A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS UNICAMP Prof. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera Orientador: Prof. Dr. Luis Enrique Aguilar

2 a experiência na região Sudoeste do Paraná, Sul do Brasil.”
“A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE INOVAÇÃO: a experiência na região Sudoeste do Paraná, Sul do Brasil.”

3 A pesquisa A metodologia O suporte teórico Considerações Finais
ESTRUTURA A pesquisa A metodologia O suporte teórico Considerações Finais

4 1. A PESQUISA: JUSTIFICATIVA
A opção pelo tema “Políticas Educacionais” está em todos os movimentos organizados, com propostas e respostas em todo o país. Necessidade de se refletir e analisar e entender Políticas Públicas, trazendo à discussão a Gestão Democrática, Sistemas e Conselhos Municipais de Educação e identificando os mais importantes desafios para melhorar a gestão nas Escolas através das experiências inovadoras, as quais quando aliadas ao cotidiano podem ser consideradas um estímulo a toda ação educativa.

5 1. A PESQUISA: OBJETIVOS Investigar a vida cotidiana do gestor público, através de uma análise reflexiva, buscando registros de experiências inovadoras; Contribuir para uma discussão do tema sobre gestão e políticas públicas; Refletir sobre a formação do gestor e seu contexto social; Analisar e debater a ação política do Projeto Político Pedagógico e o gestor; Sentir o impacto da implantação dos novos sistemas de ensino nos municípios numa ação articulada entre União, Estados e Municípios.

6 1. A PESQUISA: CONTEXTO Este estudo realizou-se na Região Sudoeste do Paraná, abrangendo 14 Municípios, com gestores públicos no período de 2001 a 2003. PR Pato Branco localiza-se a 450 km de Curitiba e a 120 da fronteira com a Argentina.

7 2. A METODOLOGIA: PESQUISA-AÇÃO – Análise dos dados qualitativos
Optou-se por esta metodologia por ter sido desenvolvida através de um plano de ação. Gestores Esta AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO gerou-se através da temática Implementação de políticas educacionais inovadoras na direção da transformação social. AÇÃO – REFLEXÃO - AÇÃO

8 2. A METODOLOGIA: PESQUISA-AÇÃO – Ação metodológica

9 2. A METODOLOGIA: PESQUISA-AÇÃO – Ação metodológica

10 2. A METODOLOGIA: PESQUISA-AÇÃO – Ação metodológica

11 3. SUPORTE TEÓRICO: Temáticas trabalhadas
Teve como proposta fundamentar as discussões e reflexões do grupo sobre a necessidade de entender conceitos, princípios e a articulação das políticas educacionais entre a União, Estados e Municípios.

12 3. SUPORTE TEÓRICO: Temáticas trabalhadas
Políticas públicas: conceitos e princípios. Momentos históricos na construção de políticas entre União, Estados e Municípios. Análise das políticas educacionais dos governos estaduais de 1991 a 2002. Gestão municipal e articulação entre os sistemas frente aos Planos Nacionais de Educação.

13 3. SUPORTE TEÓRICO: Temáticas trabalhadas
Políticas públicas: concepção, contextualização e implementação. As políticas educacionais e a formação do gestor. Políticas públicas e inovação. Gestor e a ação do Projeto Político Pedagógico.

14 POLÍTICAS PÚBLICAS: Conceito
Política partidária Políticas públicas Ações de desenvolvimento que ficam com a comunidade. Ações que terminam com o mandato do dirigente político. Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

15 Necessidades vitais de grupos coletivos Opções políticas partidárias
SURGIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Conquistas sociais Necessidades vitais de grupos coletivos Originam Políticas Públicas Demandas sociais Opções políticas partidárias Prospecção de demanda Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

16 Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.
POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA AÇÃO SOCIAL Reorientam Políticas sociais: Desemprego Analfabetismo Desnutrição Discriminação Pobreza Exclusão social Políticas educacionais Políticas sociais Políticas de habitação Políticas de saúde Políticas agrícolas Políticas de desenvolvimento tecnológico Políticas ambientais Realimentação Fonte: GALERA, Joscely. Tese de Doutorado UNICAMP, 2003.

17 A PESQUISA PROPORCIONOU
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS A PESQUISA PROPORCIONOU Compreender e investigar o papel do gestor na implementação de políticas públicas educacionais inovadoras A possibilidade de intervenção em uma realidade, provocando mudanças de caráter inovador; Um panorama da legislação educacional brasileira e sua articulação entre União, Estados e Municípios; Novos conceitos sobre políticas públicas.

18 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS O MÉTODO DESENCADEOU
Compreender e investigar o papel do gestor na implementação de políticas públicas educacionais inovadoras Práticas sociais antes nunca vividas; Noções de planejamento político; Produção intelectual interativa; Necessidades de capacitação; Interesses em conhecer e participar de grupos de pesquisa; Aproximações político-partidárias.

19 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS NOVOS PAPÉIS SOCIAIS
Projetos nos municípios de capacitação referente ao tema; Dirigentes pesquisados tornaram-se sócios da ANPAE-PR; Novas posturas em relação ao papel do gestor; Palestras para Diretores Estaduais do Paraná em Faxinal do Céu em maio/04; Transformação da tese em livro Compreender e investigar o papel do gestor na implementação de políticas públicas educacionais inovadoras

20 PORTANTO... Acredita-se que a pesquisa tem cumprido seu papel de inserção social, trazendo para o meio acadêmico e a comunidade discussões e reflexões de: como transformar uma necessidade social em uma ação concreta, onde a sociedade participe e decida sobre o que é verdadeiramente uma política pública inovadora.


Carregar ppt "ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google