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TRANSFORMAR. 2º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DO DECEX.

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Apresentação em tema: "TRANSFORMAR. 2º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DO DECEX."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSFORMAR

2 2º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DO DECEX

3 SUMÁRIO  Introdução  A Gestão do Conhecimento  A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB  A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx  A “ Nossa Consultoria”  Conclusão

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5 SUMÁRIO  Introdução  A Gestão do Conhecimento  A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB  A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx  A “ Nossa Consultoria”  Conclusão

6 DIMENSÕES DE UMA VISÃO EFICAZ DE GC Estabelecer o que é fundamental saber para o cumprimento da MISSÃO e definir a estrutura significativa para o conhecimento. Colocar em marcha um processo sistemático para GERAR, CAPTAR, CODIFICAR, ARMAZENAR, PROTEGER, DISTRIBUIR e USAR o conhecimento. Superar as barreiras de comportamento para transferir o conhecimento. Fornecer meios e tecnologia da informação eficazes para transferir o conhecimento. HSM Management - Jul/Ago 05 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

7 Criar condições que Criar condições que promovam promovam e tragam à tona e tragam à tona A Criatividade O Talento A Habilidade O Potencial Pessoas mais capazes de agir pela organização e gerar valor Mobilização do capital intelectual (Humano – Estrutural – Social) (Competências – Processos – Relacionamentos) (Capacidade e Produtividade – Eficiência – Qualidade e Longevidade) PROPÓSITO DA GC DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

8 SUMÁRIO  Introdução  Gestão do Conhecimento  A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB  A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx  A “ Nossa Consultoria”  Conclusão - Debates

9 O PROCESSO EVOLUTIVO DO EB PARA UMA INSTITUIÇÃO DA ERA DO CONHECIMENTO ERA DO CONHECIMENTO ERA INDUSTRIAL ADAPTAR MODERNIZAR TEMPO CAPACIDADES TRANSFORMAR Adequar as estruturas existentes para continuar cumprindo as tarefas previstas Otimizar as capacidades para cumprir da melhor maneira as missões previstas Desenvolver novas capacidades para cumprir novas missões ou desempenhar novas funções em combate DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

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11 SUMÁRIO  Introdução  Gestão do Conhecimento  A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB  A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx  A “ Nossa Consultoria”  Conclusão - Debates

12 HISTÓRICO 2009 Reu semanal Capacitação EAD/FGV 2010 Atv da ATED Pesquisa 2011 Rede de Parceria Terra Forum Petrobrás Aprs Dir DFA Visita à AMAN Aprs VCh DECEx Reu Trabalho 2012 QCP da AGC Projeto AGC Formação da Eqp Propostas de trabalho Anl das propostas - Terra Forum - UFRJ Aprs Gen DECEx Processo licitatório Entendimentos IPEA 2013 Parceria IPEA Processo licitatório ASSESSORIA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

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15 SUMÁRIO  Introdução  Gestão do Conhecimento  A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB  A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx  A “Nossa Consultoria”  Conclusão - Debates

16 FevereiroMarçoAbrilMaioJunho Cronograma - MAcro Pontos de Atenção: Carnaval; Feriados de Abril/Maio; Copa do Mundo; 01. Reconhecer do contexto Reuniões Executivas 02. Sensibilização Reunião Executiva Palestra Oficina 03. Áreas de Conhecimento Pesquisa Entrevista Relatório 04. Redes de Conhecimento Pesquisa Oficina Relatório 05. Definições Estratégicas Reuniões Executivas Relatório Final Apresentação Final 01. Reconhecer do contexto Reuniões Executivas 02. Sensibilização Reunião Executiva Palestra Oficina 03. Áreas de Conhecimento Pesquisa Entrevista Relatório 04. Redes de Conhecimento Pesquisa Oficina Relatório 05. Definições Estratégicas Reuniões Executivas Relatório Final Apresentação Final

17 Fases 1 e 2 Reconhecimento de Contexto Sensibilização Projeto Executivo Sensibilização Diagnóstico Inicial de GC Projeto Executivo Sensibilização Diagnóstico Inicial de GC DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO MODELAGEM ESTRATÉGICA

18 Fase 3 Definição dos Conhecimentos Críticos Estrutura Taxonômica Básica de Conhecimentos Relatório com Implicações Iniciais para GC Relatório com Áreas de Conhecimentos Críticos Estrutura Taxonômica Básica de Conhecimentos Relatório com Implicações Iniciais para GC Relatório com Áreas de Conhecimentos Críticos DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO MODELAGEM ESTRATÉGICA

19 Fase 4 Mapeamento das Redes Mapa de Conhecimentos Críticos Mapa das Redes de Conhecimento do DECEx Mapa de Conhecimentos Críticos Mapa das Redes de Conhecimento do DECEx DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO MODELAGEM ESTRATÉGICA

20 Diretrizes de GC Portfólio de Soluções e Práticas de GC Estratégias de GC Requisitos de uma Plataforma Colaborativa de GC Diretrizes de GC Portfólio de Soluções e Práticas de GC Estratégias de GC Requisitos de uma Plataforma Colaborativa de GC Fase 5 Definição das Estratégias Práticas de GC Plataforma Colaborativa DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO MODELAGEM ESTRATÉGICA

21 Gestão e Evolução Estratégica da GC Implementação das Práticas e Ferramentas de GC GC no DECEx: Visão de Longo Prazo Impacto Desenho do Modelo de GC DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

22 Gestão e Evolução Estratégica da GC Implementação das Práticas e Ferramentas de GC Benefícios Esperados Impacto Desenho do Modelo de GC Visão estratégica do papel do conhecimento Identificação dos Conhecimentos Críticos Contribuições estratégicas à Transformação Início da implementação das práticas de GC DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

23 Gestão e Evolução Estratégica da GC Implementação das Práticas e Ferramentas de GC Benefícios Esperados Impacto Desenho do Modelo de GC Alavancagem do papel do conhecimento Conhecimentos críticos em mobilização crescente Engajamento nas práticas de GC Contribuições práticas à Transformação DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

24 Gestão e Evolução Estratégica da GC Implementação das Práticas e Ferramentas de GC Benefícios Esperados Impacto Desenho do Modelo de GC Gestão do Conhecimento consolidada como capacidade organizacional Conhecimentos críticos dominados e novos conhecimentos ganhando criticidade Novo patamar de contribuição para o EB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

25 SUMÁRIO  Introdução  Gestão do Conhecimento  A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB  A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx  A “Nossa Consultoria”  Conclusão

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27 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

28 “O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente“O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente” Peter SengePeter Senge DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

29 “ As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir” Peter SengePeter Senge DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO

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31 AGC - CONTATOS Funcional: (21) s:

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