A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1o Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio 2005 Marlise Araújo Colégio Pedro II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1o Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio 2005 Marlise Araújo Colégio Pedro II."— Transcrição da apresentação:

1 1o Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio 2005 Marlise Araújo Colégio Pedro II

2 ? ? ? ?

3 Aprender Biologia: o que e porquê A Biologia no cotidiano: cultura e cidadania A Biologia no contexto econômico: mitos e custos A Biologia no contexto social: esperanças e polêmicas A Biologia na escola: PCN X prática escolar

4 O CORPO, OS AMIGOS E OS VALORES DAS TRIBOS. OS INTERESSES SÃO LIMITADOS PELA PERCEPÇÃO DO MUNDO. CULTURA DO DESCARTÁVEL. A RAPIDEZ DE MUDANÇA, SENSAÇÃO DE “AFOGAMENTO”. “CONHECIMENTO” PARA USO IMEDIATO. O CONHECIMENTO NÃO DÁ GARANTIAS PARA O AMANHÃ. A FUGA DOS RISCOS, REFÚGIO NA TERRA DO NUNCA. BUSCA CONSTANTE DE IDEAIS LÚDICOS E SIMPLES. INCOMPATIBILIDADE COM SISTEMAS COMPLEXOS. A BIOLOGIA NA ADOLESCÊNCIA

5 A Biologia na escola Cursos seqüenciais Conteúdos programáticos Seqüências fragmentadas Objetivos subjetivos Atividades repetitivas Representações sem significado Signos sem sentido Avaliações mecânicas

6 CONTEÚDOS SEQÜENCIAIS: DO MICRO PARA O MACRO DO SIMPLES PARA O COMPLEXO MEMORIZAÇÃO PROCEDIMENTOS PROTOCOLARES DESCONSIDERA A REALIDADE NÃO FAVORECE A INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS NÃO PREPARA PARA A UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NÃO DESPERTA O PRAZER DA BUSCA DO SABER

7 PARADIGMA O ALUNO DEVE SABER IDENTIFICAR PROCEDIMENTOS-PADRÃO E RESPONDER A QUESTÕES TIPO.

8 OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS  Imaturidade vivencial e experimental.  Falta vocabulário adequado às representações para as diversas áreas do conhecimento.  Descrença no valor do trabalho X crença no dom natural dos que têm sucesso.  Desconexão entre o prazer e o conhecer.  Desconexão entre informação e conhecimento.  Descrença no conhecimento como fonte se segurança pessoal e social.

9 Se a única resposta, sincera, que pode ser dada – é por causa do vestibular... É preciso urgentemente rever os objetivos e repensar as estratégias pedagógicas. Quando um aluno pergunta para que serve...

10 Propiciar condições para tornar o aluno autônomo na construção do seu conhecimento, capaz de responder às mudanças sociais, científicas e tecnológicas. Precisamos de um novo paradigma...

11 BUSCA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO DOS DADOS TRATAMENTO DOS DADOS TRABALHO EM EQUIPE AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INTERESSE PRAZER E DEDICAÇÃO DIVERSIDADE SENTIDO E SIGNIFICADO

12 Contexto multi-disciplinar  DOMÍNIO DAS LINGUAGENS  REPRESENTAÇÃO ABSTRATA  MODELAGEM DOS FENÔMENOS  ARGUMENTAÇÃO LÓGICA  REAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS  HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS Temas em Biologia  EVOLUÇÃO  COMUNICAÇÃO CELULAR  FLUXO DE ENERGIA  HOMEOSTASE FISIOLÓGICA  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL  NOVAS TECNOLOGIAS PROBLEMAS AMBIENTAIS SAÚDE BIOLOGIA DO CORPO BIOTECNOLOGIAS OGMS BIOÉTICA Contexto da vida do aluno OBJETIVOS RELAÇÕES INTEGRADORAS

13 COMO TER UM CORPO “SARADO” E SAUDÁVEL? Conteúdos da Biologia: Função dos alimentos Estrutura do corpo Fisiologia da produção de energia celular. Processos anabólicos Conteúdos e habilidades multi-disciplinares: Estrutura e função das moléculas orgânicas Cinética enzimática Conceito de trabalho e energia Cultura gastronômica Pesquisa em diversas fontes Organização de dados Uso de simuladores simples (software) Confecção e discussão de relatório Compreender o papel da nutrição na manutenção da estética e da saúde corporal. Contexto do aluno: ? Como manter o peso ideal ? Chocolate dá espinha ? Anabolizante é “brochante” ? Tatuagem pode dar cancêr ? Ginástica ou esporte

14 Algumas estratégias:  Fóruns de debates  Produção de textos jornalísticos e artigos  Iniciação científica com relatórios e apresentação  Desenvolvimento de produtos (jogos e protótipos)

15 OBSTÁCULOS INSTITUCIONAIS A logística administrativa é preponderante à lógica pedagógica. A avaliação é uma certificação e não um diagnóstico. O tempo de aprender é limitado pela disponibilidade docente. O espaço para aprender é limitado pelo investimento em infra-estrutura.

16 QUE BIOLOGIA APRENDER PARA ESTE SÉCULO? HISTÓRICA OU SINTÉTICA? UTILITÁRIA OU ERUDITA? ABRANGENTE OU INTERESSANTE? BÁSICA OU ESPECÍFICA? INFORMATIVA OU FORMATIVA? PROTOCOLAR OU ADAPTATIVA?

17 “O que pode ser mais enobrecedor que a realidade factual do que alcançar o único resultado real entre as inumeráveis possibilidades que não obtiveram o mais precioso privilégio: a emergência na existência concreta?” Stephen Jay Gold


Carregar ppt "1o Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio 2005 Marlise Araújo Colégio Pedro II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google