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DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS UNICAMP Prof. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera Orientador: Prof. Dr. Luis Enrique.

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1 DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS UNICAMP Prof. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera Orientador: Prof. Dr. Luis Enrique Aguilar

2 “A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE INOVAÇÃO: a experiência na região Sudoeste do Paraná, Sul do Brasil.”

3 1. A pesquisa 2. A metodologia 3. O suporte teórico 4. Considerações Finais ESTRUTURA

4 A opção pelo tema “Políticas Educacionais” está em todos os movimentos organizados, com propostas e respostas em todo o país. Necessidade de se refletir e analisar e entender Políticas Públicas, trazendo à discussão a Gestão Democrática, Sistemas e Conselhos Municipais de Educação e identificando os mais importantes desafios para melhorar a gestão nas Escolas através das experiências inovadoras, as quais quando aliadas ao cotidiano podem ser consideradas um estímulo a toda ação educativa. 1. A PESQUISA: JUSTIFICATIVA

5 Investigar a vida cotidiana do gestor público, através de uma análise reflexiva, buscando registros de experiências inovadoras; Contribuir para uma discussão do tema sobre gestão e políticas públicas; Refletir sobre a formação do gestor e seu contexto social; Analisar e debater a ação política do Projeto Político Pedagógico e o gestor; Sentir o impacto da implantação dos novos sistemas de ensino nos municípios numa ação articulada entre União, Estados e Municípios. 1. A PESQUISA: OBJETIVOS

6 1. A PESQUISA: CONTEXTO PR Este estudo realizou- se na Região Sudoeste do Paraná, abrangendo 14 Municípios, com gestores públicos no período de 2001 a Pato Branco localiza-se a 450 km de Curitiba e a 120 da fronteira com a Argentina.

7 2. A METODOLOGIA: PESQUISA-AÇÃO – Análise dos dados qualitativos PESQUISA-AÇÃO Optou-se por esta metodologia por ter sido desenvolvida através de um plano de ação. Gestores Esta AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO gerou-se através da temática Implementação de políticas educacionais inovadoras na direção da transformação social. AÇÃO – REFLEXÃO - AÇÃO

8 2. A METODOLOGIA: PESQUISA-AÇÃO – Ação metodológica

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11 3. SUPORTE TEÓRICO: Temáticas trabalhadas Teve como proposta fundamentar as discussões e reflexões do grupo sobre a necessidade de entender conceitos, princípios e a articulação das políticas educacionais entre a União, Estados e Municípios.

12 3. SUPORTE TEÓRICO: Temáticas trabalhadas Políticas públicas: conceitos e princípios. Momentos históricos na construção de políticas entre União, Estados e Municípios. Análise das políticas educacionais dos governos estaduais de 1991 a Gestão municipal e articulação entre os sistemas frente aos Planos Nacionais de Educação.

13 3. SUPORTE TEÓRICO: Temáticas trabalhadas Políticas públicas: concepção, contextualização e implementação. As políticas educacionais e a formação do gestor. Políticas públicas e inovação. Gestor e a ação do Projeto Político Pedagógico.

14 POLÍTICAS PÚBLICAS: Conceito Ações que terminam com o mandato do dirigente político. Política partidária Políticas públicas Ações de desenvolvimento que ficam com a comunidade. Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

15 Originam Políticas Públicas Prospecção de demanda Necessidades vitais de grupos coletivos Demandas sociais Opções políticas partidárias Conquistas sociais Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, SURGIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

16 Políticas educacionais Políticas sociais Políticas de habitação Políticas de saúde Políticas agrícolas Políticas de desenvolvimento tecnológico Políticas ambientais POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA AÇÃO SOCIAL Realimentação Reorientam Políticas sociais: Desemprego Analfabetismo Desnutrição Discriminação Pobreza Exclusão social Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

17 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Compreender e investigar o papel do gestor na implementação de políticas públicas educacionais inovadoras A possibilidade de intervenção em uma realidade, provocando mudanças de caráter inovador; Um panorama da legislação educacional brasileira e sua articulação entre União, Estados e Municípios; Novos conceitos sobre políticas públicas. A PESQUISA PROPORCIONOU

18 Compreender e investigar o papel do gestor na implementação de políticas públicas educacionais inovadoras Práticas sociais antes nunca vividas; Noções de planejamento político; Produção intelectual interativa; Necessidades de capacitação; Interesses em conhecer e participar de grupos de pesquisa; Aproximações político-partidárias. O MÉTODO DESENCADEOU 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

19 Compreender e investigar o papel do gestor na implementação de políticas públicas educacionais inovadoras Projetos nos municípios de capacitação referente ao tema; Dirigentes pesquisados tornaram-se sócios da ANPAE-PR; Novas posturas em relação ao papel do gestor; Palestras para Diretores Estaduais do Paraná em Faxinal do Céu em maio/04; Transformação da tese em livro NOVOS PAPÉIS SOCIAIS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

20 PORTANTO... Acredita-se que a pesquisa tem cumprido seu papel de inserção social, trazendo para o meio acadêmico e a comunidade discussões e reflexões de: como transformar uma necessidade social em uma ação concreta, onde a sociedade participe e decida sobre o que é verdadeiramente uma política pública inovadora.


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