Carregar apresentação
1
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Reginária Araújo
2
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Retomada da aula anterior – mural de expectativas Abordagem teórica Apresentação oral e análise coletiva Exploração de materiais Avaliação Reflexão final
3
Síndrome de Down: o que o professor precisa saber?
4
Trissomia do 21: comorbidades Agitação psicomotora TDAH TRANSTORNOS MENTAIS AUTISMO Relação entre a necessidade de medicação e o comportamento do aluno em sala de aula. Questões de saúde passíveis de ocorrência na criança com SD Cardiopatias Perda auditiva Disfunções da tireóide Instabilidade de vértebra
5
A criança com Síndrome de Down no ensino fundamental Leitura e escrita Mesmos estágios, tempo diferente Contato frequente e sistemático com suportes de escrita Produções individuais X trabalho apoiado Atividades diversificadas: contextualização, processo, participação e culminância
6
A criança com Síndrome de Down no ensino fundamental Conceitos matemáticos Onde está o número? Ordem e inclusão hierárquica Construindo o abstrato a partir do concreto Desafios e situações-problema “Toda situação cotidiana pode e deve ser aproveitada como uma situação de aprendizagem”. “O vocabulário matemático tem que fazer parte da vida da criança”.
7
A criança com Síndrome de Down no ensino fundamental Conhecimento de mundo História, geografia e ciências são vivas! O tempo remoto é um conto distante; o tempo recente é história pessoal O espaço existe para ser explorado, analisado e transformado
8
Vamos descobrir o que o jogo nos ensina?
9
Reflexão Final
10
Obrigado a todos!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.