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1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

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Apresentação em tema: "1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC 1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO AGC 17 Set 2013 e 18 Set 2013

2 1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC 1º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO LÓGICA DA APRESENTAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS Conceitos Áreas e atividades Integradoras Modelos de GC GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DECEx – PERCURSO Contextualização Implantação da AGC Próximos passos DEBATES

3 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC PROGRAMAÇÃO 17 Set ABERTURA Boas Vindas GC e Implantação da AGC Cel Lopes CONHECIMENTOS TÁCITO E EXPLÍCITO Conversão e Compartilhamento do Conhecimento Cel Wanderley Ten Alessandra ALMOÇO Bom apetite Todos TRABALHO COLABORATIVO Soluções colaborativas de problemas Ten Giselle Sgt Ademar CONHECIMENTOS CRÍTICOS Identificação e fatores de criticidade Cel Bandeira EXCEDENTES COGNITIVOS Explicitação e Mobilização de Conhecimentos ST Jônatas CONSOLIDAÇÃO Integração dos conceitos básicos 18 Set Chefia do DECEx IPEA Desafios na implantação Dr. Fábio Batista ANAC Prática de implantação Sra. Cleide CENTRO DE DOUTRINA DO Ex Aplicação da GC no Ex Gen Araújo DEBATES Inquietações e Perspectivas ENCERRAMENTO Agradecimentos Almoço

4 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC

5 CONHECIMENTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO TÁCITO
AGC CONHECIMENTO TÁCITO Intangível - Inconsciente - Não organizado Difícil de ser disponibilizado EXPLÍCITO Tangível - Consciente - Organizado Registrado em Etta estáveis de significação

6 GESTÃO DO CONHECIMENTO Army Knowledge Management Principles
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC GESTÃO DO CONHECIMENTO Conjunto de processos que orienta a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização. Davenport e Prusak (1998, p.6) Disciplina que promove uma abordagem integrada para IDENTIFICAR – CRIAR – AVALIAR – COMPARTILHAR - RECUPERAR ativos de conhecimento tácito e explícito de uma organização para atender aos objetivos da missão. Army Knowledge Management Principles (AR 25-1, US Army) Conectar aqueles que sabem com aqueles que precisam saber (O QUÊ – O PORQUÊ – QUEM – COMO), utilizando a transferência de conhecimento de um-para-muitos em toda a organização. Processo sistemático que permite: • Identificar conhecimento importante. • Criar um espaço e sistema para pessoas compartilharem o que sabem e criar novos conhecimentos. • Capturar, colecionar e gerenciar melhores práticas e informações úteis de modo que outras pessoas possam usá-las no futuro . • Transferir informação, conhecimento e melhores práticas a outros que possam usá-los. Eftekharzadeh, 1999

7 Aprendizagem Organizacional Benefícios da eficiência
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC ÁREAS INTEGRADORAS Comportamentos Gestão de RH Educação e Treinamento Desenvolvimento de equipes Gestão de desempenho Gestão de mudanças Aprendizagem Organizacional Lições aprendidas Desenvolvimento de processos Apoio à decisão Gestão da Informação Estruturas flexíveis Registro de gerências Políticas e procedimentos Estratégias TIC Colaboração síncrona e assíncrona Gestão de conteúdo Busca corporativa Posse de Informações Responsabilidade GC Melhores práticas Benefícios da eficiência

8 REDUÇÃO DA CURVA DE APRENDIZAGEM
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC Curva de aprendizagem REDUÇÃO DA CURVA DE APRENDIZAGEM TEMPO CONHECIMENTO O que poderemos saber Excedentes Cognitivos O que devemos saber t Ciclo de tempo rápido GESTÃO DO CONHECIMENTO O que nós sabemos

9 AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO Identificando lacunas de desempenho e de conhecimento O QUE A FORÇA DEVE SABER Como a Força deve aprender e inovar O QUE A FORÇA DEVE FAZER Lacuna de conhecimento Soluções baseadas em conhecimento para preencher a lacuna Lacuna de desempenho O QUE A FORÇA SABE O QUE A FORÇA PODE FAZER Como a Força aprende e inova

10 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC EXTERNALIZAÇÃO INTERNALIZAÇÃO COMBINAÇÃO SOCIALIZAÇÃO T E CONTEXTOS CAPACITANTES CONSTRÓI, SINCRONIZA E ENERGIZA CONDUZ Entrada Saída Justifica DESENVOLVE E REDEFINE Modera ATIVOS DE CONHECIMENTO Define A theory of organizational knowledge creation: understanding the dynamic process of creating knowledge Nonaka, Toyama e Byosière Handbook of Organizational Learning & Knowledge. Oxford: University Press, 2001, Chapter 22, p VISÃO DO CONHECIMENTO

11 DIMENSÕES DE UMA VISÃO EFICAZ DE GC
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC DIMENSÕES DE UMA VISÃO EFICAZ DE GC Estabelecer o que é fundamental saber para o negócio e definir a estrutura significativa para o conhecimento. Colocar em marcha um processo sistemático para GERAR, CAPTAR, CODIFICAR, ARMAZENAR, PROTEGER, DISTRIBUIR e USAR o conhecimento. Superar as barreiras de comportamento para transferir o conhecimento. Fornecer meios e tecnologia da informação eficazes para transferir o conhecimento. HSM Management - Jul/Ago 05

12 GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DECEx
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC GESTÃO DO CONHECIMENTO NO DECEx LÓGICA DA APRESENTAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO - marcos legais GESTÃO DO CONHECIMENTO - propósitos e benefícios IMPLANTAÇÃO DA AGC - como está sendo feito PRÓXIMOS PASSOS - quem participa

13 O PROCESSO EVOLUTIVO DO EB PARA UMA INSTITUIÇÃO DA ERA DO CONHECIMENTO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC O PROCESSO EVOLUTIVO DO EB PARA UMA INSTITUIÇÃO DA ERA DO CONHECIMENTO TEMPO CAPACIDADES 2008 2009 2011 2010 2012 2013 ERA DO CONHECIMENTO ERA INDUSTRIAL TRANSFORMAR Adequar as estruturas existentes para continuar cumprindo as tarefas previstas Otimizar as capacidades para cumprir da melhor maneira as missões previstas Desenvolver novas capacidades para cumprir novas missões ou desempenhar novas funções em combate MODERNIZAR ADAPTAR

14 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC 5) Iniciar a implantação da Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx

15 IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO EXÉRCITO PARA O DECEx

16 MUDANÇA PARADIGMÁTICA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC MUDANÇA PARADIGMÁTICA

17 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC 2009 Reu semanal Nu ATED Capacitação EAD/FGV Plj interrompido 2010 Atvidades da ATED Pesquisa Mnt Ctt 2011 R ede de Parceria Terra Forum – FDC Petrobrás - INDG Aprs Dir DFA Visitas à AMAN Aprs VCh e Ch DECEx Reu Trabalho 2012 QCP da AGC Formação da Eqp Propostas de trabalho Projeto AGC Dtz de Implantação Processo Licitatório Parceria IPEA Edital de Licitação Atividades na ANAC Pesquisas sobre GC 2013 Diretriz de Implementação da AGC Início dos acordos com a Trans K Retomada do Processo Licitatório AGC no VI Encontro de Itaipava GC no Mapa Estratégico do DECEx Estudo de Caso – US Navy Novo Edital de Licitação Apresentação GC para o EME Painel de GC

18 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC Cel - Chefe da Asse Ten Cel - Adj 1 Maj - Adj 2 1o Sgt - Aux Cb - Op Micro AGC

19 Pessoas mais capazes de agir pela organização
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC PROPÓSITO DA GC Criar condições que promovam e tragam à tona A Criatividade O Talento A Habilidade O Potencial Pessoas mais capazes de agir pela organização Mobilização do capital intelectual (Humano – Estrutural – Social) (Competências – Processos – Relacionamentos) (Capacidade e Produtividade – Eficiência – Qualidade e Longevidade)

20 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC REDE DE PARCERIAS Acordo de Cooperação Propostas de trabalho Intercâmbios

21 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ESTRUTURA DE GOVERNANÇA ÁREAS DE ATUAÇÃO PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO AGC CAPACITAÇÃO ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS

22 Equipes de Gestão do Conhecimento FATORES DE CRITICIDADE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC PRÓXIMOS PASSOS MAPEAMENTO DOS CONHECIMENTOS CRÍTICOS Conhecimentos essenciais para sustentar a estratégia da organização e alavancar seu desempenho ADOÇÃO DE UMA METODOLOGIA E CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE GC PARA O DECEx CRIAÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DE GC ESTRATÉGIAS Aquisição, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos em contextos específicos (Plataforma Colaborativa) Adoção de práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento DEFINIÇÃO PAPEIS RESPONSABILIDADES - PROCESSOS DECISÓRIOS Comitê Diretivo Equipes de Gestão do Conhecimento FATORES DE CRITICIDADE Direcionadores

23 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC A AGC E O BAMBU CHINÊS GERMINAÇÃO - 5 anos – Etta fibrosa H/V RAÍZES PROFUNDAS - sustentabilidade CRESCIMENTO - 30 a 40 metros (+/- 6 meses) NÃO CRESCE ISOLADO - cooperação TROCO LISO - objetividade e respeito aos outros CHEIO DE NÓS - amarrações devido ao tronco oco FLEXIBILIDADE - humildade e resiliência Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou ... (Salomão, Eclesiastes 3.1-2)

24 Palestra do Chefe da AEsp - Para o Cmt Ex

25 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO
AGC

26 Instrução para as respostas à pesquisa
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO AGC Instrução para as respostas à pesquisa PERGUNTA OPÇÕES DE RESPOSTAS Nr Quais equipamentos individuais do combatente lhe proporciona chances de sobrevivência em ambiente de selva? Terçado (Facão de Mato) Rede de selva Coturnos Capa de chuva Kit de sobrevivência Chapéu de selva Cantil de água Bússola Poderia citar outras opções?


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