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Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.

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1 Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa

2 Agenda 1.Acesso a periódicos 2.Estrutura administrativa 3.Regimento, Normas, Termo de Consórcio 4.Política de adesão/inclusão de conteúdos 5.Licenciamento 6.Negociação com editores 7.Financiamento 8.Utilizadores 9.Estatísticas de uso 10.Meios de divulgação 11.Avaliação b-on

3 Acesso a periódicos A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) negoceia e disponibiliza o acesso “apenas” a periódicos científicos em formato electrónico e procura ser um pilar estratégico na construção da Sociedade do Conhecimento. Motivação Existência de vários acordos entre as Instituições Académicas e Científicas e os principais fornecedores de conteúdos internacionais (duplicação de publicações e gastos); Preço elevado das subscrições individuais; Fraca cooperação entre as Instituições e entre as várias bibliotecas de cada instituição.

4 Estrutura administrativa Gestão, coordenação e financiamento –UMIC (Coordenação política) –POS-C (Entidade financiadora) –FCCN e WGs (Gestão operacional) FCCN (Gestãoope ) WG’s (Ass e acons.) b-on POS-C (Financeira) UMIC (Política) Associações Participadas Associações participadas –ICOLC –SELL –COUNTER –IGeLU –USE Fornecedores Conteúdos Fornecedore s Tecnologia Fornecedores –Conteúdos –Tecnologia Comunidade de utilizadores –Ensino –I&D –Hospitalar –Administração pública –Entidades sem fins lucrativos

5 Estrutura administrativa FCCN Membros (Operacional) Colaboradores “residentes” Colaboradores “residentes” e de membros (work-groups) Administração Coordenação Serviço Técnico Serviço de operação Serviço de apoio ao utilizador Conteúdos Negociação Comunicação, disseminação e formação Avaliação

6 Regimento, Normas, Termo de Consórcio A b-on não é um consórcio formal, disponibiliza no seu site informação diversa sobre o projecto tal como: regras de utilização como aderir, quem pode aceder, requisitos de adesão e formulários de adesão

7 Política de adesão/inclusão de conteúdos Abrangência das áreas temáticas: distribuição equitativa de conteúdos no que diz respeito à área temática de conhecimento; Impacto: determina que os conteúdos a integrar na b-on possuam elevados padrões de qualidade e de impacto, quer ao nível dos conteúdos comerciais, quer ao nível dos conteúdos gratuitos. Universalidade de utilização: procura assegurar que os conteúdos a integrar na b-on sejam de interesse e uso abrangente por parte da comunidade; Racionalidade: a integração de conteúdos na b-on deve estar de acordo com a utilização racional dos meios financeiros disponíveis; Granularidade: os conteúdos a integrar na b-on são “pacotes” de conteúdos e não títulos em particular.

8 Inicialmente a b-on adoptou um modelo A-A – All for All, permitindo a todos os membros o acesso a todos os conteúdos Licenciamento

9 Em 2007 passou a disponibilizar conteúdos em regime de S-S – Some for Some – apenas para as instituições que quiseram e sem co-financiamento Licenciamento

10 Negociação com editores Equipa constituída por: 1 Perito em negociações, 1 Jurista, 1 Bibliotecária, 1 Técnico e 1 Financeiro Existência de um Guião de Negociações constituído pelos seguintes anexos: Informação geral, Conteúdos, Requisitos Técnicos, Financeiro, Administração Metodologia: 1.Envio do guião 2.Resposta do editor 3.Reunião presencial 4.Inquérito às instituições 5.Assinatura dos contratos 6.Preparativos para o acesso 7.Acesso

11 Financiamento Até 31 de Dezembro de 2006 Comparticipação estatal POS-C/UMIC em 56% Comparticipação das instituições aderentes em 44% 2007 Comparticipação POS-C/UMIC de 100% para as instituições do ensino superior público Co-financiamento de c. de 50% para as restantes instituições (membros da b-on em 2006). 2008-2009 Comparticipação POS-C/UMIC de 100% para as instituições do ensino superior público 0% de co-financiamento para as restantes instituições aderentes que passarão a assegurar todos os custos

12 Utilizadores Em 2004 a b-on começou por integrar 48 membros. Em 2005 este número aumentou para 69 e em 2006 para 74. Actualmente tem 75 membros, servindo um total de c.313.000 utilizadores.

13 Estatísticas de uso A b-on apresenta um crescimento do número de donwloads,começou em 2004 com c. 2.120.000, atingiu em 2005 c. 3.230.000 e em 2006 mais de 3.600.000 downloads.

14 Objectivos : Divulgar e incentivar a utilização da b-on nas instituições aderentes Fornecer material de apoio à pesquisa e de informação institucional Meios de divulgação Meios de divulgação : Manual b-on Manual do utilizador Guia do utilizador Folheto institucional Site Acções de Formação Concursos

15 Avaliação b-on Em Março de 2006, teve início o Programa Integrado de Avaliação b-on, (PIA b-on) com os seguintes objectivos: identificar as necessidades de informação e os indicadores relevantes para os vários parceiros envolvidos (stakeholders) no projecto; avaliar a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados e a satisfação dos seus membros e utilizadores e o respectivo impacto; criar condições para a realização de benchmarking entre os membros do consórcio e entre a b-on e outras iniciativas similares; contribuir para o desenvolvimento sustentado e continuado da b-on através da disponibilização de informação e de dados que permitam melhorar o suporte à decisão em matérias como a coordenação política, financiamento, gestão operacional e evolução geral da iniciativa.

16 Foram realizados vários questionários online dirigidos a públicos distintos: –utilizadores b-on, –bibliotecários das instituições membro, –chefes dos serviços de documentação e –dirigentes das instituições b-on. Programa Integrado de Avaliação b-on

17 Obrigada! teresa.costa@fccn.pt


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