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AGC 1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 17 Set 2013 18 Set 2013 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC e.

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1 AGC 1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 17 Set Set 2013 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC e

2 LÓGICA DA APRESENTAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS Conceitos Áreas e atividades Integradoras Modelos de GC GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DECEx – PERCURSO Contextualização Implantação da AGC Próximos passos DEBATES 1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

3 PROGRAMAÇÃO 17 Set ABERTURA Boas Vindas GC e Implantação da AGC Cel Lopes CONHECIMENTOS TÁCITO E EXPLÍCITO Conversão e Compartilhamento do Conhecimento Cel Wanderley Ten Alessandra ALMOÇO Bom apetite Todos TRABALHO COLABORATIVO Soluções colaborativas de problemas Ten Alessandra Ten Giselle Sgt Ademar CONHECIMENTOS CRÍTICOS Identificação e fatores de criticidade Cel Bandeira EXCEDENTES COGNITIVOS Explicitação e Mobilização de Conhecimentos Cel Lopes ST Jônatas CONSOLIDAÇÃO Integração dos conceitos básicos Todos 18 Set ABERTURA Boas Vindas Chefia do DECEx IPEA Desafios na implantação Dr. Fábio Batista ANAC Prática de implantação Sra. Cleide CENTRO DE DOUTRINA DO Ex Aplicação da GC no Ex Gen Araújo DEBATES Inquietações e Perspectivas Todos ENCERRAMENTO Agradecimentos Almoço DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

4 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

5 TÁCITO Intangível - Inconsciente - Não organizado Difícil de ser disponibilizado EXPLÍCITO Tangível - Consciente - Organizado Registrado em Etta estáveis de significação CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

6 GESTÃO DO CONHECIMENTO Conjunto de processos Conjunto de processos que orienta a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização. Davenport e Prusak (1998, p.6) Disciplinaabordagem integrada Disciplina que promove uma abordagem integrada para IDENTIFICAR – CRIAR – AVALIAR – COMPARTILHAR - RECUPERAR ativos de conhecimento tácito e explícito de uma organização para atender aos objetivos da missão. Army Knowledge Management Principles (AR 25-1, US Army) Conectar aqueles que sabem com aqueles que precisam saber (O QUÊ – O PORQUÊ – QUEM – COMO), utilizando a transferência de conhecimento de um-para-muitos em toda a organização. Processo sistemático Processo sistemático que permite: Identificar conhecimento importante. Criar um espaço e sistema para pessoas compartilharem o que sabem e criar novos conhecimentos. Capturar, colecionar e gerenciar melhores práticas e informações úteis de modo que outras pessoas possam usá-las no futuro. Transferir informação, conhecimento e melhores práticas a outros que possam usá-los. Eftekharzadeh, 1999 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

7 Melhores práticas Comportamentos Benefícios da eficiência Posse de Informações Responsabilidade Aprendizagem Organizacional Lições aprendidas Desenvolvimento de processos Apoio à decisão TIC Colaboração síncrona e assíncrona Gestão de conteúdo Busca corporativa Gestão da Informação Estruturas flexíveis Registro de gerências Políticas e procedimentos Estratégias Gestão de RH Educação e Treinamento Desenvolvimento de equipes Gestão de desempenho Gestão de mudanças GC ÁREAS INTEGRADORAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

8 TEMPO CONHECIMENTO t Ciclo de tempo rápido O que nós sabemos O que devemos saber O que poderemos saber Excedentes Cognitivos Curva de aprendizagem REDUÇÃO DA CURVA DE APRENDIZAGEM GESTÃO DO CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

9 O QUE A FORÇA DEVE FAZER Lacuna de desempenho Lacuna de conhecimento Soluções baseadas em conhecimento para preencher a lacuna O QUE A FORÇA SABE O QUE A FORÇA PODE FAZER Como a Força aprende e inova AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO Identificando lacunas de desempenho e de conhecimento O QUE A FORÇA DEVE SABER Como a Força deve aprender e inovar DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

10 Modera Define VISÃO DO CONHECIMENTO Entrada Saída Justifica A theory of organizational knowledge creation: understanding the dynamic process of creating knowledge Nonaka, Toyama e Byosière Handbook of Organizational Learning & Knowledge. Oxford: University Press, 2001, Chapter 22, p EXTERNALIZAÇÃO INTERNALIZAÇÃO COMBINAÇÃO SOCIALIZAÇÃO T T E E DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

11 DIMENSÕES DE UMA VISÃO EFICAZ DE GC Estabelecer o que é fundamental saber para o negócio e definir a estrutura significativa para o conhecimento. Colocar em marcha um processo sistemático para GERAR, CAPTAR, CODIFICAR, ARMAZENAR, PROTEGER, DISTRIBUIR e USAR o conhecimento. Superar as barreiras de comportamento para transferir o conhecimento. Fornecer meios e tecnologia da informação eficazes para transferir o conhecimento. HSM Management - Jul/Ago 05 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

12 LÓGICA DA APRESENTAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO - marcos legais GESTÃO DO CONHECIMENTO - propósitos e benefícios IMPLANTAÇÃO DA AGC - como está sendo feito PRÓXIMOS PASSOS - quem participa GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DECEx DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

13 O PROCESSO EVOLUTIVO DO EB PARA UMA INSTITUIÇÃO DA ERA DO CONHECIMENTO ERA DO CONHECIMENTO ERA INDUSTRIAL ADAPTAR MODERNIZAR TEMPO CAPACIDADES TRANSFORMAR Adequar as estruturas existentes para continuar cumprindo as tarefas previstas Otimizar as capacidades para cumprir da melhor maneira as missões previstas Desenvolver novas capacidades para cumprir novas missões ou desempenhar novas funções em combate DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

14 5) Iniciar a implantação da Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

15 IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO EXÉRCITO PARA O DECEx

16 MUDANÇA PARADIGMÁTICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

17 2009 Reu semanal Nu ATED Capacitação EAD/FGV Plj interrompido 2010 Atvidades da ATED Pesquisa Mnt Ctt 2011 R ede de Parceria Terra Forum – FDC Petrobrás - INDG Aprs Dir DFA Visitas à AMAN Aprs VCh e Ch DECEx Reu Trabalho 2012 QCP da AGC Formação da Eqp Propostas de trabalho Projeto AGC Dtz de Implantação Processo Licitatório Parceria IPEA Edital de Licitação Atividades na ANAC Pesquisas sobre GC 2013 Diretriz de Implementação da AGC Início dos acordos com a Trans K Retomada do Processo Licitatório AGC no VI Encontro de Itaipava GC no Mapa Estratégico do DECEx Estudo de Caso – US Navy Novo Edital de Licitação Apresentação GC para o EME Painel de GC DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

18 Cel - Chefe da Asse Ten Cel - Adj 1 Maj - Adj 2 1 o Sgt - Aux Cb - Op Micro AGC DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

19 Criar condições que Criar condições que promovam promovam e tragam à tona e tragam à tona A Criatividade O Talento A Habilidade O Potencial Pessoas mais capazes de agir pela organização Mobilização do capital intelectual (Humano – Estrutural – Social) (Competências – Processos – Relacionamentos) (Capacidade e Produtividade – Eficiência – Qualidade e Longevidade) PROPÓSITO DA GC DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

20 REDE DE PARCERIAS Propostas de trabalho Acordo de Cooperação Intercâmbios DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

21 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ESTRUTURA DE GOVERNANÇA ÁREAS DE ATUAÇÃO PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO AGC CAPACITAÇÃO ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

22 Direcionadores MAPEAMENTO DOS CONHECIMENTOS CRÍTICOS Conhecimentos essenciais para sustentar a estratégia da organização e alavancar seu desempenho ADOÇÃO DE UMA METODOLOGIA E CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE GC PARA O DECEx CRIAÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DE GC ESTRATÉGIAS Aquisição, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos em contextos específicos (Plataforma Colaborativa) Adoção de práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento PRÓXIMOS PASSOS FATORES DE CRITICIDADE DEFINIÇÃO - PAPEIS - RESPONSABILIDADES - PROCESSOS DECISÓRIOS Comitê Diretivo Equipes de Gestão do Conhecimento DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

23 A AGC E O BAMBU CHINÊS GERMINAÇÃO - 5 anos – Etta fibrosa H/V RAÍZES PROFUNDAS - sustentabilidade CRESCIMENTO - 30 a 40 metros (+/ - 6 meses) NÃO CRESCE ISOLADO - cooperação TROCO LISO - objetividade e respeito aos outros CHEIO DE NÓS - amarrações devido ao tronco oco FLEXIBILIDADE - humildade e resiliência Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou... (Salomão, Eclesiastes 3.1-2) DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

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25 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC

26 PERGUNTAOPÇÕES DE RESPOSTASNr Quais equipamentos individuais do combatente lhe proporciona chances de sobrevivência em ambiente de selva? Terçado (Facão de Mato) Rede de selva Coturnos Capa de chuva Kit de sobrevivência Chapéu de selva Cantil de água Bússola Poderia citar outras opções? Instrução para as respostas à pesquisa DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC


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