu carro, em uma pista reta, apostariam uma corrida. Venceria quem chegasse em 1º lugar na linha de chegada. Caso houvesse empate, cada um pagaria R$ 200 para Marco Luque. O carro de Rafael tinha uma Vm de 12,5m/s e o do Marcelo, 36 km/h. Determine quem ganhou a referida aposta sabendo que o carro de Marcelo partiu com 40m de vantagem.


Carregar ppt "MOVIMENTO UNIFORME (MU). CONCLUSÕES 1. A velocidade média em cada instante é a mesma. 2. O corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google